Conheça as várias faces do Camaleão, vilão de Homem Aranha: Longe de Casa

O segundo filme do Homem-Aranha no universo Marvel está prometendo trazer tantos vilões quanto em De Volta ao Lar, sendo Mystério o inimigo principal e com rumores de que o Homem-Hídrico e o Magma também aparecerão.

O ator Numan Acar é um dos confirmados no elenco do filme, creditado no papel de Dmitri, o nome de um vilão facilmente reconhecido pelos fãs das histórias do Cabeça-de-teia. Dmitri é a identidade de um clássico inimigo do Homem-Aranha, o Camaleão. Conheça mais sobre essa figura enigmática dos quadrinhos:

Infância traumática

Origem

Dmitri Smerdyakov nasceu na Rússia, filho de Sonya Smerdyakov, uma empregada na mansão da família Kravinoff, e filho bastardo do patriarca da mansão, Nikolai Kravinoff. Por ser um filho ilegítimo, Dmitri sempre foi desprezado, tanto por seu pai quanto por sua mãe, sendo ensinado a odiar a si mesmo.

O único membro da família que o tolerava minimamente era o seu meio-irmão, Sergei (que mais tarde em sua vida também se tornaria um vilão do Homem-Aranha, conhecido como Kraven, o Caçador), e mesmo ele era bastante abusivo contra Dmitri. Para conseguir a simpatia do meio-irmão, Dmitri costumava usar seu talento em atuação para imitar as pessoas e crianças da vizinhança, entretendo Sergei.

Sua infância foi um período tão pesado e intenso na vida de Dmitri que o deixou psicologicamente afetado. Dmitri reprimiu sua própria identidade de tal forma que esqueceu sua origem e sua relação familiar com os Kravinoff. Ao chegar a vida adulta, simplesmente se lembrava que foi um amigo de infância de Sergei, e não seu meio-irmão.

Mundo da espionagem

Espionagem

Ao se tornar adulto. seu talento de imitação de pessoas chamou a atenção da União Soviética, que o treinou e o contratou para ser um espião. Seu forte era a produção de máscaras hiper-realistas e técnicas de maquiagem que o permitiam assumir a aparência de qualquer pessoa em poucos instantes. Por causa disso, adotou o nome de Camaleão.

O Camaleão se especializou em roubar planos ultrassecretos no ocidente para vender para os países comunistas. Foi em um de seus roubos que o Camaleão cruzou o caminho do Homem-Aranha pela primeira vez.

Inimigo do Homem-Aranha

Camaleao

O Camaleão foi o primeiro supervilão do Homem-Aranha, tendo aparecido na primeira edição da revista em quadrinhos do herói. Nessa história, o Camaleão tinha acabado de roubar os esquemas confidenciais de um sistema de defesa contra mísseis e, para encobrir o seu rastro, ele se disfarçou de Homem-Aranha, na tentativa de incriminar o herói ainda inexperiente. No entanto, o Homem-Aranha descobriu a tempo a trama do Camaleão e o expôs como o verdadeiro criminoso.

Esse encontro entre os dois personagens fez o Camaleão começar a ver o Homem-Aranha como um potencial problema para suas missões futuras. Por causa disso, decidiu eliminá-lo de uma vez por todas. Como o Camaleão não é um personagem muito propenso para o combate, o vilão contou com a ajuda de Kraven, o Caçador. No entanto, mais uma vez o Cabeça-de-teia frustrou seus planos e derrotou ambos os vilões.

Carreira como vilão

Carreira

Devido as suas incríveis habilidades de espionagem, o Camaleão possui um ótimo currículo de vilão, já sendo empregado por diversos grupos criminosos. Foi um membro de uma das formações do Sexteto Sinistro, já foi contratado por Wilson Fisk, o Rei do Crime, e também prestou serviços a Hydra, se opondo diretamente a S.H.I.E.L.D.

Além do Homem-Aranha, seu principal inimigo, o Camaleão já enfrentou vários outros super-heróis, como o Demolidor e o Torpedo. Mas um de seus embates mais notáveis foi contra o Homem de Ferro, quando se disfarçou de Capitão América para tentar derrotar Tony Stark. Tudo isso para que pudesse conquistar o respeito de Kraven, o Caçador.

Poderes e habilidades

Poderes

O Camaleão nasceu como um ser humano comum, não possuindo nenhum superpoder naturalmente. Sua arma mais eficaz são suas habilidades artísticas de atuação, o conhecimento de produção de máscaras hiper-realistas e seu treinamento de espionagem. Por causa disso, o Camaleão nunca foi um vilão propenso ao combate, mas sim um personagem que depende de planejamento e inteligência.

Mesmo assim, após certo tempo ele se voluntariou para um experimento no qual seria injetado com um soro mutagênico. Como resultado disso, o Camaleão teve o rosto deformado, ficou pálido, sem pelos e sem nariz. Porém, isso não se mostrou ser problema algum, pois também ganhou o superpoder de reestruturar à vontade o seu rosto, podendo assumir a aparência de qualquer pessoa.

Em adição aos seus novos poderes, o Camaleão também recebeu um supercomputador que carrega em seu cinto. Esse computador escaneia as características físicas e faciais das pessoas e converte em impulsos elétricos que disparam o poder de transformação do Camaleão. Esse computador também é capaz de armazenar essas informações, tendo um vasto banco de dados com informações de rostos de centenas ou até milhares de pessoas.

Homem-Aranha: Longe de Casa tem sua data de estreia marcada para o dia 5 de julho de 2019, nos Estados Unidos.