14 dicas que você precisa saber antes de jogar Persona 5

Persona 5 chegou finalmente ao Ocidente para as plataformas PlayStation 4 e 3 e – meu Deus! - que jogo é esse! Com mais de 100 horas de jogo, gráficos altamente estilizados e uma história complexa e sensacional, Persona 5 tem tudo para ser o seu próximo game favorito.

Entre no mundo de um adolescente que divide o seu tempo entre o mundo real da escola e amigos com aventuras sobrenaturais. É o equilíbrio dessa vida dupla, entre o mundano e o mágico, que você vai ter que aprender controlar.

Confira agora as melhores dicas e conselhos para começar uma aventura japonesa como nenhuma outra!

1. Dê atenção aos seus amigos

Persona 5

Persona 5 oferece uma experiência tão vasta que pode ser difícil saber por onde começar. Saiba que não irá muito longe sem os seus aliados, os vários Confidants que surgirão ao longo do jogo.

Dedique o seu precioso tempo para conhecer os seus novos amigos e fortaleça essas ligações. Quanto mais próximo for dos seus Confidants, mais eles trarão benefícios valiosos para o protagonista. Seja no campo de batalha ou no mundo real do jogo, os seus amigos oferecem possibilidades únicas que você não vai querer perder.

2. A Persona certa com a pessoa certa

Persona 5

Cada amigo no jogo tem uma arcana correspondente, algo que se revela útil quanto mais Personas você obter. Se você decidir passar tempo com algum Confidant, tenha a certeza que leva consigo a Persona correspondente à arcana dele.

E porquê? Você vai subir no rank muito mais rapidamente se tiver esse cuidado. Com cada amigo oferecendo ranks diferentes, é uma questão de você escolher aquele que mais quer ou precisa upar rápido.

3. Não se esqueça de registrar todas as suas Personas

Persona 5

Sempre que obter uma nova Persona vá ao The Velvet Room fazer o registro no compendium. Isso é essencial para não perder Personas quando fizer uma fusão destas entidades. Se estiverem registradas, o protagonista pode voltar a tê-las consigo ou usar para outras fusões.

4. Faça fusão de Personas

Persona 5

Uma das lições essenciais do jogo é a utilização da fusão entre Personas. Juntar duas Personas diferentes dá origem a uma nova Persona muito mais poderosa. Você tem ainda controle sobre a fusão, escolhendo o poder que a nova entidade vai obter e visualizando o resultado da combinação.

Para fazer a fusão basta ir ao The Velvet Room e falar com Igor. O protagonista pode escolher combinar entre 2 ou 3 Personas diferentes.

5. Ganhe experiência nos Mementos

Persona 5

Mementos são masmorras criadas de forma aleatória e são locais onde é possível ganhar muita experiência. Enfrentando os vários níveis dos Mementos e lutando contra vários inimigos, o protagonista não só ganhará experiência como terá oportunidade de obter mais Personas.

Dica extra: os Mementos estão ligados ao mundo real e isso pode ser usado a seu favor. O que se passa no mundo real afeta diretamente o estado em que as masmorras se encontram.

Por exemplo, com uma Heatwave (onda de calor), alguns inimigos estarão afetados com um estatuto de queimaduras. Ou se houver um nível elevado de pólen no ar, é provável que os oponentes estejam sonolentos e menos ativos.

6. Descubra as fraquezas dos seus inimigos e use combos

Persona 5

Durante o jogo você terá a oportunidade de escanear os inimigos e analisar os seus poderes. Embora o game não te diga diretamente quais são as suas fraquezas, com um pouco de análise não será difícil adivinhar.

Por exemplo, se um oponente tem o poder de “evade” (escapar) associado a algum elemento, então é certo que ele terá uma fraqueza a esse elemento. Imagine que o inimigo tem a habilidade de “evade fire”; isso é uma dica sutil em como ele é vulnerável ao fogo.

Neste cenário, além de usar ataques baseados em chamas, faça um combo com “wind” (vento). Quando o inimigo estiver ardendo com um dano seu, ataque ele em seguida com wind para aumentar as chamas e causar dano extra.

Este é só um exemplo dos vários combos possíveis. Seja criativo na hora do combate!

7. Conquiste o Palace ou sofra as consequências

Persona 5

Palaces, as masmorras principais do jogo, têm uma data específica para serem completadas e você precisa levar isso a sério. Se o protagonista não completar o Palace específico, será GAME OVER para você. Doeu só de escrever isso, viu?

São precisos 2 ou 3 dias para completar essas masmorras, exigindo planejamento da sua parte para as batalhas. Não deixe essa tarefa para o último dia do prazo, ou você não conseguirá completar a tempo. Se não souber os prazos, vá até ao calendário do game para se informar.

É importante lembrar que você não tem como saber quanto tempo será preciso para completar o Palace. Entre batalhas e puzzles, essa é uma tarefa difícil e demorada.

8. Saiba quando gastar o seu SP

Persona 5

Em Persona 5, existem dois níveis que precisam de sua atenção: HP e SP. HP indica o estado da sua saúde e SP está relacionado com a magia, é aquilo que indica a sua capacidade de lançar feitiços.

Com medicação e comida, é fácil ter o HP no máximo; mas com o SP, isso é bem mais difícil de conseguir. Por isso, saber quando gastar seus pontos de SP é algo vital em Persona 5.

Para evitar usar a magia, use ataques físicos sempre que possível. Isto não significa que não use os feitiços ou Personas, mas que o escolhe fazer com moderação.

Cada Personagem pode usar um acessório que pode dar um benefício ou resistência a certos tipos de ataque. Um dos melhores acessórios que pode obter é o “SP Adhesives”, item que vai regenerar SP em cada turno do combate. Você pode obter este item na clínica médica perto de Le Blanc.

9. Auto-heal é bom mas não é o melhor para se curar

Persona 5

Entre batalhas, o game oferece a chance de regenerar a saúde de toda a party, sem ter de usar menus. Esta novidade se chama “auto-heal”, e embora seja útil, tem um custo elevado.

Quando você aplica o auto-heal, ele vai buscar a energia das suas Personas, e isso significa que vai gastar SP. É melhor você gastar os itens de cura e ter um pouquinho mais trabalho do que gastar desnecessariamente sua magia.

10. Third Eye é o radar que não pode dispensar

Persona 5

A habilidade de usar o seu “terceiro olho” é muito útil na hora de explorar o mundo à sua volta. Você tem acesso a esta habilidade chamada Third Eye ao avançar na arcana Fool com Igor dentro do The Velvet Room.

E para que serve o Third Eye? Detecta pistas, itens, objetos importantes e NPCs que você provavelmente quer evitar. Explorando um Palace com o Third Eye, certos itens brilham com uma cor dourada: essas são coisas valiosas que você vai querer pegar.

Descubra brechas e saliências por onde pode rastejar para chegar a uma sala secreta. Se o seu radar detectar uma sombra de cor vermelha, evite ela ao máximo: você ainda não está preparado para enfrentar a entidade. Se a aura da sombra for azul ou verde, as sombras são um oponente à sua altura.

O Third Eye também pode ser usado fora dos Palaces, explorando a cidade e descobrindo itens escondidos.

11. Seja um mestre do arrombamento

Persona 5

No game você precisa fazer vários lockpicks (ou gazuas) para arrombar os baús cheios de tesouros preciosos. Em cada Palace existem vários tesouros que você não vai querer perder. É essencial levar várias gazuas para esses locais, porque quando um Palace colapsa, o tesouro desaparece para sempre.

Criar lockpicks é também uma forma de aumentar o seu nível de Proficiency. Assim que possível fabrique um Unbreakable Lockpick, uma gazua inquebrável que será essencial na sua exploração. Você vai precisar de Aluminium Sheet e Liquid Mercury, itens disponíveis nos Mementos.

12. Os livros são fundamentais para o seu desenvolvimento (e no Persona 5 também)

Persona 5

Livros, essa fonte de conhecimento dentro e fora do Persona 5! Tal como na vida real, ler livros é uma das melhores formas de aprender e desenvolver o seu conhecimento sobre várias matérias.

Em Persona 5, é sempre útil ter um livro consigo em todas as ocasiões. O protagonista tem a possibilidade de descobrir fatos sobre Tóquio, melhorar a sua proficiência, upar mais rapidamente o seu nível de confiança (rank Confidant), etc.

Aproveite os vários momentos em que viaja no metrô para aprender a criar novos itens ou descobrir locais novos da cidade. Cada vez que o protagonista lê sobre um lugar desconhecido, ele é adicionado ao mapa e você pode visitar.

Na livraria de Central Street, você pode encontrar uma grande variedade de livros e revistas para comprar.

13. Hora de arranjar um emprego! Mas não vá correndo

Persona 5

Na estação de metrô de Shibuya, você pode encontrar vários anúncios de emprego onde pode se inscrever. Deixe o seu nome mas não comece a trabalhar assim que seja chamado. Não estamos dizendo para você ser preguiçoso mas para pensar estrategicamente.

Várias missões secundárias vão precisar que você esteja trabalhando em um determinado local para poder avançar na história. Assim, é mais produtivo se combinar a necessidade da missão com o trabalho.

É importante lembrar que o seu tempo é finito e você tem de saber como o usar da melhor maneira.

14. Ajuda da Thieves Guild é bem útil

Persona 5

Persona 5 é um game que você joga sozinho, mas isso não significa que você esteja abandonado à sua sorte. Quando você joga pela primeira vez, o game pergunta se você quer se conectar à Thieves Guild. Diga que sim e sua experiência será bem mais divertida.

A Thieves Guild funciona como uma rede de apoio online entre os vários jogadores de Persona 5. Se um dos membros da sua equipe for derrubado ou sequestrado durante uma batalha, você pode pedir ajuda à Thieves Guild para o salvar.

Outra função importante é ter acesso às estatísticas das respostas e ações dos outros jogadores durante aquele mesmo dia. Se tiver dúvidas em uma pergunta de um professor, clique no touchpad e veja qual é a resposta com maior percentagem: essa será provavelmente a correta. Mas não espere ter esta possibilidade na hora do exame.

Pode ser muito fácil depender do que os outros fizeram para você se orientar no jogo. Mas cada experiência é diferente, e os jogadores podem gastar o seu tempo de forma muito distinta e nenhum está errado. Este é o seu jogo, se divirta fazendo aquilo que você quer e o que é melhor para o seu personagem.