8 dicas que você precisa saber antes de jogar Horizon Zero Dawn

Horizon Zero Dawn foi finalmente lançado e as possibilidades que esse game traz são imensas. Antes de começar a jogar, confira o nosso guia básico para tirar o máximo proveito desse game fantástico para o PlayStation 4!

1. Como escolher as habilidades no início

Horizon Zero Dawn

Horizon Zero Dawn oferece 3 categorias de habilidades: Gatuna, Valente e Saqueadora. Existem várias habilidades de valor nas 3 categorias e não será fácil saber por onde começar. Algo que pode ajudar nestes momentos é tentar se colocar no lugar da protagonista: o que é fundamental para esta etapa do jogo?

Habilidades essenciais no seu primeiro contato com as máquinas são aquelas que permitam:

  • que você se movimente silenciosamente para surpreender os robôs
  • conseguir atrair discretamente as máquinas e combinar isso com uma armadilha montada
  • dar dano extra com ataques críticos
  • concentração para ataques mais precisos

Outras habilidades importantes são as relacionadas com a recolha de plantas medicinais e a vitalidade de Aloy.

2. Dê asas ao seu lado acumulador

Horizon Zero Dawn

Isso é uma regra de ouro em games de RPG. Acumule tudo o que puder, você vai precisar. O mundo de Horizon Zero Dawn está repleto de recursos necessários ao desenvolvimento de Aloy. Mesmo que pense que algo poderá não ser útil de momento, guarde para não se arrepender no futuro.

Além dos itens recebidos por cada robô caçado, não se esqueça também de caçar animais e colher plantas. Se você fizer isto, dificilmente vai precisar de comprar poções ou bombas dos vendedores.

3. Como aumentar o seu inventário

Horizon Zero Dawn

Se você seguir os conselhos de acumular tudo o que puder, então vai ter o problema de falta de espaço. Mas isso é algo bem fácil de resolver. Horizon Zero Dawn é um game que realmente foi pensado para os jogadores se dedicarem à criação e ao melhoramento de vários itens.

Você pode caçar vários animais e máquinas, mas vai precisar de gastar um tempinho elaborando ferramentas, armas e itens úteis para a sua sobrevivência. Uma das coisas essenciais a fazer é ir aumentando continuamente o seu espaço de inventário.

Ossos, carne e peles de animais são importantes para fazer um upgrade nas suas bolsas. Nesse game, você possui bolsas para os vários tipos de itens, como Bolsa de Recursos, Bolsa de Poções, etc. Recomendamos que aumente assim que possível o espaço da sua Bolsa de Recursos e da Bolsa de Munições.

4. Focus é o melhor amigo de Aloy

Horizon Zero Dawn

o Item mais importante para Aloy é o Focus, um gadget que permite à heroína analisar uma situação antes de agir. Se você avistar as máquinas e quiser entrar em confronto, primeiro tire uns minutos para estudar a situação calmamente.

Carregue em R3 e você verá uma esfera púrpura brilhando à volta de Aloy. Isso é o Focus. Com esse gadget você consegue ver através de paredes, observar a distâncias muito longas e até traçar o caminho mais provável que os inimigos farão.

Pressionando R1, o caminho da criatura ficará visível e isso é fundamental se você quiser montar uma armadilha, escolher o caminho de fuga ou atacar no melhor momento.

Esse gadget também analisa as fraquezas dos oponentes, permitindo aos jogadores escolherem a melhor arma para aquele tipo de inimigo. As armas de Horizon Zero Dawn têm seu dano dividido em 6 categorias: dano genérico, dilaceração, fogo, congelante, choque e corrupção. Algumas armas já surgem com essas características mas outras você poderá customizar como desejar.

As fraquezas dos robôs estão enquadradas nessas categorias, de acordo com aquilo que eles estão mais vulneráveis. A informação recolhida pelo Focus fica sempre guardada no seu Diário, onde poderá reler aquilo que for aprendendo durante a sua jornada.

5. Dicas básicas para combate

Horizon Zero Dawn

  • Tenha atenção aos símbolos que surgem por cima da cabeça dos inimigos. Se uma máquina não tiver um "?" ou "!" pairando na sua cabeça, então você está seguro: ela não te viu.
     
  • O game é muito intuitivo visualmente e dá dicas através de cores. Os robôs têm caixas metálicas nas suas costas com pistas para qual tipo de munição usar. Use flechas congelantes para aqueles com cor azul e flechas de fogo para aquelas de cor laranja.
     
  • Está vendo um bando de robôs reunidos e tremendo com a dúvida de como passar por eles? Use flechas de corrupção. Basta disparar em uma criatura, para que ela ataque os outros. Você fica assistindo de longe, rindo com a sua estratégia maléfica.
     
  • Veja cada combate como um enigma a ser explorado e não tenha receio de experimentar novas táticas. Você pode vencer usando sempre as mesmas flechas normais, mas isso não vai ser divertido durante muito tempo.
     
  • Essa é óbvia mas essencial: se o alerta ficar vermelho, fuja! Encontre um lugar para se esconder e retorne com um plano.

6. O vestuário de Aloy faz a diferença

Aloy

O mundo de Horizon Zero Dawn pode não ser um Red Carpet mas as roupinhas da protagonista são a diferença entre a vida e a morte. Cada vestuário tem características diferentes e acentua qualidades importantes para os combates. Antes de uma batalha, confira se Aloy está com o look adequado para o inimigo que vai enfrentar.

Esse é um dos itens que você pode modificar e é recomendado que o faça. Compre também um vestuário para os elementos principais: Fogo, Congelante e Choque.

7. Suje as mãos e trabalhe com as modificações

Horizon Zero Dawn

Essa é uma das partes mais interessantes do jogo, incentivando à customização do seu inventário e à criatividade dos jogadores. Mais do que fazer um simples upgrade, você está construindo a personagem através dessas modificações. Além de que, elas são decisivas na hora de ganhar um combate.

Algo a ter em atenção é que as modificações são únicas. Ou seja, se você substituir uma modificação por outra nova, a antiga será removida do inventário. Uma boa ideia é não gastar as suas melhores modificações nas suas armas iniciais, e esperar subir de nível para as usar no melhor momento.

Mais tarde no jogo você vai poder desbloquear uma habilidade que lhe permita substituir as modificações sem as perder para sempre.

8. Explore todos os Caldeirões que encontrar

Horizon Zero Dawn

Embora sejam opcionais, os Caldeirões são algo que você não pode deixar de experimentar nesse game. Semelhantes às dungeons de outros RPG, os Caldeirões são locais onde a exploração é a palavra de ordem. Guardados por robôs, cada Caldeirão pertence a uma classe diferente de máquinas – e isso é a chave para um segredo.

Se você quiser saber o que ganha em explorar os Caldeirões, clique em Spoiler.

Após lutar contra algumas criaturas robóticas, o jogador terá uma batalha final com a máquina mais poderosa do local, um chefão da sua classe de robô. A recompensa é fantástica: você ganha a habilidade de amansar as criaturas. Com essa habilidade, você consegue montar os robôs desta classe específica e até os domar para que eles ataquem outras máquinas. Com cada Caldeirão conquistado, você adiciona uma nova classe de robôs à sua lista de “amansados”.