Jogador Nº 1: o que você precisa saber antes da estreia do filme!

Jogador N° 1 é um dos livros mais geek que você poderá ler. Essa obra escrita por Ernest Cline é uma verdadeira homenagem a toda a cultura da década de 80, de filmes e desenhos animados à música e video games. Agora esse livro também será adaptado para o cinemas, tendo Steven Spielberg, um dos responsáveis por fazer dos anos 80 tão memoráveis, como diretor. Conheça mais sobre a trama desse livro incrível e cheio de nostalgia.

O mundo no ano de 2045

2045

A história de Jogador Número 1 se passa em um futuro no qual a Terra está enfrentando vários problemas. O planeta vive uma crise energética por conta da escassez de combustíveis fósseis e também sofre com as consequências do aquecimento global. A economia está estagnada e cada vez mais pessoas estão em situação de pobreza. Nesse mundo tão aterrador, existe apenas uma coisa que ainda dá esperanças para a população. Na verdade,não é bem uma coisa, mas sim um lugar!

OASIS - Uma fuga da realidade

OASIS

Para escapar da realidade que os cercam, as pessoas recorrem ao OASIS, um jogo online de RPG acessível a todas as pessoas do mundo. O jogo permite uma imersão total do jogador, que se vê em um universo digital onde é capaz de sentir tudo que sentiria na vida real. No OASIS, todo mundo pode assumir a forma que quiser e viver no mundo fictício que mais lhe agradar. Ou seja, você poderia ser um orc de World of Warcraft vivendo no cenário de Star Trek, por exemplo.

O OASIS é o lugar que possui a economia mais estável no planeta. É onde muitas das pessoas vão para se divertir e para trabalhar. É também o lugar onde os jovens vão para estudar, pois além de ser um jogo, possui um sistema de ensino de qualidade e gratuito, que toma o espaço de um planeta inteiro dentro do universo de OASIS. Em resumo, o OASIS é o lugar onde as pessoas gastam seu tempo e vivem suas vidas.   

Os easter eggs dentro do jogo

Easter Egg

Todo o OASIS foi idealizado e criado por James Halliday, um excêntrico programador de video games que tinha uma obsessão pelos anos 80. Típico gênio que começou sua empresa na garagem de casa. Ele mesmo era uma figura marcante dentro do jogo, reconhecido por todos, não apenas por ser a pessoa mais rica no mundo real.

Quando Halliday morreu, uma mensagem pessoal foi transmitida para todos que estavam logados no OASIS: o seu testamento. Como ele não possuía família de nenhum tipo, nenhum herdeiro, resolveu criar uma competição dentro do jogo. Ele havia escondido dentro do universo do OASIS três easter eggs, que levariam a três chaves, que abrem três portões. O primeiro jogador que conseguisse desvendar suas charadas, e abrir os três portões receberia toda a sua fortuna e poder total sobre o OASIS.

Surgem os Caça-Ovos

Caça-ovos

O início dessa competição pela fortuna de Halliday despertou o interesse de muitas pessoas ao redor do mundo. Todos queriam se tornar donos da empresa mais bem sucedida de todos os tempos. Muitos largaram seus empregos e passaram a dedicar seu tempo integralmente na busca pelos easter eggs. Essas pessoas estudavam a biografia de Halliday, seus gostos e preferências, bem como sua fixação com os anos 80. Essas pessoas que viviam pela competição passaram a ser chamadas de caça-ovos.

Entretanto, vários anos se passaram e ninguém ainda havia encontrado o primeiro easter egg. A busca esfriou e muitas pessoas desistiram do sonho de desvendar os segredos do OASIS. Ser um caça-ovos passou a ser algo digno de risada. A situação só voltaria a mudar quando, certo dia, todos recebem a mensagem de que o jogador Parzival havia encontrado o primeiro easter egg.

Quem é Parzival? 

Parzival

Wade Watts é um jovem órfão que vive com seus tios problemáticos nas torres de trailers, as favelas de Ohio. Sua vida no mundo real definitivamente é terrível, vivendo em uma vizinhança perigosa e lidando com sua pobreza. Não que sua vida no OASIS seja melhor. Por não ter dinheiro, Wade não pode fazer viagens para outras áreas do universo e está limitado a zonas livres, além de ter que terminar seu último ano de colégio. Vida difícil para um caça-ovos como Wade.

Assim como Halliday, Wade compartilha do mesmo interesse sobre a cultura dos anos 80. Conhece tudo dessa época: filmes, músicas, seriados, vídeo games, comerciais de TV e produtos. Tudo! Conhecimento que certo dia consegue empregar na sua busca e, mesmo com tantas adversidades, consegue encontrar o primeiro easter egg. Pois Parzival é o nome de usuário de Wade Watts.

Percival foi um cavaleiro andante, protagonista lendas medievais, nas quais procurava pelo Cálice Sagrado, relíquia religiosa que Jesus Cristo teria usado em sua Última Ceia. Por também estar em uma busca por um tesouro, Wade resolveu adotar o nome do cavaleiro. Entretanto o nome de usuário Percival já estava tomado, restando Parzival, outra grafia para o nome do herói.

Os vilões

Vilões

Não apenas pessoas querendo melhorar de vida estão atrás da herança de Halliday. Um dos principais interessados em encontrar os easter eggs é a IOI (Innovative Online Industries), uma empresa multinacional que planeja se apropriar do OASIS e monetizá-lo, cobrando mensalidades de seus usuários e disponibilizando espaço para propagandas.

A estratégia da IOI na competição é ganhar pela quantidade, utilizando um exército próprio para a busca, uma espécie de "storm troopers". São pessoas que, por contrato, trocam seus avatares personalizados e nomes de usuário para terem todo o apoio financeiro da IOI e uma fatia do prêmio, caso sejam a pessoa a descobrir todos os easter eggs. Todos esses funcionários possuem o mesmo avatar e só podem ser distinguidos um dos outros pelo número de registro que carregam.

A IOI não mede esforços para conseguir por suas mãos no OASIS, seja no jogo ou no mundo real.

O filme Jogador N° 1 tem sua estreia marcada para o dia 5 de Abril de 2018.