7 dicas essenciais para sua aventura em Mass Effect: Andromeda

Mass Effect: Andromeda é o novo capítulo da saga que apaixonou inúmeros jogadores. Agora sem o Comandante Shepard, você assume a liderança como Ryder lutando por um novo lar para a raça humana.

Sabemos que a vastidão do espaço pode ser avassaladora e, por isso, reunimos as dicas e conselhos essenciais para uma viagem intergaláctica de sucesso.

1. Como funciona o diálogo

Mass Effect: Andromeda

Os bons velhos tempos da trilogia original colocavam Shepard na posição de mocinho ou anti-herói sempre que o personagem abria a boca. Mas essa divisão preto e branco é algo que ficou no passado com uma das boas mudanças que Andromeda traz.

O diálogo de Ryder tem quatro tipos de resposta com grandes diferenças no tom:

Emocional

Como o nome indica, essas são as respostas e comentários que apelam ao lado mais emotivo. É representado com um coração como ícone.

Lógica

Respostas diretas para aqueles momentos em que você quer ser objetivo. Para ser claro nos seus comentários, escolha a opção com uma engrenagem como ícone.

Casual

Esses são os comentários com maior grau de incerteza e irreverência. Podem ser usados quando quiser que Ryder responda de forma mais ousada ou provocatória. Os resultados serão os mais imprevisíveis de todos.

Esta escolha é representada com uma espiral como ícone.

Profissional

Semelhante aos comentários de Lógica mas com uma atitude mais relacionada com o cumprimento de regras. Para ser um Ryder mais focado nos objetivos da missão, escolha a opção com a espiral quadrada como ícone.

2. Descubra a melhor categoria para o seu tipo de jogo – mas saiba diversificar também

Mass Effect: Andromeda

Com Ryder, os jogadores terão a possibilidade de escolher a categoria com que mais se identificam: Combate, Biótico ou Tático. Cada um destes tipos têm 12 habilidades únicas que você poderá desbloquear e escolher ao longo do jogo.

É fácil para alguém com gosto por um combate mais tradicional se focar somente nas habilidades dessa categoria. Mas existe muito a descobrir se você também se aventurar a gastar seus pontos de habilidade em outras categorias.

Atribuindo seus pontos a outras habilidades vai desbloquear possibilidades novas para o seu jogo. ME: Andromeda tem a vantagem de ter 6 Perfis diferentes para Ryder: Soldado, Adepto, Engenheiro, Sentinela, Vanguarda, Infiltrador e Explorador.

Cada um destes Perfis oferece diferentes formas de combate e Ryder pode escolher qual usar consoante o momento. Você pode mudar de Perfil até durante um combate. Para poder desbloquear novas opções para Ryder, invista os pontos em habilidades das 3 categorias principais.

3. Não seja anti-social

Mass Effect: Andromeda

Jogar um Mass Effect é sempre uma experiência com um grande foco no relacionamento com os outros personagens. Você pode ser um lobo solitário mas o seu Ryder precisa investir tempo em construir ligações que têm impacto na sua jornada.

Após cada missão principal, gaste um pouco do seu tempo falando com todos os membros da sua equipe. Isso é importante para o desenvolvimento das relações no jogo, para descobrir informações extras relevantes e existe ainda, a possibilidade de surgirem novas missões secundárias.

Alguns membros da sua nave terão missões de Lealdade que são essenciais para atingir o máximo potencial com eles. Isso é especialmente importante se você quiser levar uma relação de amizade para algo além, já que alguns personagens precisam disso para desbloquearem a opção de romance.

4. Escaneie os planetas de forma inteligente

Mass Effect: Andromeda

Escanear planetas na vastidão de Mass Effect: Andromeda pode se revelar uma tarefa chata com poucos resultados interessantes. Cada sistema solar tem vários planetas para Ryder escanear em busca de recursos importantes para investigação ou itens valiosos.

Mas existem vários planetas que oferecem ganhos baixos para o tempo que você investe neles. Se quer garantir que sua exploração seja um sucesso, escaneie os planetas até encontrar um que apareça com uma anomalia singular.

Essas anomalias indicam lugares que são pontos de interesse significativos que Ryder não vai querer perder. Aqui a chance de encontrar recompensas valiosas e minerais são bastante mais elevadas.

5. A necessidade de instalar Estações Avançadas

Mass Effect: Andromeda

Descobriu um planeta interessante para a sua missão? É hora de estabelecer as bases. Em Andromeda, elas são chamadas de Estações Avançadas e funcionam como locais essenciais para uma exploração mais eficaz do planeta.

Estas bases funcionam como pontos de viagem rápida, fundamentais para não perder muito tempo indo de uma ponta à outra do planeta. As estações permitem ainda mudar de armas e de membros do seu esquadrão assim como chamar e recarregar o Nomad, o seu veículo todo-terreno.

As estações avançadas são ainda importantes para você conseguir se proteger de perigos ambientais. Em locais de temperaturas extremas como as dunas de Elaaden, é fundamental ter um abrigo para se proteger.

6. Faça da Viabilidade uma prioridade

Mass Effect: Andromeda

Uma das novidades são os Pontos de Viabilidade Andrômeda, algo que determinará o sucesso da sua missão principal. Os pontos de Viabilidade Andrômeda medem a sua capacidade em colonizar planetas. Existem 5 planetas candidatos à nossa colonização mas isso não significa que estejam garantidos.

Além do cumprimento de missões essenciais, as escolhas de Ryder vão desempenhar um papel importante na colonização planetária.

Explorando os planetas e interagindo com os seus habitantes e suas histórias, Ryder aumentará o nível de Viabilidade. Quando tiver um mínimo de 40% de Viabilidade, você já será capaz de estabelecer um Ponto Avançado no planeta. Isso vai aprimorar a Nexus, a mega estação espacial da Iniciativa Andrômeda.

Com a atualização da Nexus, será possível despertar mais colonizadores do seu sono criogênico. A escolha dos povoadores determinarão as vantagens e benefícios que Ryder receberá. Na página oficial do game, eles aconselham os jogadores de forma bem simples:

“Quer impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento? Acorde os cientistas. Precisa de mais perícia em combate? Levante os militares. Quer ajuda com os negócios? Convoque os mercadores. A escolha é sua!”

7. Quer os melhores dos melhores? Faça pesquisa e desenvolvimento

Mass Effect: Andromeda

As melhores armaduras e armas não são encontradas no topo de uma montanha guardada por um dragão. Mass Effect: Andromeda não é esse tipo de game. Quer os melhores itens para combate? Então faça você mesmo.

A fabricação do melhor equipamento e das melhores armas está dividida em 2 fases: pesquisa e desenvolvimento. A primeira fase começa quando Ryder varre os planetas em busca de itens valiosos. Aí você irá encontrar esquemas e planos para projetos de armas ou armaduras.

De volta à Tempest, gaste alguns pontos de Pesquisa nos esquemas que sejam do seu interesse.

Com a pesquisa concluída, começa agora a fase do Desenvolvimento, ou seja, a fabricação do objeto. Para construir o equipamento ou arma, você terá de usar recursos minerais e biológicos encontrados ao longo da sua exploração nos planetas.

Existem ainda as Potencializações, dispositivos especiais que dão algo extra à sua armadura ou arma. Com as potencializações, os seus itens ficarão mais personalizados ao seu gosto pessoal.