Altered Carbon: Tudo o que você precisa saber antes de assistir à série!

Altered Carbon é uma série produzida em exclusivo pela Netflix, inspirada no livro com o mesmo nome do autor Richard Morgan. A ação desta série que conta com a produção e roteiro de Laeta Kalogridis se passa 250 anos no futuro, num ambiente que certamente agradará a fãs de Blade Runner ou Ghost in the Shell.

O elenco conta com Joel Kinnaman no papel do protagonista, o ator de Esquadrão Suicida ganha aqui uma nova oportunidade para demonstra o seu valor dando vida ao personagem Takeshi Kovacs.

Mas calma, não corra ainda para a sua conta da Netflix, pois existem algumas coisas que você precisa saber antes de assistir os dez episódios da primeira temporada!

Qual é a temática de Altered Carbon?

altered carbon

Como dissemos na introdução deste artigo, Altered Carbon é um livro criado por Richard Morgan tendo sido lançado durante o ano de 2002. O livro conta uma imersiva história sci-fi, onde no futuro as consciências humanas podem ser transferidas para novos corpos logo após a morte.

Estes novos corpos são chamados de capas (sleeves no original em ingês), sendo que a consciência e memórias até ao momento em que a pessoa morreu são armazenados numa espécie de dispositivos especiais.

Esses dispositivos são depois inseridos no corpo de substituição, estendendo assim a vida do usuário desse novo corpo. Contudo as chamadas "pessoas normais" só podem mudar uma vez de corpo, pois o procedimento é excessivamente caro.

Quem são os Matusas?

altered carbon

Mas nem todo o mundo muda de corpo apenas uma vez. Na realidade existe um pequeno grupo de pessoas que tem dinheiro suficiente para mudar de corpo sempre que necessitam de uma nova capa, vivendo centenas de anos se assim desejarem.

Estas pessoas são chamadas de Matusas (meths em ingês), sendo que esta é uma referência direta ao personagem bíblico Matusalém, que conseguiu viver por mais de 900 anos.

São os Matusas que mais usufruem desta tecnologia, sendo assim capazes de estender a sua influência por diversas gerações, tendo um papel fulcral no desenvolvimento da humanidade.

Quem matou Laurens Bancroft?

altered carbo

A trama de Altered Carbon se centra num grande mistério que rodeia o homem mais rico do mundo, um Matusa chamado Laurens Bancroft

Este Matusa que faz um backup de sua consciência de 48 em 48 horas, acabou por ser assassinado, acordando na sua nova capa sem qualquer memória dos últimos dois dias. 

Laurens quer saber quem o assassinou e qual o motivo para o ter feito. De forma a ver essas perguntas respondidas ele decidiu contratar alguém para investigar o caso. É aí que o protagonista, Takeshi Kovacs entra na equação ficando responsável pela resolução deste mistério.

Quem é Takeshi Kovacs?

altered-carbon-Takeshi Kovacs

Interpretado pelo ator Joel Kinnaman, Takeshi Kovacs é um antigo Emissário (Envoy no original em inglês), uma espécie de super soldado com habilidades especiais de forma a conseguir participar em missões em outros planetas.

Na realidade, foi graças aos Emissários que a tecnologia das capas foi descoberta. Os homens desenvolveram a capacidade de viajar à velocidade da luz, mas necessitavam de uma forma de transferir as suas consciências para novos corpos que aguentassem as condições de diferentes planetas.

Basicamente, Kovacs também foi transferido para um novo corpo, utilizando agora uma capa de um antigo policial de Bay City (versão futurista de San Francisco). Depois de ser contratado por Laurens, Takeshi acaba por conhecer a sensual mulher de Laurens, Miriam Bancroft e a policial Kristen Ortiga (que era antiga parceira do hóspede original do novo corpo do protagonista).

As semelhanças com Blade Runner

altered-carbon-blade-runner

É inegável que Blade Runner foi uma grande influência para Altered Carbon, na realidade o DNA da história criada por Philip K. Dick está presente de alguma maneira em todas as obras de sci-fi que saíram depois de 1968, data da edição do livro original.

A estética dos universos de Blade Runner e Altered Carbon são muito semelhantes e os protagonistas de ambas as obras partilham imensas características. Ambos são investigadores, cheios de traumas criados pelo seu passado e que estão passando um mau bocado nos seus corpos.

No final a mensagem de Blade Runner e Altered Carbon acaba por ser também ela bem semelhante, questionando o leitor (ou neste caso o espectador) para as questões da ética relacionadas com a Inteligência Artificial e outras novas formas de tecnologia.

Portanto, se você é fã do gênero sci-fi e está procurando uma nova série, Altered Carbon pode ser esse pedaço de entretenimento que você está procurando. 

Os dez episódios da primeira temporada foram colocados em simultâneo na Netflix no dia 2 de Fevereiro de 2018 e têm uma duração aproximada de 60 minutos. Vale a pena dar uma chance!