Os 25 melhores mangás para ler em 2022 (clássicos e novidades)

Chega mais, caro fã de mangás! Porque o Aficionados traz aqui uma lista dos melhores mangás para ler este ano. E para isso, selecionamos algumas das melhores leituras entre: novidades (melhores mangás de 2021), grandes mangás que ainda estão sendo publicados, e publicações que fizeram história neste cenário.

A lista abaixo NÃO segue ordem classificatória.

1. Look Back – Tatsuki Fujimoto

melhores mangas

Publicado em julho de 2021, Look Back é um web manga one-shot (apenas uma edição) e encabeçou a lista Kono Manga Sugoi 2022, que elegeu os melhores mangás do ano. Esta publicação shounen nos apresenta à estudante Ayumi Fujino, uma jovem com grandes talentos para desenhar mangás.

ma repentina concorrência pode se transformar numa grande amizade. Já uma tragédia inesperada pode ser evitada por uma viagem no tempo? Look Back é uma história cheia de reviravoltas e muitas emoções.

2. Chi: Chikyū no Undō ni Tsuite - Uoto

melhores mangas

Este mangá seinen foi publicado entre setembro de 2020 e abril de 2022, e também está no pódio da lista de melhores mangás Kono Manga Sugoi 2022. Sua trama se passa na Polônia, no século 15. Estudantes que acreditam em ideias modernas, como o fato de a Terra girar em torno do Sol, sofrem perseguições, torturas e até pena de morte.

Neste contexto, conhecemos Rafal, um jovem prodígio que está se formando em teologia, disciplina vista como a mais importante na universidade. Tudo pode mudar quando ele se encontra com um homem misterioso, que lhe apresenta os estudos da possível verdade em que as "ideias hereges" acreditam.

3. Dandadan – Yukinobu Tatsu

melhores mangas

Mais um vencedor do ranking da Kono Manga Sugoi 2022, esta publicação shounen chegou aos leitores a partir de abril de 2021 e segue em circulação. Aqui, conhecemos Momo Ayase, uma menina que não acredita em aliens, mas acredita em fantasmas; e Okarun, um jovem que crê na existência de aliens, mas duvida da possibilidade de fantasmas.

Desafiando um a outro, a dupla de amigos decide visitar separadamente lugares que se tornaram conhecidos por presenças de uma das duas forças sobrenaturais e ocultas. A descoberta de que ambas são reais acaba levando os dois a grandes aventuras.

4. Kaiju No. 8 – Naoya Matsumoto

melhores mangas

Este mangá conquistou os prêmios Next Manga Award e eBook Initiative Japan Manga Award, além de ter alcançado a terceira posição da lista Kono Manga Sugoi 2022. Sendo publicado desde julho de 2020, Kaiju No. 8 acompanha os amigos de infância Kafka Hibino e Mina Ashiro. Por terem tido sua cidade destruída por perigosos monstros conhecidos como Kaijus, eles prometeram um dia fazer parte da Força de Defesa.

Mina alcança esse sonho, tornando se a comandante da Terceira Unidade da Força de Defesa. Kafka, contudo, falha no exame várias vezes e trabalha na equipe de limpeza dos corpos dos kaijus. As coisas mudam quando um pequeno monstro falante entra na boca de Kafka e dá a ele a habilidade de se transformar em um Kaiju. Agora conhecido como Kaiju No.8, Kafka consegue manter sua consciência humana e foi o único monstro capaz de fugir da Força de Defesa. Mas de que lado ele deve lutar?

5. Oshi no Ko – Aka Akasaka | Mengo Yokoyari

melhores mangas

Mais um mangá seinen que conquistou seu lugar na lista Kono Manga Sugoi 2022, esta publicação o médico obstetra Gorou Amemiya e sua paciente de doença terminal Sarina Tendouji, mas em suas novas vidas. Sim! Em suas vidas anteriores, além da relação médico-paciente, a ligação que tinham entre si era a famosa idol Ai Hoshino. Enquanto Sarina era fã incondicional da artista, Gorou fez o parto do filho da cantora.

Gorou acaba sendo morto por um fã perseguidor de Ai. E Sarina vem falecer da doença que sofria. Para o espanto de ambos, os dois reencarnam como filhos gêmeos de ninguém menos que Ai Hoshino. Gourou agora é o jovem Aquamarine. Sarina se chama Ruby em sua nova vida. Aos 14 anos, Rubi tenta se tornar uma idol, assim como sua mãe, já falecida. Já Aquamarine tenta achar o culpado pela morte da mãe, enquanto quer impedir que a irmã siga a vida de fama que prejudicou sua família.

6. Peleliu: Guernica of Paradise – Kazuyuki Takeda | Masao Hiratsuka

melhores mangás

Este mangá de estética incrível foi publicado de 2016 até o início de 2021. Durante este período, a publicação ganhou o 46th Japan Cartoonist Awards 2017 e conquistou o 9º lugar na lista Kono Manga Sugoi 2022 dos melhores mangás do ano anterior. Além disso, a obra foi nomeada ao 25th Annual Tezuka Osamu Cultural Prize, e não foi à toa! Com uma trama que aborda a Batalha de Peleliu, de 1944, o mangá de Takeda contou com a cooperação do historiador Masao Hiratsuka.

Na história, conhecemos o soldado Tamaru, que sonha em se tornar um criador de mangás. A cada página, acompanhamos o seu dia a dia na batalha entre os exército dos Estados Unidos e do Japão, durante a Segunda Guerra Mundial. Neste contexto, a obra discute as motivações da guerra. Uma adaptação em anime do mangá já foi confirmada.

7. Frieren: Beyond Journey’s End – Kanehito Yamada | Tsukasa Abe

melhores mangas para ver

Ganhador do 25th annual Tezuka Osamu Cultural Prize na categoria Novo Criador e do 14th Manga Taishō, esta publicação shounen mistura fantasia, drama e aventura. Aqui, acompanhamos a elfa mágica Frieren. Após derrotar o Rei Demônio em uma jornada de dez anos, ela e os demais guerreiros seguiram caminhos distintos. Após 50 anos, Frieren retorna à capital e descobre que um de seus ex colegas humanos faleceu.

Arrependida de não ter conhecido ele melhor em vida, Frieren tenta se reaproximar de outros colegas de sua antiga equipe. Quando ela reencontra o padre Fern, conhece a menina órfã Heiter, que ele adotou. Ela aceita Heiter como sua aprendiz e as duas seguem viagem para diferentes aventuras, enfrentando inimigos e aprendendo novos caminhos da magia. Segue em publicação.

8. Trillion Game – Riichirou Inagaki | Ryoichi Ikegami

melhores mangas para ler

Em publicação desde 2020, este mangá seinen acompanha os amigos Haru e Gaku em seus planos para conquistarem a incrível quantia de um trilhão de dólares. Mais um dos ganhadores da lista dos 20 melhores mangás de 2021 da Kono Manga Sugoi 2022, a obra uniu o autor Riichiro Inagaki e o artista Ryoichi Ikegami.

Para aqueles que não reconhecem os nomes, Inagaki é o autor de famosos mangás como Dr. Stone e Eyeshield 21. Já Ikegami assina a arte do mangá de Spider-Man e do violento Crying Freeman.

9. Darwin Jihen – Shun Umezawa

melhores mangas 2022

Quando a organização terrorista Aliança de Liberação Animal invade um instituto de pesquisas biológicas, eles resgatam uma chimpanzé grávida. Contudo, não tinha ideia de que o bebê que ela carregava também tinha DNA humano. Fruto de uma experiência, o bebê metade chimpanzé e metade humano, que recebe o nome de Charlie, é criado por pais humanos.

Aos 15 anos, Charlie vai pela primeira vez a uma escola humana, começar o ensino médio. Embora seja foco de olhares, ela acaba fazendo amizade com Lucy, uma jovem muito inteligente, mas socialmente mal compreendida. A obra também conquistou um lugar na lista de melhores mangás de 2021 da Kono Manga Sugoi 2022. Serializado desde 25 de junho de 2020, o mangá segue em publicação.

10. Tokyo Revengers – Ken Wakui

melhores mangas

Esse você já deve conhecer ou, pelo menos, ter ouvido falar, visto que o anime de Tokyo Revengers foi um dos maiores sucessos de 2021. Para aqueles que não sabem, contudo, o mangá que baseia a série animada ganhou ainda mais sucesso e reconhecimento. Publicado desde 2017, e ainda em circulação, a obra ganhou o 44º Prêmio de Mangá Kodansha na categoria Shōnen em 2020. E em 2022, conquistou a 12ª posição na lista dos melhores 20 mangás de 2021 da Kono Manga Sugoi 2022.

A complexa história acompanha o jovem Takemichi Hanagaki. Aos 26 anos, ele descobre que a gangue Tokyo Manji assassinou sua ex-namorada da escola e o irmão dela. Pouco depois, ele é empurrado na frente de um trem. Ao invés de morrer, porém, Takemichi acorda 12 anos no passado. Agora ele precisa achar uma forma de evitar o assassinato de sua amada no futuro, mudando algo no passado. Mas esta é apenas a primeira de várias viagens entre os dois períodos de tempo que ele fará.

11. Demon Slayer - Koyoharu Gotouge

melhores mangas

A história do jovem menino que queria se tornar um caçador de demônios, após ter sua e vila massacrada por um, conquistou os fãs de animes e mangás. Na trama, o pequeno Tanjiro perde quase toda a sua família, apenas sua irmã mais nova, Nezuko, sobrevive. Contudo, ela foi transformada em um demônio. A partir daí, acompanhamos a trajetória do protagonista para entrar da Demon Slayer Corps, se tornar um caçador e curar Nezuko.

Em 2017, Demon Slayer conquistou o 14º lugar na lista de mangás mais recomendados das livrarias japonesas. A popularidade da publicação só cresceu nos anos seguintes, com o número de cópias impressas saltando de 3,5 milhões para 25 milhões apenas entre fevereiro e novembro de 2019. Após uma primeira temporada do anime com recordes de audiência e menções nas redes sociais, o anime de Demon Slayer ganhou o filme Kimetsu no Yaiba: Mugen Ressha-hen, que continuou a adaptação da história. O longa se tornou o filme mais lucrativo da história do cinema japonês.

12. Jojo’s Bizarre Adventure - Hirohiko Araki

melhores mangas

Um dos animes mais populares da atualidade, Jojo’s Bizarre Adventure tem seus mangás publicados desde 1987, o que significa que a trama e todos os Jojo's já conquistaram diferentes gerações de fãs. Com 120 milhões de cópias em circulação até dezembro de 2021, a obra é uma das ganhadoras de vendas da revista Weekly Shonen Jump.

Na trama, conhecemos diferentes membros da família Joestar, no decorrer de várias gerações. Jonathan Joestar, Joseph Joestar, Jotaro Kujo, Josuke Higashikata e Jolyne Cujoh são alguns dos integrantes e protagonista cujos nomes ganham o apelido de "Jojo". Durante muitos anos, a família luta contra forças sobrenaturais, máfia e inúmeros inimigos misteriosos. A estética única, as referências à música pop e o estilo de moda dos personagens marcaram o estilo do mangá e do anime.

13. Given - Natsuki Kizu

melhores mangas

Publicada desde 2013, a história de amor e música entre os jovens Ritsuka Uenoyama e Mafuyu Sato segue em circulação nos mangás, já ganhou adaptação para anime e para dorama live-action. Considerado uma importante adição ao gênero BL (Boy's Love), Given conta a história de como os dois estudantes se conheceram e como o amor pela música acabou aproximando os dois.

Com um passado complicado, Mafuyu é discreto e calado, mas cria coragem para pedir ao colega de escola Ritsuka para ensiná-lo a tocar guitarra. A partir daí, acompanhamos a sua entrada na banda de Ritsuka, o nascimento de novas amizades com os demais integrantes e uma paixão inesperada. Mafuyu se torna o novo vocalista da banda e logo o grupo decide participar de um concurso. Mas o passado do jovem ainda parece assombrá-lo. E qual será a origem da guitarra que ele carrega?

14. My Hero Academia - Kohei Horikoshi

melhores mangas

Publicado desde 2014 e ainda em circulação, os mangás de My Hero Academia já ganharam publicações spinoffs, uma extremamente popular adaptação em anime, filmes, light novels e games. Desde seu lançamento, o mangá já bateu alguns recordes de venda no Japão. Já o anime teve sua terceira temporada como um dos títulos mais vistos na América do Sul, segundo o streaming Crunchyroll.

A trama se passa em um mundo no qual 80% da população tem poderes. O jovem Izuku, contudo, não tem. Deku, como ele também é conhecido, cresceu admirando os grandes heróis, principalmente o poderoso e simpático All Might. Certo dia, Deku coloca sua vida em risco para salvar um amigo. Ao ver isso, All Might decide, se passar em seus treinos, Deku receberá seus poderes. Este pode ser o único caminho para o jovem entrar na colégio para heróis.

15. A Man and His Cat - Umi Sakurai

melhores mangas

Este emocionante mangá acompanha, como o título já nos diz, um homem e seu gato. Kanda é um homem mais velho e viúvo. Fukumaru é um grande gato que há muito tempo espera por ser adotado. Embora outras pessoas prefiram adotar filhotes, Kanda decide adotar Fukumaru. Com tons de comédia, mas também cheio de momentos tocantes, a obra é um slice of life que conquistou os leitores.

Publicado desde 2017, ele foi um dos mangás mais vendidos da Amazon Japão em 2018. E a edição de 2019 do Kono Manga ga Sugoi! elegeu a obra como o 5º melhor mangá. Já a crítica destacou a publicação por acertar na dose de emoção, sem exageros.

16. One Piece - Eiichiro Oda

melhores mangas

Quando um mangá é publicado desde 1997 e já conta com mais de 100 volumes em circulação e um anime que já ultrapassa os 1000 episódios, é difícil negar o fato de que a obra é um dos melhores mangás para ler. A trama acompanha as incríveis aventuras de Monkey D. Luffy, um jovem que sonha em se tornar o maior pirata do mundo e encontra o famoso tesouro One Piece. Após comer acidentalmente uma fruta que lhe dá poderes de borracha, Luffy sai pelo mundo montando sua tripulação e enfrentando diferentes inimigos.

Com mais de 473 milhões de cópias em circulação em 2020, One Piece conquistou o recorde mundial de série de quadrinhos de um mesmo autor com mais cópias publicadas no mundo. Além de ter se tornado a série de mangá mais vendida da história, foi também a segunda série de livros (considerando mangás) mais vendida da história, atrás apenas de Harry Potter.

17. One Punch Man - Yusuke Murata

melhores mangas

Outro sucesso absoluto, os mangás de One Punch Man alcançaram o topo da lista de mais vendidos do The New York Times. A primeira temporada do anime que adaptou a trama do mangá para as elas conquistou incríveis 100% de aprovação no site de críticas Rotten Tomatoes. E em 2016, a obra venceu o 2º Sugoi Japan Award.

A história que conquistou multidões de fãs se passa na fictícia Cidade Z. Após um árduo treinamento de três anos, o protagonista Saitama conseguiu se tornar um herói não oficial. Contudo, a força de seu murro hoje é tão avassaladora, que ele consegue vencer qualquer oponente apenas com um soco. Entediado, ele segue em busca de oponentes mais fortes.

18. Attack on Titan - Hajime Isayama

melhores mangas

De 2009 a 2021, os fãs de mangás acompanharam os agoniantes acontecimentos de uma ilha que convive com o perigo iminente de gigantescas criaturas humanoides que devoram humanos. A trama acompanha o jovem Eren Yeager, que teve sua cidade destruída e sua mãe morta por um desses titãs. Por este motivo, ele jura se unir às forças de combates aos titãs e exterminá-los um dia.

A história, porém, guarda muitos outros segredos pelos quais os leitores jamais poderiam esperar. A abordagem de jogos políticos, armações e da organização do homem em civilização conquistou o leitor, bem como os complexos personagens. Com mais de 100 milhões de cópias impressas em 2019, o mangá foi sucesso de crítica e foi aclamado pelo público. A obra ganhou uma adaptação em anime que foi igualmente elogiada.

19. Banana Fish - Akimi Yoshida

melhores mangas

Publicado entre 1985 e 1994, este aclamado mangá ganhou uma adaptação em anime em 2018 que renovou a atenção tão merecida pela obra. Na história, conhecemos o adolescente Ash Lynx, que lidera uma gangue em Nova York. Ash começa a investigar uma misteriosa susbtância chamada "Banana Fish", que parece ter sido a responsável por arruinar a vida de seu irmão mais velho.

Embora seja do gênero ação e thriller criminal, o mangá traz várias cenas capazes de emocionar o leitor. A obra não chega a ser considerada BL (Boy's Love), mas o relacionamento entre Ash e o personagem Eiji Okumura, e outra cenas trazem grande influência e foram grande influência para os BLs.

20. Fullmetal Alchemist - Hiromu Arakawa

melhores mangas

Os jovens irmãos Edward e Alphonse tentaram usar alquimia para trazer sua mãe de volta à vida. Infelizmente, algo saiu terrivelmente errado. Edward acaba perdendo uma perna, e Alphonse perde todo o seu corpo. Para salvar o irmão, Edward sacrifica seu braço direito para unir a alma de Alphonse a uma armadura. Agora, os irmãos embarcam em uma jornada em busca da lendária pedra filosofal para recuperar seus corpos.

Em uma trajetória que lhes trarão muitos aliados e inimigos, os jovens descobrem ainda uma conspiração por trás das forças que estão no poder. O mangá ganhou duas adaptações em anime. A segunda delas, Fullmetal Alchemist: Brotherhood, segue como o anime mais bem avaliado até hoje no site IMDb.

21. A Voz do Silêncio - Yoshitoki Ōima

melhores mangas

Quando a estudante Nishimiya Shoko entra em sua nova escola, todos os estudantes ficam curiosos para falar com ela. A jovem, contudo, tem perda auditiva congênita. Logo, os colegas perdem o interesse e acabam isolando a menina. Alguns alunos, inclusive, chegam a praticar bullying com ela, como o estudante Ishida Shoya. Shoko acaba trocando de escola. Algum tempo depois, Shoya é o alvo de bullying. Sentindo na pele o que Shoko sentiu, ele decide um dia se desculpar com ela.

Algum tempo depois, Shoya muda escola e acaba indo estudar no mesmo lugar que Shoko. Decidido a fazer amizade com a menina, ele se dedica a aprender linguagem de sinais. O mangá deu origem ao um filme com o mesmo título. O longa e o mangá foram elogiados pela crítica, tanto por suas qualidades técnicas quanto pela abordagem do sério tema do bullying, um problema grande nas escolas japonesas.

22. Ayako - Osamu Tezuka

melhores mangás

Se você já é leitor de mangás, provavelmente já ouviu falar em Osamu Tezuka. O autor e ilustrador é conhecido como o "deus do mangá" no Japão e já assinou aclamadas obras como Astro Boy e Leão Branco. Mas o mangá escolhido para representá-lo nesta lista foi a trilogia Ayako, publicada entre 1972 e 1973. A obra acompanha a família Tenge em um Japão pós Segunda Guerra Mundial, período no qual o país tentava se reconstruir.

Ayako descobre inacreditáveis segredos em sua família. Para evitar que a verdade venha à tona, os parentes da jovem a prendem no porão da casa. Uma história de suspense, drama, assassinatos, guerra e amadurecimento.

23. Vagabond - Takehiko Inoue

melhores mangas

Baseada no romance Musashi, de Eiji Yoshikawa, este mangá conta a história do samurai e herói japonês Miyamoto Musashi. Originalmente conhecido como Takezo, ainda jovem ele deixou a vila de Miyamoto para lutar na sangrenta Batalha de Sekigahara, nos anos 1600. Ao lado de seu amigo Matahachi, o guerreiro enfrentou diversas derrotas em uma jornada extremamente perigosas. O mangá mostra a trajetória e os desafios espirituais do espadachim até se tornar o herói Miyamoto Musashi.

Publicada entre 1998 e 2014, a obra ganhou o Prêmio de Mangá Kōdansha. Dois anos depois, conquistou o Grande Prêmio no Prêmio Cultural Osamu Tezuka. O mangá foi muito elogiado pelos leitores e pela crítica, e descrito como uma grande aula de história, mas com uma narrativa e uma arte impecáveis.

24. Battle Angel Alita - Yukito Kishiro

melhores mangás

Em um futuro pós-apocalíptico, a cyborg Alita é encontrada no lixo por um médico de cibernética. Sem memórias de sua vida antes de ser encontrada, ela é reconstruída pelo médico. Sem que saiba como, ela domina a lendária arte marcial ciborgue Panzer Kunst. Após passar a trabalhar como caçadora de recompensas, Alita busca pistas sobre o seu passado, fazendo amigos e inimigos neste caminho.

Este mangá de ação cyberpunk foi originalmente publicado entre 1990 e 1995 na Business Jump manga, período durante o qual a revista alcançou seu recorde de vendas mensais, 760 mil exemplares. A obra já ganhou uma adaptação em anime e em filme live-action.

25. Slam Dunk - Takehiko Inoue

melhores mangas

Mais uma obra-prima de Takehiko Inoue, autor de Vagabond, este mangá acompanha a história do time de basquete da escola de ensino médio Shohoku. O foco fica no adolescente Hanamichi Sakuragi. Um delinquente líder de gangue, Sakuragi conhece o time de basquete de sua escola por meio de Haruko Akagi, a menina de seus sonhos. A partir daí, acompanha sua empolgante trajetória no esporte e como isso mudou por completo sua vida.

Publicado entre 1990 e 1996, Slam Dunk se tornou sétimo mangá mais vendido da história, com um total de 170 milhões de cópias em circulação. Uma influência para outras obras de esporte, o mangá conquistou o 40th Shogakukan Manga Award na categoria shounen em 1994. Já em 2010, recebeu reconhecimento especial da Associação de Basquete do Japão por popularizar o esporte no país.

SAIBA MAIS DO UNIVERSO DE ANIMES

Melhores animes que você não pode deixar de assistir!

Os melhores animes para assistir no Crunchyroll agora mesmo

Melhores animes Yuri para os fãs do gênero!

Os melhores animes Yaoi para maratonar agora mesmo!

Melhores Animes Seinen (animes para adultos)

Os melhores animes de ação para assistir agora mesmo

Os melhores animes isekai para conferir e maratonar agora

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
De Marvel a DC, de Harry Potter a Star Wars, de Game of Thrones a Stranger Things. Sabryna é maratonista profissional de séries e espectadora fiel de filmes e vídeos de bastidores. Cearense com muito orgulho, é graduada em Jornalismo e mestre em Comunicação, Arte e Cultura.