Escorpião é um dos vilões que Peter Parker enfrenta em Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Mas o que é que realmente sabemos sobre esse personagem? Confira a história e poderes do Escorpião nos quadrinhos e confira o possível futuro de Escorpião nos filmes.

1. J. Jonah Jameson criou o vilão

Escorpião e Homem-Aranha

A origem de Escorpião está diretamente relacionada ao diretor do jornal Clarim Diário, onde Peter Parker trabalhou como repórter fotográfico. J. Jonah Jameson contratou o investigador privado Mac Gargan para descobrir como Parker conseguia obter suas famosas fotografias do Homem-Aranha.

Mas Gargan falhou na sua missão graças ao Sentido Aranha do super-herói que sempre o alertava da presença do investigador. Para conseguir enganar o Teioso, Jameson pagou a um cientista para fazer experiências em Gargan. Dr. Farley Stillwell tinha desenvolvido um método para dar atributos de animais a outras criaturas, e foi assim que o Escorpião nasceu.

J. Jonah Jameson acreditava que o escorpião era o predador perfeito para capturar uma aranha. Gargan foi submetido a transformações genéticas e recebeu um traje poderoso para se tornar o vilão Escorpião como o conhecemos nos quadrinhos.

2. O preço alto a pagar pela transformação

Escorpião

Homem-Aranha sabe melhor que ninguém o peso das responsabilidades dos seus poderes, e os seus vilões não são excepção. Devido aos experimentos científicos, a mente de Gargan ficou corrompida e rapidamente perdeu a sanidade.

Culpando J. Jonah Jameson pela destruição da sua lucidez, Escorpião perseguiu o diretor do jornal e tentou matá-lo. Por ironia do destino, Homem-Aranha seria o herói que salvaria Jameson de morrer às mãos do monstro que criou. Escorpião tentou várias vezes matar tanto o Cabeça de Teia como Jameson (que ele odeia mais que o herói), mas sem sucesso.

3. Escorpião já foi Venom e… Homem-Aranha?

Escorpião

Mac Gargan viria a se tornar o terceiro Venom da história da Marvel e tudo começou com um convite do simbionte. Venom propôs a Gargan que ele se tornasse seu novo anfitrião e seduziu ele com todos os poderes adicionais. Aceitando a proposta, Gargan deixaria de lado sua identidade como Escorpião e se tornaria o novo Venom, nunca perdendo de vista o seu objetivo de eliminar Homem-Aranha.

Quando Norman Osborn criou Vingadores Sombrios, ele convidou Gargan a integrar a equipe com uma condição: se fazer passar pelo Homem-Aranha. O vilão aceita e começa a limpar a cidade de vários criminosos, escondendo sua insanidade, e recebendo a adoração do público.

Mas alguém viu além da superfície e entendeu que esse novo Aranha era um perigo para Nova York: o Redentor. Querendo reformar Gargan, o Redentor e o seu grupo acabaram despedaçados às mãos de Venom, algo que chegou aos ouvidos de J. Jonah Jameson (na época o prefeito de Nova York).

Jameson fala com Osborn para dar um fim a esse novo Aranha, e o Duende Verde envia Mercenário e Daken para o fazer desaparecer. Mas quando eles falham nessa missão, Venom larga a falsa aparência de Homem-Aranha e retorna aos Vingadores.

Eventualmente, Gargan deixaria de ser finalmente anfitrião do simbionte e retornaria à sua identidade de Escorpião. Alistair Smythe seria o responsável pelo retorno às origens e aliciaria Gargan com um plano para destruir J. Jonah Jameson, criando um exército de inimigos com poderes de insetos.

4. Sua identidade no Universo Ultimate e o futuro nos próximos filmes

Escorpião

No Universo Ultimate, Gargan vê seu nome modificado para Maximus Gargan e é um chefe da máfia mexicana conhecido como o Escorpião. Aaron Davis – que também aparece em Homem-Aranha: De Volta ao Lar – trabalhou com Gargan mas acabou por trair sua confiança e roubá-lo.

Maximus decide ir para Nova York em busca de Aaron Davis e com o objetivo de se tornar o novo Rei do Crime da cidade. Mas Davis manipula Miles Morales (o Homem-Aranha desse universo) e juntos derrotam Gargan.

Em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, Mac Gargan é interpretado por Michael Mando, um ator canadense com ascendência mexicana. Embora o nome do vilão seja o da Terra-616, esse Gargan tem mais semelhanças com Maximus do Universo Ultimate do que com o Escorpião original.

No filme, Gargan é um criminoso latino ligado à máfia e ao tráfico de armas ilegais, e o ator tem a ascendência mais próxima à do personagem dos quadrinhos. Embora com presença muito limitada em De Volta ao Lar, Gargan não aparenta ainda nenhum superpoder e, infelizmente, nenhuma cauda como seu homônimo clássico.

Em seguida falaremos de uma cena pós-créditos de Homem-Aranha: De Volta ao LarSPOILERS a caminho!

Após ser derrotado por Homem-Aranha, Adrian Toomes chega à prisão onde é interrogado por Mac Gargan. O Escorpião quer saber a identidade do super-herói mas o Abutre protege Peter Parker e finge que não sabe nada sobre isso. Gargan responde que quando ele sair, vai atrás do Aranha e que tem vários amigos que o podem ajudar nessa tarefa… Será essa uma referência ao Sexteto Sinistro? A Sony nunca escondeu o quanto desejava fazer um filme com o clássico grupo de vilões e essa pode ser a ligação para o próximo filme de Homem-Aranha. Nessa cena é ainda possível ver que Gargan tem tatuado um escorpião no seu pescoço.

5. Os poderes do temível Escorpião

Escorpião

Após os experimentos científicos, Gargan ganhou força, rapidez, resistência e agilidade sobre-humanas (e superiores à de Homem-Aranha).

Mas o que torna Mac Gargan realmente poderoso é o seu traje potente que leva seu codinome a novos níveis. O traje tem durabilidade aumentada, uma pinça em cada mão (capaz de destruir as teias de Peter Parker) e uma cauda extremamente poderosa e versátil.

A cauda já foi usada para arremessar objetos, lançar ácido e rajadas elétricas, envenenar inimigos e também para elevar o seu portador até cerca de 9 metros no ar.

Depois de largar sua temporada como Venom, o vilão recebeu um novo traje do Escorpião que está ciberneticamente ligado ao seu corpo. Todos os mecanismos e elementos foram melhorados, é à prova de balas e ganhou ainda um “sentido escorpião” para rivalizar com o famoso poder de Peter Parker.