Conheça Okoye, a grande guerreira de Wakanda!

Criada pelo roteirista Christopher Priest e pelo ilustrador Mark Texeira, Okoye fez a sua estreia no mundo dos quadrinhos em 1998 numa HQ do Pantera Negra.

Apesar de fazer parte do universo Marvel há mais de 20 anos, esta personagem só recentemente ficou conhecida pela grande maioria dos fãs de super-heróis, graças à sua aparição no filme solo do Pantera Negra.

Interpretada pela atriz Danai Gurira, esta personagem da Marvel é agora um símbolo do empoderamento feminino, se tornando desta forma em um dos maiores ícones da cultura pop atual. Neste artigo iremos falar um pouco sobre a história de Okoye nos quadrinhos.

Integrante das Dora Milaje

Okoye-black-panther

Quando Okoye era apenas uma adolescente ela se alistou nas Dora Milaje, um grupo de seguranças que serviam o Rei de Wakanda. Para além de garantirem a segurança do rei, as Dora Milaje trabalhavam também como serviçais e muitas delas treinavam para um dia serem a próxima rainha de Wakanda.

Cada integrante das Dora Milaje fazia parte de uma diferente tribo de Wakanda, de forma a garantir a paz entre todas as diferentes povoações.

No entanto Okoye integrou uma nova versão das Dora Milaje, que tinha como única tarefa defender o reino de Wakanda. O rei T'Challa decidiu que as Dora Milaje não tinham que ter nenhuma aspiração a ser esposas do rei e deviam ser respeitadas como as principais defensoras de Wakanda.

Nem todas as Dora Milaje aceitaram as mudanças

Okoye-black-panther

Durante os treinos das Dora Milaje, Okoye acabou por fazer uma grande amiga, chamada Nakia. Apesar das duas terem ficado mais íntimas depois de terem integrado esta espécie de forças especiais, durante a sua infância as duas já tinham se cruzado por inúmeras vezes.

Como dissemos, T'Challa decidiu fazer mudanças estruturais nas Dora Milaje, pois no seu entender nenhuma delas tinha de ser obrigada a ter qualquer tipo de sentimento romântico pelo rei.

Contudo, Nakia, a amiga de Okoye, desenvolveu sentimentos por T'Challa, acabando por ficar completamente obcecada pelo rei de Wakanda. Essa obsessão fez com que Nakia acabasse por ficar violenta, mais tarde se tornando na vilã conhecida por Malice.

Encontrando uma nova aliada

Okoye-black-panther

Depois de Nakia ter se tornado na vilã Malice, as coisas não ficaram fáceis para Okoye, que sofreu muito com a mudança de personalidade da sua antiga amiga.

Okoye acabou por se tornar numa pessoa mais isolada e desconfiada, não dando a sua confiança para qualquer pessoa... Por vezes nem mesmo para as suas companheiras das Dora Milaje.

Mais tarde Okoye acabou por fazer uma nova amiga, Ce'Athauna Asira Davin, que também integrou as Dora Milaje. Curiosamente Ce'Athauna Asira Davin nasceu em Wakanda, mas passou grande parte da sua infância em Chicago nos Estados Unidos da América.

Fiel a T'Challa

Okoye-black-panther

Okoye sempre demonstrou ser fiel ao seu rei, mesmo quando T'Challa sofreu um aneurisma e teve de se afastar do trono por algum tempo, Okoye sempre esteve ao seu lado.

Durante esse período, Okoye descobriu que um homem se encontrava usando o uniforme do Pantera Negra para combater o crime na sua cidade natal. Esse homem tinha o nome de Kasper Rose e T'Challa decidiu testar este misterioso personagem para ver se ele poderia substituir como Pantera Negra.

Okoye foi preponderante na decisão final de T'Challa, pois foi ela que testou Kasper lançando vários desafios para perceber se ele tinha o que era necessário para utilizar o mando do Pantera Negra.

O poder da mulher

Okoye-black-panther

Apesar de ser uma das principais defensoras de Wakanda e provavelmente a mais importante Dora Milaje, Okoye não tem qualquer tipo de superpoder.

Mas isso não faz de Okoye uma personagem frágil ou inofensiva, muito pelo contrário! Ela é uma excelente lutadora, tendo conhecimentos em diferentes estilos de luta, dominando ainda vários tipos de armas.

Para além de tudo isso, ela tem um conhecimento único sobre Wakanda e a sua tecnologia, algo que faz dela uma das mais importantes guerreiras de todo o reino.