10 coisas para saber sobre o temível Pantera Negra

O Pantera Negra é uma das mais recentes estrelas do Universo Cinematográfico da Marvel e terá um importante papel no futuro da franquia na telona. Mas existe muito mais Pantera Negra do que aquele que conhecemos interpretado por Chadwick Boseman!

Este personagem preenche às páginas dos quadrinhos desde 1966, tendo sido criado pelos dois nomes mais influentes da Marvel, falamos claro de Stan Lee e de Jack Kirby. O Pantera Negra é um dos super-heróis mais originais e cativantes das HQs e por isso, trazemos as 10 coisas que você precisa saber sobre este incrível personagem!

1. Sua ocupação é ser... Rei

black panther

Enquanto Peter Parker é fotógrafo freelancer para um jornal, e o Flash é investigador forense, o Pantera Negra é Rei de uma nação. Não é bem o Panterão que é rei, mas sim T’Challa, o homem atrás da máscara!

Como se isso não bastasse T'Challa é rei de um país africano que tem o nome de Wakanda, um pequeno paraíso que está escondido do resto da humanidade. Wakanda tem a maior reserva de Vibranium do mundo e é também a nação mais avançada tecnologicamente e economicamente de todo o planeta, ou seja, T'Challa é, tecnicamente, um dos homens mais influentes do mundo!

Apesar de não ser o único super-herói que detém o título de rei, o Pantera Negra é aquele que lidera a nação mais impressionante. Para além disso, Steve Rogers pode ter muita força e ser Capitão, mas não tem sangue real! 

2. Ele foi um dos primeiros super-heróis negros da Marvel

black panther

Num tempo em que as HQs eram dominadas por personagens de pele clara e cabelos loiros (Capitão América, Thor, Mulher Invisível, Tocha Humana, Homem Formiga e muitos outros), a Marvel quebrou com o paradigma e chegou com o Pantera Negra.

Esta mudança foi um marco super importante para o mundo dos quadrinhos que começou a ver mais personagens de pele negra nas páginas das suas HQs. Desta forma, a criação do Pantera Negra teve um impacto visível na sociedade norte-americana dos anos 60.

O fato da sua importância transcender as páginas dos quadrinhos, faz dele um dos mais importantes super-heróis da era moderna. Algo de que poucos podem se gabar!

3. Para se tornar o Pantera Negra teve que derrotar o Pantera Negra

black panther

Se prepare, pois as coisas estão prestes a ficar um pouco confusas... Wakanda é um lugar estranho e não adianta só ter sangue real para subir ao trono! Para T’Challa assumir como o novo Pantera Negra, ele teve que derrotar o Pantera Negra que estava em atividade.

Parece simples? Nem pensar, pois o Pantera Negra tinha superpoderes graças à “erva em forma de coração” e T’Challa era apenas um humano, sem qualquer tipo de habilidade especial.

É claro que T’Challa acabou dando uma surra no Pantera Negra. No final da luta, T’Challa ingeriu a tal “erva em forma de coração” e acabou virando o poderoso Pantera Negra! Um verdadeiro mito!

4. Também derrotou o Quarteto Fantástico... sozinho!

black panther

Nunca se esqueça que para além de forte, poderoso e corajoso, T’Challa gosta de uma zoeira básica. Numa das suas primeiras HQs ele decidiu convidar todo o Quarteto Fantástico para visitar Wakanda. Todos os membros do time de super-heróis ficaram surpreendidos com a tecnologia existente naquela misteriosa nação.

Mas este convite não foi apenas para surpreender o Quarteto Fantástico! Ele decidiu dar uma surra em todos eles! E qual motivo? O Pantera Negra queria testar os seus novos poderes e alguma das novas funcionalidades do seu uniforme. E surpreendentemente o rei de Wakanda venceu todos eles!

Mas não se preocupe, no fim todo mundo ficou amigo de novo, porque a zoeira não tem fim.

5. Ele casou com a Tempestade!

black panther storm

O Superman tem Lois Lane, e o Homem-Aranha já teve várias namoradas... Mas, dificilmente algum deles teve um interesse romântico tão épico como o Pantera Negra! Além de tudo o que listamos até agora, o rei de Wakanda conseguiu roubar o coração de uma das mais famosas integrantes dos X-Men.

É verdade, T’Challa foi casado com a Tempestade! Depois de uma grande cerimônia em Wakanda, o casal foi passar a lua de mel em vários locais, como, Latveria, Atlantis, Attilan e Estados Unidos.

Quando chegaram à Terra do Tio Sam eles encontraram um país em Guerra Civil (sim, aquela dos quadrinhos). O casal decidiu então lutar do lado do Capitão América e do seu time. Sem dúvida um dos casais mais bacanas da história dos quadrinhos!

6. Uniforme e equipamentos são feitos de Vibranium!

black panther

Sabe aquela galera do funk ostentação e os rappers estilo bling-bling? O Pantera Negra faz o mesmo estilo, mas em vez de ser obcecado por ouro e diamantes, o lance dele é Vibranium. Além de ser o principal recurso natural de Wakanda, e o metal mais forte do mundo, e também é a matéria-prima de todos os acessórios deste super-herói. 

Ou seja, o Pantera Negra é um dos personagens com um dos uniformes mais resistentes dos quadrinhos! Ele aguenta balas, explosões e toda uma variedade de diferentes impactos. Não seria uma má ideia se o Tony Stark pedisse algumas dicas ao T'Challa!

E se você está pensando, "mas o Capitão América também tem um escudo de Vibranium". Sabe o que é melhor do que isso? Ter garras de Vibranium!

7. Mas o uniforme ia ser bem diferente

black panther

Mas os planos inicialmente eram bem diferentes e o Pantera Negra ia mesmo ter um traje um pouco menos estiloso. Basicamente ele não iria ter nenhuma máscara ou capacete, o traje ia ter alguns detalhes com riscas amarelas e uma capa vermelha.

Como se tudo isso não bastasse, o super-herói ia ter um "T" gigante no seu cinto. Mas qual o motivo para isso? Pelo que sabemos até hoje, Stan Lee e Jack Kirby estiveram muito perto de batizar o super-herói com o nome de Tigre de Carvão

Felizmente os autores da Marvel tiveram um momento de lucidez e decidiram criar o personagem que todos nós hoje conhecemos e amamos.

8. O Pantera Negra já substituiu o Demolidor como o defensor de Hell's Kitchen

black panther

Todos os super-heróis por vezes precisam de fazer uma pausa e o Demolidor não é um caso diferente! Durante determinado período nos quadrinhos, o Pantera Negra tinha acabado de regressar de um coma e desejava voltar à atividade de uma forma lenta.

Foi aí que ele pediu ao Demolidor para ficar responsável pela patrulha das ruas de Hell's Kitchen, dando assim umas pequenas férias ao alter-ego de Matt Murdock.

Esta foi uma das poucas vezes que tivemos a oportunidade de ver o Pantera Negra lutando por uma outra causa que não a defesa dos interesses de Wakanda! Certamente que o Demolidor ficou bem-agradecido pela ajuda!

9. Wesley Snipes queria ser o Pantera Negra dos cinemas

wesley snipes

Quase 30 anos antes de Chadwick Boseman chegar aos cinemas para dar vida ao Pantera Negra na telona, existiu um outro ator interessado em interpretar este personagem.

Welsey Snipes, o ator norte-americano que ficou conhecido pelo seu papel na franquia Blade, chegou mesmo a escrever um roteiro baseado no super-herói da Marvel. Os estúdios de cinema Colombia, ficaram interessados no projeto e Stan Lee queria que o filme fosse produzido, no entanto nada disso aconteceu.

Curiosamente em 2003 o nome de Wesley Snipes chegou a ser novamente associado ao do Pantera Negra, mas mais uma vez nada acabou por sair do papel.

10. Muitos defendem que o Pantera Negra foi a resposta da Marvel ao Batman

black panther

Apesar de, aparentemente, os dois heróis não terem muito em comum, são várias as semelhanças que os unem. Tanto T’Challa como Bruce Wayne nasceram no meio do luxo e da riqueza, ambos são assombrados pela morte dos seus pais e os dois defendem a sua terra natal acima de tudo (Gotham e Wakanda).

Mas as semelhanças não ficam por aqui! Ambos os personagens são especialistas em diversos tipos de luta e artes-marciais e tanto T'Challa como Bruce são donos de um intelecto super avançado.

Curiosamente, o traje do Pantera Negra tem ainda algumas semelhanças com o do Batman. Ambos utilizam preto como cor principal, as máscaras têm ambas orelhas pontiagudas e existe até uma versão do Pantera Negra que utiliza uma capa bem parecida com a do Cavaleiro das Trevas.

Em 10 fatos provamos que o Pantera Negro é Rei, mudou uma geração, que é poderoso, inteligente, podre de rico e ainda casou com uma gata com superpoderes. Dá para ficar com inveja, não é mesmo?