Descubra quem é Shuri, a irmã guerreira do Pantera Negra

Se irmão normais já brigam quando sentem que não são tratados da mesma forma, imagine como isso deve ser entre irmãos da realeza. Agora imagine que apenas um deles é escolhido para se tornar o super-herói que defenderá a nação. É totalmente compreensível que existe uma inveja nessa situação, e é exatamente o caso entre Shuri e T'Challa, o Pantera Negra. Vamos entender melhor o lado da irmã caçula. 

Irmã mais nova

Perfil

Shuri nasceu na família real de Wakanda, filha do rei T'Chaka com sua terceira esposa, Ramonda. Como T'Challa é filho do rei com sua primeira esposa, Shuri e o Pantera Negra são meio-irmãos, porém isso não quer dizer que não sejam próximos um do outro.

Amor pela nação e ambição são as principais características de Shuri, que podem ser percebidos desde muito cedo em sua vida. Um exemplo disso é o seu objetivo de se tornar a primeira mulher Pantera Negra. Foi isso que levou Shuri a desobedecer a própria mãe e desafiar o tio S'Yan no torneio que decidiria o próximo Pantera Negra. Infelizmente, ela não consegue chegar à arena antes de outro desafiante, seu irmão T'Challa, que consegue derrotar o tio e conquista o título de Pantera Negra.

Guerreira de Wakanda

Guerreira

Não apenas de ambição é constituída a personalidade de Shuri. Ela também possui muita bravura no seu coração, disposta a arriscar sua vida para proteger Wakanda e sua população. Isso pode ser notado durante a invasão de Wakanda pelos vilões Garra Sônica, Cavaleiro Negro, Rino, Batroc e Homem Radioativo.

Essa foi a primeira vez que Shuri age como uma super-heroína. Para impedir que os vilões causassem mais mortes, Shuri pega a espada do Cavaleiro Negro e mata o Homem Radioativo.

Matar uma pessoa, mesmo que um inimigo, foi um evento traumático para a mente de Shuri. Para ajudar a irmã a lidar com sua própria consciência, T'Challa passou a treinar Shuri em combate corporal. O treinamento não serviria apenas para aliviar os tormentos dos pensamentos de Shuri, mas também para prepará-la a assumir o manto do Pantera Negra e líder de Wakanda, caso um dia fosse necessário.

Rainha e Pantera Negra

Pantera Negra

Certa vez o Doutor Destino convidou T'Challa para fazer parte de seu conselho secreto de super-vilões, o Cabal. O líder de Wakanda recusou imediatamente, e os vilões o atacaram por essa resposta, deixando-o em coma.

Como T'Challa estava incapacitado de governar, Shuri foi nomeada rainha de Wakanda. Também passou nos vários testes para se tornar a Pantera Negra, conseguindo acesso a erva em forma de coração. Ao consumir a erva, Shuri entrou em contato com o deus pantera de Wakanda. O deus decidiu não conceder os poderes de Pantera Negra para ela por causa da inveja que ela sentia de seu irmão T'Challa.

Nem mesmo uma decisão divina foi o suficiente para mudar a cabeça de Shuri. Quando o vilão Morlun ameaçava destruir Wakanda inteira, Shuri não pestanejou e foi defender sua nação. Vestiu o uniforme de Pantera Negra mesmo sem ter os poderes e não apenas salvou Wakanda como conseguiu acabar com o coma de T'Challa. Por causa de suas ações, o deus pantera revoga sua decisão e concede os poderes à Shuri.

Shuri ainda se manteve no poder por bastante tempo após a recuperação de seu irmão. Seu reinado enfrentou grandes ameaças como o Cabal e uma guerra contra Atlantis sob o poder de Namor. Apesar disso, Shuri foi uma boa líder que sempre prezou pelo bem estar de seu povo.

Djalia

Djalia

Apesar dos seus esforços para erradicar o Cabal, Shuri eventualmente foi derrotada e aprisionada em uma cela âmbar, onde foi mantida em um estado de animação suspensa chamado de "morte viva". Com seu corpo aparentemente morto, a alma de Shuri se desprendeu e foi para o Além, mais precisamente para o Djalia.

Djalia é um plano espiritual que representa as memórias coletivas do povo de Wakanda. Durante o tempo que esteve no Djalia, Shuri esteve sobre a tutelagem de um espírito contador de histórias que assumiu a forma de sua mãe Ramonda. O espírito passou para a heroína o conhecimento das memórias de Wakanda, história de antes da formação na nação.

Tempos depois, T'Challa, combinando sua tecnologia com os poderes de Eden Fesi, foi capaz de trazer o espírito de Shuri de volta para o mundo físico. No entanto, ela já não era mais a mesma, agora ela era muito mais sábia e possuía conhecimentos e poderes concedidos pelo Djalia.

Poderes

Poderes

Após o período que passou no Djalia, Shuri retornou possuindo habilidades sobrenaturais ensinados a ela pelo espírito de uma contadora de histórias.

Animorfismo

Possui o poder de transformar seu corpo em animais, no seu caso ou em um bando de pássaros ou em apenas um único grande pássaro. Esse poder de transformação pode ser estendido para qualquer um que esteja em contato com ela.

Geomorfismo

Shuri é capaz de transformar sua pele e as roupas que usa em uma substância dura e resistente como pedra, porém sem perder mobilidade ou flexibilidade.

Super-resistência

Mesmo em sua forma natural não petrificada, Shuri demonstra ter uma resistência muito maior a danos físicos do que uma pessoa normal. Seu corpo é capaz de se recuperar de uma explosão de energia a uma velocidade impressionante.

Shuri é uma das personagens confirmadas no filme solo do Pantera Negra. A heroína será interpretada pela atriz Letitia Wright.

Pantera Negra tem sua estreia programada para o dia 15 de Fevereiro de 2018.