Os 15 principais vilões da história do Demolidor nos quadrinhos

O Homem Sem Medo não tem mãos para medir tantos vilões que querem destruir ele. Defender Hell’s Kitchen é sua missão de vida e Matt Murdock não foge ao seu código de honra.

Conheça agora 15 vilões recorrentes ou que deram muito trabalho para o Demolidor!

15. Mr. Hyde

Mr. Hyde

Inspirado pelo livro “O Médico e o Monstro” de Robert Louis Stevenson, o cientista Calvin Zabo criou uma poção igual à da famosa história. O cientista se transformou em um vilão e adotou o nome de Mr. Hyde, como o do livro.

Quando Zabo se transforma em vilão, ganha força, resistência e energia sobre-humanas, assim como a capacidade de regenerar rapidamente a sua saúde.

Mr. Hyde é um vilão bem conhecido de muitos super-heróis da Marvel, mas ele guarda um ódio especial por Demolidor desde que surgiu nas HQs dos anos 60.

14. Bazuca

Nuke

Bazuca é um vilão, produto falho de um programa que tentava reproduzir o experimento que fez do Capitão América um super soldado. O resultado deixou Bazuca mentalmente instável e extremamente agressivo, teve várias partes de seu corpo substituídas por próteses metálicas, transformando-o num ciborgue. Além disso, começou a tomar pílulas especiais que controlavam o nível de adrenalina em seu organismo.

Por causa de suas habilidades de combate e guerrilha, além do aprimoramento que seu corpo sofreu, Bazuca certa vez foi contratado pelo Rei do Crime para eliminar o Demolidor. Contudo, o Homem sem Medo se saiu melhor nesse embate e derrotou o ciborgue insano.  

13. Mystério

Mysterio

Mystério é um dos vilões mais icônicos da galeria de inimigos do Homem-Aranha, mas isso nunca o impediu de arrumar confusão com outros super-heróis. Como foi o caso com o Demolidor. Quentin Beck, a identidade verdadeira de Mystério, ao ser liberado da prisão por estar no estágio terminal de uma doença, decide que irá arruinar a vida de um super-herói. Como o Homem-Aranha não estava na cidade nessa época, ele escolheu o Demolidor.

Foi um dos momentos mais terríveis na vida do Demolidor. Mystério foi extremamente eficiente em seu plano. Descobriu que a identidade secreta do Demolidor era Matt Murdock e, com isso, passou a destruir todas as áreas de sua vida. Acabou com sua carreira de advocacia, incriminou Foggy Nelson, seu melhor amigo, de assassinato e fez Karan Page acreditar que tinha contraído HIV. Por fim, contratou o Mercenário para ir atrás do Demolidor, que não conseguiu matar o herói, mas foi o responsável pela morte de Karen Page.

12. Coruja

Coruja

Leland Owlsley foi o primeiro vilão criado especificamente para os quadrinhos do Demolidor. Owlsley recebeu o nome de Coruja dos seus colegas de Wall Street, onde ele era um profissional muito bem-sucedido.

Quando o tesouro americano investigou o magnata, descobriu suas ligações profundas ao submundo criminal. Coruja tinha uma longa história de trabalho nas sombras, colaborando com vilões e especialmente com o Rei do Crime.

O que torna o Coruja perigoso é a sua capacidade de criação de esquemas e armadilhas insuspeitas que já colocaram o Demolidor em risco.

11. Eco

Echo

Embora Eco seja mais conhecida como uma heroína, sua primeira aparição nos quadrinhos foi como uma inimiga numa história do Demolidor. Maya Lopez, seu nome real, nasceu surda, contudo, desde cedo, mostrou ser superdotada conseguindo copiar os movimentos das pessoas vendo apenas uma vez, seja os dedos de um pianista ou os passos de uma bailarina. Seu pai era um capanga do Rei do Crime, mas um dia foi assassinado na sua frente (a mando do próprio Rei do Crime, mas ela não sabia disso).

Quando adulta, Maya se envolveu romanticamente com Matt Murdock. Entretanto, isso era parte de um plano do Rei do Crime para manipulá-la. O Rei do Crime então convenceu ela de que o Demolidor era o culpado pela morte de seu pai, o que despertou se desejo de vingança. Maya viu um vídeo da luta entre Demolidor e Mercenário, o que foi o suficiente para que ela dominasse o estilo de luta dos dois. Assumiu o nome de Eco e foi se vingar de Demolidor.

10. Gladiador

Gladiador

Melvin Potter era um homem de bom coração que foi manipulado por homens poderosos a cometer crimes. A sua instabilidade mental foi largamente explorada por aqueles com menos escrúpulos.

A sua obsessão pelos míticos gladiadores da antiguidade o levaram a criar o nome e imagem de Gladiador. Potter já foi inimigo do Demolidor e era um oponente feroz pela sua força brutal e a libertação de destruição em seus colapsos psicóticos.

Hoje em dia Matt Murdock e Melvin Potter são amigos e reconciliaram as diferenças do seu passado.

9. Senhor Medo

Senhor Medo

O título de Senhor Medo já foi usado por diferentes pessoas, todas utilizando a arma que libera o “gás do medo”. Larry Cranston foi o Senhor Medo mais temível na história do Demolidor, usando não só o gás do medo, como foi um mestre da manipulação e intimidação.

Cranston conseguiu levar Milla Donovan, a mulher de Matt Murdock, à loucura de forma a afetar gravemente o herói.

É também interessante notar que este vilão é o oponente direto do Homem Sem Medo, criando assim um paralelo entre os dois.

8. Homem Púrpura

Killgrave

Zebediah Killgrave é um homem terrível que se delicia em seu sadismo e brutalidade psicológica. Através da segregação de feromônios, Killgrave anula a vontade própria das vítimas, passando assim a estarem subjugadas ao seu controle.

O seu poder de controle mental é realmente assustador, mas o Demolidor provou ser imune devido à sua extraordinária força de vontade. A origem dos poderes de Killgrave advém do mesmo acidente em um laboratório que tornou sua pele púrpura.

A heroína Jessica Jones tornou-se a mais conhecida vítima do Homem Púrpura, quando ele a escravizou durante longos meses, traumatizando-a de forma atroz. Killgrave chegou a enviar Jessica em uma missão para eliminar o Demolidor.

7. Mary Tyfoid

Mary Tyfoid

Mary desenvolveu transtorno dissociativo de identidade devido a traumas severos durante a sua infância. A vilã tem três personalidades conhecidas: “Mary” é tímida e pacifista, “Tyfoide” é lasciva e provocadora e “Bloody Mary” é a sádica que odeia homens.

Tyfoid é uma assassina com poderes psíquicos como telecinesia e a capacidade de colocar fogo nas pessoas com sua própria mente. Ela já trabalhou para vários vilões, sendo o mais conhecido o Rei do Crime que contratou ela para caçar o Demolidor. Tyfoid seduziu então Matt como Maria enquanto o atormentava e perseguia como Tyfoide.

Matt e Mary têm uma complicada relação de amor / ódio, e ele nunca desistiu de tentar salvá-la dela mesma.

6. Justiceiro

Justiceiro

Frank Castle, o Justiceiro, é um anti-herói extremamente eficiente em combater criminosos, uma característica que compartilha com o Demolidor. Ambos os personagens parecem ter objetivos comuns, contudo, possuem métodos muito diferentes, o que faz com que constantemente os dois personagens estejam em conflito um com o outro. Castle é o oposto moral do Demolidor. Enquanto advogado e católico, Matt Murdock abomina completamente a falta de respeito que o Justiceiro tem quanto à lei e à vida humana. Sob a perspectiva do Demolidor, o Justiceiro é um completo vilão.

5. Elektra

Elektra

Elektra e Demolidor têm uma história de amor repleta de momentos trágicos. Namorados na universidade, Elektra saiu da vida de Matt quando uma tragédia familiar bateu a sua porta. Anos mais tarde retornaria como ninja assassina contratada pelo Rei do Crime para destruir o Demolidor.

Mas quando Elektra descobriu a identidade real do super-herói, não foi capaz de cumprir o seu contrato. Elektra e Murdock têm visões do mundo completamente opostas, algo que originou vários confrontos entre os dois. Mas nos últimos anos, eles têm trabalhado muito mais como aliados do que inimigos.

4. O Tentáculo

O Tentáculo

Um culto místico de ninjas envolvido com o crime organizado e cuja origem remonta ao Japão do século 16. O Tentáculo é dos mais poderosos e implacáveis inimigos do Demolidor de todos os tempos.

A organização é devota de poderosa magia negra que dota de imortalidade os seus membros. Quando um inimigo d’O Tentáculo é morto, eles conseguem voltar a ressuscitá-lo como um membro da ordem.

Por muitos ninjas do culto que o Demolidor destrua, outros vão atacá-lo sem misericórdia, em um ciclo sem fim de destruição.

3. A Besta

Beast

Este é um inimigo mais interno do Demolidor, um que precisa enfrentar dentro de si e que não pode simplesmente chutar a bunda. A Besta é um demônio venerado pelo Tentáculo que possuiu o corpo do Demolidor, quando esse decidiu que lideraria o clã ninja, para que assim pudesse controlá-lo e reverter suas forças a serviço do bem. No entanto, a Besta corrompeu a mente do herói, transformando-o numa pessoa extremamente cruel.

2. Mercenário

Mercenário

O arqui-inimigo de Murdock é um impiedoso assassino e psicopata conhecido por nunca errar seu alvo. Inicialmente foi contratado pelo Rei do Crime para matar o Demolidor (você está vendo aqui um padrão, não é mesmo?), mas eliminar o Homem Sem Medo se tornou uma obsessão para o Mercenário.

Ao longo dos anos, a loucura e violência do vilão chegaram a níveis doentios e o Demolidor pagou um preço alto demais. O Mercenário pode ainda não ter conseguido matar o herói mas assassinou os maiores amores da vida dele: Elektra e Karen Page.

1. Rei do Crime

Rei do Crime

Se você leu atentamente essa lista, viu um nome aparecer vezes: Rei do Crime. Sempre usando outros para fazer seu trabalho sujo, como é típico do mestre criminoso.

Wilson Fisk é a representação da mais profunda corrupção e imoralidade que perverte toda a sociedade. Matt Murdock lutou contra o gênio do crime tanto como o Demolidor e enquanto advogado em batalhas legais pelo futuro de Hell’s Kitchen.

Ambos são a pedra do sapato um do outro, o derradeiro inimigo que é um obstáculo à concretização dos seus sonhos.