Saiba mais sobre o Fera, um dos membros originais dos X-Men

Com uma aparência de uma criatura selvagem, é fácil pensar que o Fera não passe de um brutamontes azul e peludo. Mas não se engane, debaixo dos pelos e das garras está o cérebro de um intelectual. Conheça agora um pouco mais sobre esse membro tão icônico dos X-Men.

Antes dos X-Men

Antes de ser herói

Norton e Edna McCoy eram um casal comum dos Estado Unidos. Certo dia, em um acidente de trabalho, Norton é exposto a uma grande quantidade de radioatividade. Contrariando as leis dos quadrinhos, Norton não desenvolveu nenhum tipo de superpoder, porém teve seu material genético transformado. Isso ficou evidente meses depois, com o nascimento de seu filho, Henry McCoy, um mutante.

Diferente da maioria dos mutantes, cujos poderes se manifestam apenas durante a adolescência, Henry mostrava ser diferente desde o nascimento. No entanto, sua mutação era apenas um corpo mais desenvolvido, com mãos e pés maiores que o normal. Também apresentava ter uma inteligência superior desde muito cedo.

Por mais que fosse diferente, a aparência de Henry não chamava atenção das outras pessoas. Dessa forma, escondendo-se à plena vista, manteve em segredo que era um mutante por vários anos. Tornou-se um estudante exemplar e um astro do futebol americano de seu colégio.  

Primeira Classe

Desde o princípio

Seu segredo, no entanto, eventualmente veio à tona e Henry foi expulso de sua escola por ser um mutante. Porém, isso acabou tomando um rumo agradável, pois foi dessa forma que Professor Xavier descobriu Hank. Ele se aproximou do recém revelado mutante e lhe ofereceu não apenas um espaço em sua equipe dos X-Men, como também ilimitadas oportunidades acadêmicas.

Após um confronto contra o vilão Conquistador, Hank aceita a oferta de Xavier e se junta ao primeiro time dos X-Men. Por causa de suas habilidades físicas e atléticas, Hank adota o codinome Fera. Junto aos X-Men, Fera enfrentou vários inimigos, como Magneto, a Irmandade de Mutantes, e Namor, o príncipe submarino.

Contudo, ao completar os estudos de seu doutorado, Hank McCoy abandona os X-Men para seguir a carreira de geneticista. Rapidamente encontrou trabalho na Corporação Brand, onde assumiu o cargo de pesquisador genético.  

Constante evolução

Metamorfose ambulante

Em seu novo emprego, Henry avançava bastante com sua pesquisa. Conseguiu isolar o extrato hormonal que causa a mutação e desenvolveu um soro que potencializava mutações já existentes em um indivíduo. Esse aprimoramento poderia ser revertido (pois nem todas as transformações de mutantes são agradáveis aos olhos), caso um antídoto fosse tomado até uma hora.

Todos esses avanços na pesquisa de Hank causaram a inveja de um colega de trabalho, que decidiu roubar os resultados do companheiro. Hank soube dos planos a tempo e, para impedir que o soro fosse tirado de seu poder, o ingeriu por completo. Sua mutação foi aumentada, pelos cinzentos cresceram por todo o seu corpo, sua força aumentou consideravelmente, presas cresceram em sua boca, e adquiriu fator de cura.

Sua transformação manteve sua pesquisa em segurança e ajudou a enfrentar o companheiro de trabalho. Entretanto, Hank não conseguiu tomar o antídoto no momento correto e a evolução de sua mutação se tornou irreversível. Cada vez mais ele se tornava mais parecido com o seu codinome de X-Men.

Muitas outras mutações ainda ocorreriam na vida de Hank. Em outra ocasião, seus pelos se tornaram azuis, da cor que o personagem é mais reconhecível. Também passaria pela mutação secundária, fenômeno no qual um mutante sofre mais uma mutação. No caso do Fera, ele assumiu uma forma mais felina. Essa nova transformação o deixou muito inseguro, com a impressão de que estava cada vez mais se tornando uma criatura selvagem e perdendo seu intelecto.

Outros times

Vingadores

O Fera é um dos personagens da Marvel que mais participaram de equipes de super-heróis. Sua carreira começou como um membro dos X-Men, mas não foi a única equipe de mutantes da qual participou. Também participou do X-Club e do X-Factor. Outros times que também contaram com sua ajuda foram a organização S.W.O.R.D, os Vingadores, os Defensores e os Iluminati. Até mesmo da Irmandade de Mutantes, a equipe de vilões, Hank já participou, embora tivesse sido enganado para isso.

Poderes e habilidades

Poderes e habilidades

Devido às várias transformações e mutações pelas quais passou, os poderes do Fera sempre variaram bastante. No entanto, a seguir se encontram aqueles que se mantiveram mais constantes:

Superforça

Em sua adolescência e antes de sofrer a mutação que o deixaria com a forma de gorila, Hank era capaz de erguer objetos com até uma tonelada de peso. Após a transformação, sua força aumentou e se estabilizou, sendo capaz de erguer até 10 toneladas.

Resistência, reflexos, velocidade e agilidade melhorados

Fera é capaz de se mover a velocidades incríveis, muito superiores às de uma pessoa comum, e são ainda maiores quando corre utilizando os quatro membros, como um animal. Seus reflexos são rápidos ao ponto de impedir o disparo de uma arma. Sua resistência a impactos é grande, embora esteja longe de ser invulnerável. Ainda pode ser ferido por meios tradicionais.

Fator de cura acelerado

A recuperação de suas feridas de combate e doenças também ocorre muito mais rápido do que uma pessoa comum. Seu organismo precisa de apenas alguns dias para se curar e voltar ao normal. Em adição a isso, Fera também possui uma resistência a certas substâncias tóxicas e a invasões telepáticas.

Sentidos sobre-humanos

Seu cinco sentidos também são muito mais aguçados que os de uma pessoa, se assemelhando muito mais aos de um animal. Fera é capaz de ouvir sons em frequências que humanos não conseguem perceber e possui o olfato muito mais apurado. 

Feromônios

Essa é a habilidade mais animalesca que o Fera possui. Ele é capaz de gerar e manipular feromônios para atrair o sexo oposto.

Garras e presas afiadas

Fera é capaz de estender garras afiadas da ponta de seus dedos. São afiadas e resistentes ao ponto de perfurar e cortar a maioria das superfícies, seja carne, madeira ou pedra. São essas garras que o permitem escalar e subir em paredes.

Intelecto genial

Hank McCoy é considerado uma das oito pessoas mais inteligentes do planeta. É um dos bioquímicos mais renomados do planeta e possui seis PhDs em outras áreas, como genética e eletrônica. Tem conhecimento de várias línguas, como inglês, francês, alemão, latim, japonês, árabe e russo.

Qual é a fase deste personagem que mais prefere? O original com seus pés e mãos enormes? O gorila de pelos azuis? Ou seria a fase de aparência felina? Não importa a aparência ele tem, o Fera sempre será um dos mutantes mais queridos do público.