David Haller é o mutante profundamente complexo com o codinome de Legião. Se você não lê os quadrinhos dos X-Men, é provável que não conheça este personagem; mas com a nova série Legion chegando em breve na Fox, você vai querer saber o essencial sobre Legião.

Descubra os mais importantes fatos sobre esse mutante tão especial!

Filho de Charles Xavier

Charles Xavier e Legião

Antes de se tornar o mentor dos X-Men, Charles Xavier esteve uma temporada em Israel, onde viria a conhecer Gabrielle Haller. Gabrielle era uma paciente de um instituto para sobreviventes do Holocausto onde Xavier se encontrava a trabalhar.

Ela estava com seu cérebro profundamente danificado após anos de tortura em campos de concentração nazistas. Xavier usou as suas habilidades telepáticas para a libertar do estado catatônico e conseguiu curar Gabrielle. Os dois se apaixonaram e mantiveram uma relação enquanto Charles permaneceu em Israel.

O futuro Professor X partiu para o Tibete sem saber que Gabrielle estava grávida de David. Ela não contou a Xavier sobre o seu filho e ele só viria a descobrir David quando este era um adolescente.

Descubra várias curiosidades sobre Charles Xavier, o líder dos X-Men!

O despertar dos seus poderes

Legião

O surgimento dos poderes nos mutantes acontece geralmente durante um evento traumático. Isso foi o que aconteceu com David quando ele vivia em Paris com seu padrasto e sua mãe, que se tinha tornado embaixadora de Israel.

A casa da família foi invadida por terroristas que queriam matar todos os israelenses que encontrassem. Daniel Shomron, o padrasto de David, foi assassinado à sua frente e isso despertou uma raiva profunda que viria a revelar os seus poderes psiônicos.

A criança incinerou acidentalmente todos os terroristas e descobriu que estabelecia contacto telepático com todos eles, sentindo aquilo que eles sentiram em aquele momento. Esta experiência profundamente violenta mergulhou David em um estado catatônico semelhante ao da sua mãe.

Ele consegue absorver a consciência de outras pessoas

Legião

O ataque terrorista acordou os poderes de David e um desses poderes é particularmente perturbador: ele absorve a consciência de outros na sua mente. Isso aconteceu com o líder dos assassinos: Jemail Karami. Sim, o jovem adolescente absorveu a consciência da pessoa que lhe causou tanta tragédia.

Após anos de luta, Karami conseguiu a sua individualidade dentro da mente de David e essa persona tem acesso aos seus poderes telepáticos. Conseguindo ler a mente de David, o terrorista se surpreendeu ao descobrir quem realmente eram as suas vítimas. Conhecendo agora a bondade do garoto e da sua família, Karami decidiu ajudar David a restaurar a sua sanidade mental.

David foi autista e sofre de transtorno dissociativo de personalidade

Legião, Styx e Vampira

Com o violento ataque, a mente de David nunca mais ficaria a mesma. Quando acordou da catatonia, os médicos diagnosticaram o jovem com autismo e transtorno dissociativo de personalidade. A sua mente ficou dividida em várias personalidades distintas que lutam pelo controle da sua mente e têm diferentes poderes associados.

David tem imensos poderes mas cada um deles é controlado por uma persona diferente, e elas variam entre benevolentes e malignas.

A lista de personalidades é longa mas algumas se destacam: Karami é um dos mais poderosos e buscou reintegrar as outras personalidades na tentativa de curar David; Jack Wayne controla a telecinésia e é a personalidade mais maligna; Cyndi uma garota rebelde e controladora do poder da pirocinésia de David. Outras personas dignas de nota são Styx, Susan in Sunshine, Time Sink e Imagem Sangrenta.

A série Legion vai redefinir o gênero dos super-heróis?

Ele é um mutante de nível Ômega com vastos poderes

Legião

Falar de um mutante nível Ômega é falar de um mutante raro com poderes que parecem ultrapassar os limites conhecidos. Os poderes de Legião são vastíssimos e existe a possibilidade de nem todos se terem manifestado. Existe a teoria de que ele é capaz de gerar mutações espontaneamente.

Mas entre as suas capacidades mutantes destacam-se os poderes mentais e psiônicos: telecinésia, pirocinésia, telepatia, absorção da consciência de outros, manipulação do tempo, do espaço e da própria realidade.

Ao longo da história nos quadrinhos, Legião já demonstrou uma quantidade insana de poderes mas existe algo que o limita: cada poder é controlado por uma personalidade diferente.

A possessão pelo Rei das Sombras e a morte da Sina

a morte de Sina

Quando David acordou do seu estado catatônico e foi revelado que ele era como uma criança em um corpo de adolescente, sua mãe o enviou para a Ilha de Muir. Aqui se localizava um instituto de estudos de mutantes, fundado pela Dra. Moira MacTaggart, com quem David encontrou os cuidados que necessitava.

Mas durante um ataque dos Carniceiros à ilha, o Rei das Sombras ganha o controle da mente de David. Foi durante essa possessão que Legião mata Sina, quando ela revelou visões de um futuro alternativo causado por ele (Era do Apocalipse) e o jovem não conseguiu lidar com isso.

A destruição total da ilha de Muir pelo Rei das Sombras foi impedida pelo Professor X. Xavier derrota o Rei das Sombras mas Legião termina essa tragédia novamente em coma.

Sabia que Sina foi o amor da vida de Mística?

Legião criou a Era do Apocalipse

Era do Apocalipse

As palavras de Sina foram mal interpretadas por Legião e isso levou o mutante a viajar no tempo para eliminar Magneto. David buscava tornar realidade o sonho de Xavier: uma coexistência pacífica entre humanos e mutantes. Legião estava seguro que seria necessário Magneto não existir para isso acontecer.

David viajou até o tempo em que o vilão e o seu pai eram amigos e atacou Magneto com facas psiônicas. Xavier se lançou na frente do perigo para salvar o seu amigo e acabou morrendo pelo próprio filho.

Toda a realidade foi alterada e nasceu a Era do Apocalipse onde o mutante Apocalipse estava em uma missão de eliminação da humanidade.

Seu codinome é de origem bíblica

Legião

Quando Professor Xavier entrou pela primeira vez na mente de David, ele descobriu as várias personalidades no seu interior. Xavier questionou quem eles eram e a resposta foi “você tem a educação, professor, por isso nos diga, nós somos muitos… então nos chame de Legião!”.

Isso é uma referência bíblica ao versículo 9, do capítulo 5 do Evangelho de Marcos quando Jesus expulsa de um homem uma legião de demônios:

Então Jesus lhe perguntou: "Qual é o seu nome?"
"Meu nome é Legião", respondeu ele, "porque somos muitos."

Legião foi criado por Chris Claremont. Leia a nossa entrevista exclusiva com o autor!