Marvel revela linha do tempo oficial do MCU, mas gera dúvidas!

Desde que Homem-Aranha: De Volta ao Lar "bagunçou" a linha do tempo da Fase 3 do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), os fãs se perguntam qual seria a linha cronológica correta dos filmes.

Agora, a obra Marvel: Os Primeiros Dez Anos detalhou essa cronologia, corrigiu um erro cometido no longa do cabeça de teia, mas gerou novas dúvidas!

A cronologia "correta"

marvel linha do tempo

Por muito tempo, os fãs acreditaram que Homem de Ferro, o primeiro filme que marca os últimos dez anos do MCU, se passava em 2008, e que os acontecimentos de Vingadores ocorreram em 2012.

Essa linha do tempo, contudo, ficou confusa com a estreia de Homem-Aranha: De Volta ao Lar. É que, no prólogo do filme, vemos Adrian Toomes (Michael Keaton) trabalhando com destroços da Batalha de Nova York, ocorrida em Vingadores, portanto em 2012.

A cena, porém, é seguida por um salto temporal com um aviso "Oito anos depois" e, a seguir, pelo momento em que Happy Hogan (Jon Favreau) leva Peter Parker (Tom Holland) para Alemanha, onde ele participa da batalha vista em Capitão América: Guerra Civil. Tudo isso, colocariam os filmes a partir de Capitão América: Guerra Civil no futuro...

Agora, o livro Marvel: The First Ten Years (Marvel: Os Primeiros Dez Anos) trouxe, pela primeira vez uma linha de tempo oficial dos estúdios, que pode ser vista abaixo:

  1. 1943-1945: Capitão América: O primeiro Vingador
  2. 2010: Homem de Ferro
  3. 2011: Homem de Ferro 2; O Incrível Hulk; Thor
  4. 2012: Os Vingadores; Homem de Ferro 3
  5. 2013: Thor: O Mundo Sombrio
  6. 2014: Capitão América: O Soldado Invernal; Guardiões da Galáxia e Guardiões da Galáxia Vol. 2
  7. 2015: Vingadores: Era de Ultron; Homem-Formiga
  8. 2016: Capitão América: Guerra Civil; Homem-Aranha: De Volta ao Lar
  9. 2016-2017: Doutor Estranho
  10. 2017: Pantera Negra; Thor: Ragnarok; Vingadores: Guerra Infinita

A nova cronologia, portanto, corrige um erro: Homem-Aranha: De Volta ao Lar se passou quatro anos depois de Vingadores, não oito. Ainda assim, novas dúvidas surgem, agora em relação a Capitão América: Guerra Civil, Pantera Negra e Homem-Formiga e a Vespa (esse nem está na linha do tempo...).

As dúvidas

mavel linha do tempo

De acordo com a nova linha do tempo, Pantera Negra se passa em 2017. Contudo, Capitão América: Guerra Civil, no qual o rei T'Chaka morre, se passa em 2016. O problema aqui é que Pantera Negra dá a impressão de se passar apenas semanas após os acontecimentos da Guerra Civil.

E antes que alguém pense que Guerra Civil poderia ter sido no final de 2016, enquanto Pantera Negra poderia ser no início de 2017, vale lembrar que Homem-Aranha: De Volta ao Lar mostra Peter meses depois de o jovem voltar da Alemanha, mas ainda em 2016.

Outro ponto que ficou muito confuso foi a ausência de Homem-Formiga e a Vespa, além de uma linha temporal bem bagunçada no caso deste filme. No longa, vemos que Scott Lang (Paul Rudd) foi condenado a dois anos de prisão domiciliar e mais três em condicional por ter sido parte da Guerra Civil.

Com os acontecimentos do filme se passando no final da pena de prisão domiciliar, o filme parece, portanto, se passar em 2018, visto que Capitão América: Guerra Civil foi em 2016, certo? Mas e o fato de a cena pós-crédito situar o filme no mesmo período de Vingadores: Guerra Infinita, datado na nova linha do tempo em 2017?!

Parece que a Marvel ainda vai precisar rever alguns pontos de sua nova linha do tempo... 

Atualizado em
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Cearense com muito orgulho, graduou-se em Jornalismo, em 2012, pela Universidade de Fortaleza e, atualmente, é Mestranda em Comunicação, Arte e Cultura na Universidade do Minho, em Portugal. Trabalha como repórter desde 2010, mas é nerd de carteirinha desde criança.