Qual é a ordem cronológica dos mangás de Os Cavaleiros do Zodíaco?

Saint Seiya, conhecido no Brasil como Os Cavaleiros do Zodíaco, é um famoso mangá escrito originalmente por Masami Kurumada e ficou muito conhecido após a sua exibição na TV aberta, inicialmente na Manchete e, alguns anos depois, na TV Bandeirantes.

Por conta deste fato, Os Cavaleiros do Zodíaco virou uma grande febre, arrastando milhares de fãs e trazendo a atenção para os mangás. Porém com o decorrer dos lançamentos, a ordem para ler os mangás ficou um pouco confusa. Por isso, o Aficionados apresenta a ordem cronológica para ler Os Cavaleiros do Zodíaco.

Saint Seiya: The Lost Canva Gaiden

Saint Seiya: The Lost Canvas Gaiden

O primeiro mangá da ordem cronológica de Os Cavaleiros do Zodíaco. Chamado de Saint Seiya: The Lost Canva Gaiden, ele é um spinoff que narra as histórias solos dos Cavaleiros de Ouro no século XVIII, ocorridas antes do confronto contra Hades.

A única exceção na trama é a história de Dohko de Libra, o mestre de Shiryu de Dragão, que se passa após a Guerra Santa. Tanto que ela pode ser vista no anime durante a Saga de Hades.

Saint Seiya: The Lost Canvas

Saint Seiya: The Lost Canvas

Assim como TLC Gaiden, os mangás de Saint Seiya: The Lost Canvas são parte de um spinoff. Nele é retratado a Guerra Santa contra Hades durante o século XVIII, mostrando como cada cavaleiro conquistou seu grau de Cavaleiro de Ouro.

O Cavaleiro de Ouro Dohko, que vem a ser o mestre de Shiryu, é o único que tem seu Gaiden logo após os acontecimentos da batalha contra Hades.

Saint Seiya: Next Dimension

Saint Seiya: Next Dimension

O próximo mangá da ordem cronológica é Saint Seiya: Next Dimension, que segue focada nos Cavaleiros de Ouro e é parte da linha oficial. O mangá conta a história da Guerra Santa contra Hades, no século XVIII, entretanto é continuação direta dos mangás de 1986.

O arco conta a história de Tenma e Alone, que são grandes amigos e acabam descobrindo que são os receptáculos de Hades e Pégaso. Apesar da semelhança com TLC, o Next Dimension tem grandes diferenças com o outro mangá.

Saint Seiya: Episode G

Saint Seiya: Episode G

Mesmo sendo um spinoff, Saint Seiya: Episode G também é um dos mangás lidos para seguir na linha cronológica. Essa história em questão narra acontecimentos ocorridos seis anos antes dos narrados no mangá clássico.

A trama tem foco nos Cavaleiros de Ouro do mangá clássico e mostra a história dos personagens em combate contra deuses e titãs. Apesar de mostrar os doze cavaleiros, Aiolia de Leão e Aiolos de Sagitário, ambos irmãos, ganham destaque no mangá.

Saint Seiya (Clássico)

Mangá Os Cavaleiros do Zodíaco

Finalmente chegamos ao primeiro mangá da franquia Os Cavaleiros do Zodíaco. O anime foi baseado nesta trama e conta a história de cinco Cavaleiros do Bronze que renascem para proteger a Deusa Athena.

Aqui conhecemos Saori Kido, que é a reencarnação de Athena, e apresenta Seiya, Shun, Hyoga, Shiryu e Ikki. Os jovens cavaleiros são os protetores de Saori e enfrentam grandes inimigos, desde os poderosos Cavaleiros de Ouro, Poseidon e Hades.

Saintia Shô

Mangá Saintia Shô

Saintia Shô é um dos mais recentes mangás lançados da franquia de Os Cavaleiros do Zodíaco. Um spinoff que conta a história de cavaleiras da guarda de Athena, que diferente das Amazonas, mostram seus rostos.

Na trama conhecemos Shoko, que descobre sobre a guarda pessoal de Athena após alguns acontecimentos com sua irmã. A história se passa após a revolta de Saga de Gêmeos e as guerreiras precisam enfrentar a Deusa Éris.

Saint Seiya: Gigantomaquia

Saint Seiya: Gigantomaquia

Saint Seiya: Gigantomaquia é uma história lateral, mas considerada por muitos como parte da linha oficial de Os Cavaleiros do Zodíaco. Ela narra acontecimentos após a Batalha das 12 Casas e mostra os confrontos dos Santos de Athena contra os Gigas.

A história se passa no século XX e apresenta outros personagens integrando o mangá clássico que todos já conhecem.

Saint Seiya: Ômega

Saint Seiya: Ômega

O último mangá na linha cronológica é Saint Seiya: Ômega! Mais um spinoff da franquia, a trama se passa 25 anos após a história de Seiya e seus amigos, além de apresentar novos cavaleiros de Athena.

Kouga é o novo cavaleiro de Pégaso e acaba por derrotar o Deus Marte. Agora, ele precisa enfrentar a Deusa Pallas, que quer acabar com a vida de Athena.

--------------------------------------------

E aí, qual é seu cavaleiro favorito de toda a franquia do mangá? Conta pra gente!

Em julho deste ano, a Netflix fez uma nova série de Os Cavaleiros do Zodíaco. Chamada de Kinghts of the Zodiac, a primeira temporada já tem 6 episódios lançados.

FIQUE LIGADO:

Qual a ordem cronológica do anime de Os Cavaleiros do Zodíaco?

Afinal, a versão de Cavaleiros do Zodíaco da Netflix é tão ruim assim?

Conheça os personagens mais poderosos de Cavaleiros do Zodíaco