Tudo sobre Saintia Shô, série spin-off de Os Cavaleiros do Zodíaco

Em homenagem aos 30 anos da icônica série, fomos presenteados com Os Cavaleiros do Zodíaco: Saintia Shô (ou Saint Seiya: Saintia Shô), um spin-off da obra de Masami Kurumada que põe como protagonista um grupo de guerreiras guardiãs da deusa Athena. Ou seja, é como se fosse Os Cavaleiros do Zodíaco, mas em versão feminina.

Escrito e ilustrado por Chimaki Kuori, o mangá começou a ser publicado em 2013 (no Japão) e 2016 (no Brasil). E a melhor notícia é que em breve vai sair a adaptação em anime, pelas mãos da grande Toei Animation.

Não sabe nada sobre as Saintias? Então eleve o seu Cosmo e veja aqui tudo sobre esse novo arco do universo de Cavaleiros do Zodíaco. 👇

O que são as Saintias?

saintia sho

São guerreiras especiais que formam a guarda pessoal da deusa Athena, responsáveis por garantir a segurança do corpo humano em que a energia da entidade divina está presente, nesse caso a jovem Saori Kido.

As saintias são as versões femininas dos clássicos Cavaleiros e, assim como eles, também são equipadas com armaduras correspondentes à uma constelação. Em resumo, as saintias recebem o mesmo tipo de treinamento que um Cavaleiro do Zodíaco clássico, mas com o "bônus" de representarem a proteção pessoal e íntima de Athena. 

Qual a diferença entre as Saintias e as Amazonas?

Diferente das guerreiras Amazonas que já conhecemos da série clássica, as saintias não usam máscaras. As guardiãs pessoais de Athenas não precisam abdicar de seu lado feminino (como acontece com as Amazonas), pois são consideradas seres especiais e puros. 

Qual a história de Saintia Shô?

saintia shô

Mesmo sendo considerada um spin-off, toda a história de Saintia Shô se passa no mesmo universo e linha temporal da série clássica criada por Kurumada. Ou seja, não se trata de um genderbend ou reboot, mas sim de uma nova perspectiva sobre os eventos que estão presentes na história cânone. 

A trama começa pouco tempo antes do início do Batalha Galática, dando destaque para o papel das Saintias na defesa do mundo contra as forças do mal. 

A protagonista é a jovem Shoko, que é atormentada por pesadelos bizarros e pelo "desaparecimento" de sua irmã, Kyoto. Shô (apelido de Shoko) descobre que Kyoto passou os últimos anos recebendo treinamento para se tornar uma das Saintias de Athena e, finalmente, consegue se reencontrar com a irmã.

Porém, nesse mesmo instante, surge Éris, a deusa da destruição e discórdia, como grande ameaça sobre o mundo. Após um acontecimento muito trágico e dramático, a vida de Shoko muda totalmente, passando a também integrar o time de guardiãs da deusa Athena.

Não vamos falar muito sobre a história para não dar spoiler, mas um detalhe bastante interessante sobre Saintia Shô é a presença de personagens que são velhos conhecidos dos fãs de Cavaleiros do Zodíaco

Como a nova série se passa no mesmo universo e linha temporal que o mangá/anime clássico, as saintias irão se deparar com acontecimentos e guerreiros que também estavam presentes na obra de Kurumada. Se prepare para reencontrar Seiya de Pégaso, Milo de Escorpião, Jabu de Unicórnio, entre outros. 

O mangá também tem uma explicação muito interessante e convincente para o motivo de nunca ter sido mencionado a existência das "lendárias" Saintias na obra clássica.

Quem são as Saintias de Athena?

saintias de athena

O "esquadrão especial" de proteção da deusa Athena é composto por cinco guerreiras (ou seis, se contarmos com a Kyoko). 

Shoko de Cavalo Menor

shoko

É a personagem principal da série (e quem dá nome ao anime, afinal o "Shô" é apelido de Shoko). Foi claramente inspirada em Seiya, desde algumas características físicas, de sua personalidade e o colar de pégaso que carrega consigo também é outro forte easter egg.

Shoko se torna saintia após o ataque de Éris ao Santuário, quando sua irmã, Kyoko, ao tentar protegê-la, é capturada pela deusa da destruição. A partir de então, Shô passa a usar a armadura de Cavalo Menor (ou Equuleus, como na tradução brasileira) e integra o time de guardiãs de Athena para deter Éris e suas dríades.

Kyoko de Cavalo Menor

Kyoko

É a irmã mais velha de Shô. Treinou durante muitos anos na Academia das Saintias para se tornar uma das guardiãs de Athena. Após o ataque de uma das Dríades de Éris, Kyoko foi "absorvida" pela entidade maligna, deixando a sua armadura para a irmã mais nova, assim como o seu legado.

Mii de Golfinho

mii de golfinho

Alicia Mii Benethol é o seu verdadeiro nome e se comporta como se fosse a "secretária" de Saori, acompanhando a deusa Athena a todo o momento. 

Mii é a Saintia de Golfinho (tem a armadura da constelação de Delphinus) e lembra bastante o Shiryu de Dragão (principalmente a sua personalidade). Após um início "conturbado", Mii e Shô se tornam melhores amigas. 

Seus poderes estão relacionados com o elemento da água e são muito potentes, outra característica que lembra o clássico cavaleiro de armadura de bronze.

Xiaoling de Ursa Menor

Xiaoling

É a mais frágil e delicada das Saintias, pelo menos aparentemente. De origem chinesa, Xiaoling é a dona da armadura de Ursa Menor e, mesmo sendo bastante inexperiente em comparação às demais amazonas, é uma das que têm maior determinação.

A sua personalidade é, por momentos, comparada à de Shun de Andromeda.

Katya de Coroa Boreal

katya de coroa boreal

Linda, forte e um pouco arrogante. Katya é claramente inspirada em Hyoga de Cisne (aliás, ambos são da Rússia). Essa saintia tem golpes baseados no ar frio, assim como o cavaleiro de bronze de cisne. 

Erda de Cassiopéia

erda de cassiopeia

Traduzida também como Elda, esta é a saintia de Cassiopéia e, assim como o Ikki de Fênix, a amazona consegue controlar o Cosmo para manipular o fogo. 

Um dos grandes destaque da saintia de Cassiopéia no mangá é o seu confronto com o Cavaleiro de Ouro de Câncer (chamado em Saintia Shô de Máscara da Morte de Câncer).

Éris, a grande vilã

éris

É a deusa da destruição e discórdia, que desde tempos mitológicos busca destruir Athena. Éris foi capturada e presa em uma Maça Dourada, sob a forma de uma cobra gigante com asas (que aparece constantemente nos pesadelos de Shoko).

Com a ajuda das Dríades, o objetivo da deusa é reencarnar no corpo de uma hospedeira para que possa iniciar o caos na Terra. 

Éris é extremamente maligna, alimentando o seu poder a partir da maldade dos seres humanos. Em Saintia Shô a deusa da destruição usa de sementes do mau para espalhar a discórdia pelo mundo. 

O que são as Dríades de Éris?

saintia sho - dríades

São as "filhas" de Éris, criaturas criadas pela deusa e alimentadas com seu poder, servindo como uma espécie de exército de combate da vilã.

Esses guerreiros do espírito maligno são fundamentais para Éris, pois ajudam a capturar um corpo para que a deusa consiga reencarnar na Terra.

Entre as várias dríades, algumas se destacam por serem de alta classe: Atë de Ruína (representante das dríades) e Phonos de Assassinato (único filho do gênero masculino de Éris), por exemplo.

As demais dríades (mais fracas) são chamadas de "filhas sinistras". São criaturas desprovidas de alma e, quando morrem, transformam-se em flores. 

Anime de Saintia Shô está chegando

saintia shô - anime

Escrito e ilustrado pela mangaká Chimaki Kuori (mas com supervisão do mestre Kurumada), o mangá começou a ser publicado no Brasil pela editora JBC desde 2016. Em dezembro desse mesmo ano foi anunciado que uma adaptação em anime seria produzida, em celebração aos 30 anos da franquia Cavaleiros do Zodíaco.

Porém, após um grande hiato sem grandes informações sobre esse novo projeto, em fevereiro de 2018 o estúdio Toei Animation anunciou em sua conta do Twitter que serão os responsáveis por produzir o anime. O comunicado ainda prevê o lançamento para 2019.

Brand new visual revealed for the new spinoff series Saint Seiya: Saintia Shō, featuring the first all-woman team of Zodiac warriors, set to premiere in 2019! pic.twitter.com/g1va3oMSA5

— Toei Animation (@ToeiAnimation) 22 de fevereiro de 2018

Tradução:

Novo visual revelado para a nova série spin-off Saint Seiya: Saintia Shô, apresentando a primeira equipe feminina de guerreiras do zodíaco, prevista para estrear em 2019!

E você, fã de Cavaleiros do Zodíaco, já conhecia essa nova série? Está acompanhando os mangás e ansioso/a pelo anime? Deixe a sua opinião sobre Saintia Shô nos comentários e compartilhe conosco o que mais gostaria de saber sobre essa nova faceta da franquia inicialmente criada por Kurumada!