Teoria Legion: saiba como o Rei das Sombras está manipulando David

O episódio 4 de Legion foi mais uma montanha-russa psicadélica da qual não queremos sair. Mas entre as revelações e novas confusões instauradas, existe uma teoria cada vez mais ganhando força: o Diabo Com Olhos Amarelos é o Rei das Sombras.

Um cachorro com um nome suspeito

Amy e Kissinger

Semana passada, analisamos o episódio “Chapter 3” e uma das coisas que mencionamos foi o nome do cão de David: King. Um nome aparentemente inocente até pensarmos na história dos quadrinhos e na influência que um vilão teve em David: o Rei das Sombras (Shadow King no original).

Admitimos que essa podia ser uma ideia muito forçada, mas os desenvolvimentos do quarto episódio dão força às nossas suspeitas. Em “Chapter 4”, a irmã de David descobre que o psiquiatra do irmão está em uma cela junto da sua. Eles falam sobre David e o psiquiatra pergunta a Amy se ela nunca suspeitou de nada estranho no seu irmão.

Amy admite que sim, naquilo que parece ser uma permissão que ela dá a si mesma ao fim de muitos anos: admitir que algo de bizarro rodeava David. Nas suas revelações, ela conta como David falava com entidades que não existiam, e quando ela perguntava “com quem você está falando?”, David respondia “King.”

O psiquiatra refere que esse era o cachorro dos irmãos, e que David falava muito nele. Amy responde “Doutor, nós não tínhamos um cachorro.

Lenny VS Benny

Benny

Uma grande revelação dessa semana foi a descoberta de que as memórias de David tinham sido modificadas ainda mais do que já se sabia. Até agora tínhamos visto a presença de Lenny em vários momentos do passado de David, mas tudo isso foi revelado como sendo falso.

Ptonomy e Sydney vão ao encontro da ex-namorada de David, Philly, e falam brevemente sobre o mutante. Quando questionada sobre o fim do namoro, Philly menciona a péssima influência de Benny no seu namorado, referindo-se a ele como “pusher”, alguém que vende drogas ilegais.

Tudo isto instala a confusão em Sydney que não entende como Lenny possa ser Benny. Syd continua a afirmar que viu Lenny morta no Instituto Clockworks, que sabe que foi ela que a matou acidentalmente com o poder de David.

Assim, temos duas pessoas diferentes que comprovam a existência destes dois elementos que parecem ser um só: Lenny e Benny. Philly atesta a existência de Benny, e Syd está segura de que Lenny era alguém real.

E como fica o público perante isso? Perante este mistério, o melhor mesmo é voltar aos quadrinhos e entender quem é o Rei das Sombras.

Os poderes do Rei das Sombras

Rei das Sombras

A história desse vilão é muito antiga no universo Marvel, e está profundamente ligada a Charles Xavier e Legião. Um dos primeiros vilões do Professor X, ele também atacou David e tomou controle do seu corpo.

O Rei das Sombras é um dos maiores telepatas do planeta, existindo um debate sobre se ele será ou não mais poderoso que o próprio Xavier. Ele já demonstrou também que não precisa de um corpo para sobreviver, usando sua forma astral e energia psiônica para possuir os corpos que quiser.

O plano astral é o seu reino de eleição, conseguindo controlar essa dimensão como deseja e sendo capaz de possuir outros sem sair desse lugar.

Em “Chapter 4” vimos pela primeira vez o plano astral, com David encontrando Oliver Bird que se encontra preso nessa dimensão. Oliver avisa o mutante que ele só está a salvo do seu “parasita” se permanecer no seu mundo gelado; mas David quer retornar o mais rapidamente possível à dimensão real e decide arriscar.

David sai fora do esconderijo de gelo e pouco depois está numa versão alterada do seu quarto de criança. E quem está à sua espera? Lenny.

Um veneno sem fim

Lenny e David

O Rei das Sombras é descrito como um ser malévolo sem corpo e com forma de pensamento. Uma das suas maiores especialidades é incitar as emoções e energias negativas das pessoas, por vezes nem sendo necessário mais do que a sua presença para isso acontecer.

Ele é uma entidade extremamente sádica, que se alimenta da violência e dor, que se diverte a criar o caos e a controlar os outros.

O que nos leva novamente a Lenny, a “amiga” de David que, desde que morreu, exibe um comportamento progressivamente maldoso. Ela suscita a dúvida em David, fazendo ele desconfiar da comunidade Summerland, criando o medo e avisando para ele não confiar em ninguém.

Em “Chapter 4”, ela fica extremamente nervosa por estar presa no plano astral com David. Querendo sair, Lenny mostra ao mutante a imagem de Syd, Ptonomy e Kerry sendo levados pelo Eye, gerando a raiva incontrolável de David e conseguindo o que queria: fugir do plano astral.

Se ela tinha a capacidade de projetar o que se estava passando noutra dimensão, então sabia que estava mostrando uma farsa. Syd tinha trocado previamente de corpo com Eye, e tudo indica que estava levando seus amigos para segurança em Summerland. Com a confusão da troca de corpos, a intervenção de David causa o pânico e talvez até a morte de Kerry.

Na última cena, vemos Lenny do lado esquerdo de David e a mão repugnante do Diabo Com Olhos Amarelos no lado direito.

Possíveis explicações

Lenny, David e o monstro

Com tudo o que assistimos até agora, é possível avançar com explicações hipotéticas para a teoria de que o Rei das Sombras se manifesta de várias formas. O vilão parece ter assumido vários rostos ao longo da vida de David, se adaptando às diferentes fases do seu crescimento.

Em criança, o Rei das Sombras parecia se manifestar através da ilusão do cachorro King. Apenas David via o animal e falava imenso com ele, guardando as melhores memórias do cachorro.

Mas foi também no Halloween do “Chapter 3” que King aparentemente fugiu e isso causou o encontro de David com o personagem do livro infantil mórbido. É possível que King e o garoto do livro sejam duas faces do vilão, ambas com o intuito de controlar David com mecanismos diferentes.

Benny era o amigo que acompanhava David nas suas memórias, alguém real e uma terrível influência para o mutante. Talvez as suas ações negativas para com David sejam elas o resultado da possessão de Benny pelo Rei das Sombras.

Além das drogas, foi Benny quem incentivou David a entrar no consultório do psiquiatra com o intuito de roubo. Mas, tal como Sydney relembra, a memória de David mostra também ele comendo a fita de gravações. O mais provável é ele ter mencionado o Diabo Com Olhos Amarelos e o monstro querer ver essas provas completamente desaparecidas.

Sabemos que Benny teve a ideia de assaltarem o consultório, algo que aparenta ter sido uma desculpa para o verdadeiro objetivo. A ideia foi transmitida pelo ser controlado tudo de longe, o que explica também a ausência de Benny durante o roubo.

Outro detalhe que indica que Benny poderia estar realmente possuído pelo Rei das Sombras é a visão que David quando ambos estando se drogando. Por momentos, David deixa de ver Benny (nessa memória ainda como Lenny) e vê o Diabo Com Olhos Amarelos no seu lugar.

E por que haveria David de trocar Benny por Lenny? Sabemos que Lenny é real por que Sydney verifica a sua existência, e a sua morte pode ter sido uma vitória para o vilão.

Não podendo usar mais Benny, o Rei das Sombras usa a imagem de Lenny, alguém que inspira confiança em David. No início do episódio, Ptonomy fala de como David tem suas memórias verdadeiras escondidas atrás das falsas. Melanie avança com a ideia de que eles ativaram um “guardião” quando entraram nas memórias de David.

Faltam ainda muitas peças para completar o puzzle mas não podíamos estar mais envolvidos nessa história. E você, concorda com essa teoria? Compartilhe suas ideias conosco no grupo Legion do Facebook!