Legion finalmente deu uma resposta sobre a sua linha temporal

No terceiro episódio de Legion, uma das grandes dúvidas sobre a série parece ter ficado resolvida: quando é que esses acontecimentos ocorreram? A questão sobre a linha temporal parece ter ficado solucionada com uma revelação de Melanie – mas será que ficou mesmo?

Artigo com spoilers para "Chapter 3".

Revelada a origem de Summerland

Cary e Melanie

Summerland, o refúgio para mutantes gerido pela Dra. Melanie Bird, teve sua origem desvendada pela mentora. A líder da rebelião mutante recordou o seu marido Oliver e explicou que Summerland era originalmente uma fazenda de cavalos, herdada pelo seu marido.

A época em que Oliver herdou a fazenda? Anos 40. E segundo Melanie, seu marido e o cientista Cary se uniram para criar o instituto, algo que ela afirma ter sido há 30 anos. Isso localizaria temporalmente Legion nos anos 70, algo que estaria em sintonia com a estética e vestuário apresentados pela série.

Confira 5 easter eggs impressionantes do episódio Chapter 3!

Faz sentido localizar Legion nos anos 70 do século XX?

X-Men

Quando Melanie descreve a época de construção de Summerland, ela refere que foi “antes das Divisões, antes de alguém saber quão rapidamente o mundo iria mudar”. As Divisões são os departamentos governamentais que buscam mutantes para fins ainda por explicar, mas que estão em guerra com o instituto de Melanie.

Imaginando uma época onde o conhecimento de mutantes começa a surgir junto das autoridades, faria sentido a designação dos anos 70 se pensarmos na história dos quadrinhos. A primeira HQ de X-Men foi lançada em setembro de 1963, algo que se enquadra na cronologia dada por Melanie.

Precisamos falar sobre a relação de David e Sydney em Legion

Mas será que podemos realmente apontar como os nossos anos 70?

Melanie Bird

Embora a resposta de Melanie pareça ser a chave para a questão cronológica, não podemos esquecer que a série já mostrou alguns dispositivos tecnológicos que não fazem sentido dentro dessa resposta.

Logo no primeiro episódio, durante o interrogatório de David, o agente da Divisão 3 está trabalhando com um tablet. Essa tecnologia não se enquadra nos anos 70 do século anterior. O que poderemos então estar assistindo?

Legion tem sido um produto independente dos outros baseados no universo Marvel; talvez essa distância seja mais profunda do que imaginávamos e estejamos assistindo a uma realidade alternativa. Talvez realmente sejam os anos 70, mas não do universo principal Marvel, também conhecido como Terra-616. Essa é a realidade mais próxima da nossa e, por isso mesmo, é fácil começar a assistir Legion e pensar na série como fazendo parte desse universo.

Legion pode estar pregando uma pegadinha no público, ao aparentemente ter revelado a sua linha temporal, mas colocando detalhes dissonantes que contradizem a sua própria resposta.

Ainda no seu terceiro capítulo, a série da FX ainda tem muitas respostas e reviravoltas a dar. Esta poderá ter sido apenas mais uma delas – mas não significa que tenha sido a resposta definitiva.

É fã de Legion? Então entre no nosso grupo de Facebook e compartilhe conosco suas teorias!