Legion: A insanidade, as novas alianças e o caminho para o fim

O episódio desta semana de Legion não poupou os espectadores no quesito insanidade. Tanto em uma demonstração física quanto em estados emocionais, Chapter 15 emaranhou os acontecimentos da trama dos novos episódios.

O que podia parecer uma nova distração para David - a exemplo da volta de Lenny e da morte de Amy - parece, contudo, estar desenhando o contexto que os mutantes precisarão enfrentar no final da temporada, ao colocar personagens em novas posições e construir novas alianças.

A insanidade e uma conclusão para a narrativa de Jon Hamm

legion

Desde o início desta temporada, o espectador vem acompanhando as explicações sobre o labirinto da mente, as formas como uma paranoia se forma e os caminhos a que uma simples ideia, uma ilusão ou um medo podem levar. Em Chapter 15, a narrativa de Hamm chegou a uma conclusão, mostrando, inclusive, a forma física do resultado final do processo: a insanidade.

Infectado, Ptonomy infecta os demais habitantes da Divisão III. David chega a tempo de impedir uma ameaça iminente a Fukyama e também salva os recém infectados sem problema. Em mais uma demonstração de seu poder, o mutante destrói a insanidade facilmente, afirmando até que não tinha tempo para aquilo, o que levanta mais uma vez o ponto sobre isso tudo também não ter passado de mais uma distração.

legion

Ptonomy, entretanto, não sobrevive. Ou pelo menos seu corpo não. Para salvar sua mente, as Vermillions o ligam à Divisão 3, em uma espécie de árvore-computador, onde sua consciência será mantida.

Novas alianças

legion

Com a morte de Amy, a aliança entre David e Farouk chegou ao fim. David está decidido a achar o corpo do Rei das Sombras e destruí-lo. Mas os dois seguem em sua batalha mental. Como em outros momentos, chega a ser difícil entender o que é real e até que ponto o vilão ainda controla a mente do mutante.

Uma nova parceria surge, então: Farouk e Sydney do futuro. O mais espantoso do momento, porém, são as motivações da mutante: ela precisa do Rei das Sombras para impedir que o mundo seja destruído. Por quem? Por David!

Aparentemente, David já não é o mesmo nessa linha do tempo. A ideia, inclusive, da inversão de papéis entre herói e vilão parece divertir Farouk.

As dúvidas continuam/aumentam

Qual o papel de Lenny nisso tudo? O que a nova posição de Ptonomy pode significar para os mutantes na batalha contra o Rei das Sombras? Podemos confiar na Sydney do Futuro? Farouk controla a Sydney do futuro? O que acontece com David no futuro a ponto de Sydney achar que uma aliança com o Rei das Sombras possa ser a única saída?

As dúvidas seguem aumentando e, aparentemente, entre eles também. Em Chapter 16, Sydney vai tentar salvar David de seguir o destino anunciado por sua versão do futuro. Mas David não parece estar compartilhando seus planos.

Chapter 16 de Legion vai ao ar no dia 22 de maio, nos Estados Unidos.