Legion: Enfim conhecemos o Legião! Mas Sydney mudou o futuro?

Em uma espécie de tenda, escura, suja, com o chão coberto por ossos, Lenny (Aubrey Plaza) aparece, deitada entre esqueletos, com um olhar maníaco. Sentado, como que em um trono, está David (Dan Stevens), enfim com os tão característicos cabelos para cima do Legião.

Foi dessa forma que Chapter 18 teve início. Com um relance do que seria/será o David do futuro. O episódio ainda traz a primeira referência ao alter ego do mutante, quando Melanie (Jean Smart), dominada por Farouk (Navid Negahban), refere-se a David como "Legião, o destruidor do mundo".

Mas, entre os muitos acontecimentos sombrios deste capítulo e um final no mínimo confuso, podemos crer que Sydney mudou o futuro?

O plano de David

legion
Em Chapter 16 e Chapter 17, vimos Ptonomy (Jeremie Harris) descobrindo a história de Fukuyama (Marc Oka), modificado por médicos para se tornar uma mente impenetrável, aquele que deveria guardar os maiores segredos. Não sabemos ainda se essa informação será importante no futuro. O fato é que, dentro da espécie de computador no qual sua consciência existe agora, Ptonomy descobre outra informação: o paradeiro do corpo de Farouk.

Usando uma das Vermillions para estabelecer comunicação, ele consegue avisar David. O mutante faz, então, um plano que, três episódios depois, ainda estamos apenas começando a entender.

O que sabemos até agora, contudo, é que David soltou Lenny e passou a ela, Kerry (Amber Midthunder), Cary (Bill Irwin) e Clark (Hamish Linklater) algumas missões. Até então, o plano resultou em Cary e Kerry presos no subterrâneo, enquanto Lenny aguarda fora do buraco, armada.

A essência de David

legion

Após capturar Sydney (Rachel Keller), Melanie, sob controle do Rei das Sombras, tenta convencer a mutante de que a real natureza de David é má. Syd, então, descobre que sua versão do futuro contou a Farouk que David é o vilão em sua linha do tempo: Legião, o destruidor do mundo.

Enquanto isso, em um jogo mental doentio, Farouk obriga Oliver (Jemaine Clement) a se passar por ele. David o tortura quase até a morte, na tentativa de descobrir para onde o vilão teria levado Sydney. Saber, depois, que aquele era apenas Oliver vai mexer com o mutante.

Sabemos que, nos quadrinhos, Legião é um anti-herói, mas o que isso significa para David na série? Anti-herói não é o mesmo que vilão, então podemos nos assegurar de que ele continue no caminho do bem, ainda que por métodos violentos?

Sydney mudou o futuro?

farouk legion

É isso. Farouk tem seu corpo de novo. Por meio de Melanie, o Rei das Sombras chegou até seu corpo e já se transferiu para ele. Enquanto isso, David reflete sobre as diferentes formas de matar o Rei das Sombras e se vingar, mas se preocupa por se sentir bem ao pensar em assassinar Farouk.

Embora o vilão termine o penúltimo episódio da temporada mais poderoso do que nunca, o fato de ele ter se reunido a seu corpo não significaria que Sydney mudou o futuro?

Sua versão do futuro não pedia para que David ajudasse o Rei das Sombras nesse processo, para que o vilão impedisse que o futuro Legião chegasse ao poder? Mas o que isso quer dizer agora para David? E para Farouk?

David ou Farouk?

david farouk legion

Como já é hábito de Legion, o episódio terminou com mais perguntas que respostas. Afinal de contas, ao final do episódio, aquele é Farouk que se transforma em David, dando a entender, na verdade, que era ele o tempo todo torturando Oliver? Conversando com Cary? Tudo para convencer os amigos de que David está seguindo o caminho do mal? 

Ou, de fato, foi David que torturou Oliver achando que se tratava do vilão? No final, então, seria David se passando por Farouk? Mais uma parte de seu plano?

A primeira opção parece mais viável, visto que Farouk/David atrapalha o plano da Divisão III. Ou tudo seria uma indicação do que o vilão disse a David? De que eles são parte um do outro? E os universos alternativos, apresentados por David nesta temporada, encaixam-se aqui de alguma maneira?

Passo final

David sabe o que deve fazer. Mas quais serão as consequências de suas escolhas? A promo de Chapter 19 mostra que a batalha mental entre David e Farouk vai continuar no episódio final da temporada.

E, pelo visto, assim como tentam incriminar David para Sydney, também vão tentar deixá-lo contra a mutante.

O último episódio da segunda temporada de Legion vai ao ar no dia 12 de junho, nos Estados Unidos. Lembrando que a série já foi renovada para uma terceira temporada.