Legion: Quem enviou a orbe e o que aconteceu dentro e fora dela

Legion está de volta! Com uma clara continuidade da sua temporada de estreia, o primeiro episódio da segunda temporada leva o título de Chapter 9 (Capítulo 9).

Não é de se estranhar, portanto, que este primeiro capítulo chegue repleto de respostas para o misterioso final da primeira temporada. Porém, também de novos mistérios, por meio dos quais apresenta a trama do novo ano da série. Cena por cena, entramos novamente no mundo de David Haller e terminamos o episódio sem certeza de nada.

As informações abaixo contêm spoilers da primeira temporada de Legion e do primeiro episódio da segunda.

Onde Lenny e Farouk estão?

legion

Um dos mistérios do final da primeira temporada girava em torno do paradeiro de Lenny e Farouk, agora no corpo de Oliver. Na primeira cena do novo episódio, vemos os personagens relaxando, mas percebendo aos poucos que estão presos em uma realidade sobre a qual não têm controle. É neste momento em que vemos quem está controlando o cativeiro: o Rei das Sombras.

Quem resgata David da orbe?

legion

A resposta para essa pergunta também já é dada no primeiro episódio: seus amigos e a Divisão III. Com um design que remete a uma colmeia de abelhas, o prédio da organização agora abriga um inconsciente David. Se suas capacidades telepáticas estiverem afetadas, o mutante parece não ter valor para a Divisão III. Após alguma insistência, contudo, David acorda, mas sem se recordar do que vivenciou dentro de seu cativeiro ou até mesmo quanto tempo passou lá.

Ao descobrir que está no quartel general da Divisão III, ele questiona a recente parceria entre seus amigos com a organização. Ptonomy explica que, após o desaparecimento de David, Syd e Melanie Bird teriam convencido a Divisão III - que é responsável por monitorar e combater ameaças mutantes - de que a maioria dos mutantes não são uma ameaça.

A aliança é, então, estabelecida e, juntos, eles vão buscar criar estratégias para enfrentar os inimigos reais. A prioridade é destruir o Rei das Sombras.

Como está Melanie Bird?

legion

Não muito bem. A astuta terapeuta parece ter deixado suas motivações de lado, bem como os objetivos de ajudar os mutantes. Melanie segue sem querer voltar ao trabalho após os acontecimentos da primeira temporada. Sem esperanças no retorno de Oliver, ela se aliena do mundo com o uso de entorpecentes.

Um corrida contra o Rei das Sombras

legion

Lenny segue em sua "viagem" aprisionada por Farouk na mente de Oliver, perguntando-se o que ele está procurando. Enquanto isso, Syd, Ptonomy e a Divisão III tentam entender os objetivos do Rei das Sombras, que agora está infectando pessoas (com exceção de crianças, que são imunes por motivos que nem os cientistas entendem).

A realidade do tempo que passou dentro da orbe cai, então, sobre David: 362 dias. Em um encontro com o Almirante Fukiyama, o mutante é avisado de que o Rei das Sombras ainda faz parte dele. Com o objetivo de recuperar as memórias de David e, a partir delas, localizar o vilão, a Divisão III já tem um equipamento, desenvolvido por Cary, para estimular o retorno das lembranças.

Ao contrário do mutante, contudo, a organização não está preocupada com o bem estar de Oliver, atual hospedeiro do vilão. Depois que Charles Xavier derrotou o Rei das Sombras no plano astral, o corpo físico do vilão desapareceu. A dúvida de Lenny é respondida neste momento: o Rei das Sombras está à procura de seu corpo físico. A mente de Farouk é poderosa, mas se ele se unir novamente a seu corpo de origem, onde estão de fato suas mutações genéticas, o antagonista pode se tornar imbatível

É necessário, então, encontrar sua forma física e destruí-la. A Divisão III segue procurando, assim como o vilão, envolvendo a todos em uma corrida por suas vidas.

As memórias de David

legion

O equipamento desenvolvido por Cary funciona e David se vê de volta ao misterioso club. Em uma nova cena de dança, ele, Lenny e Oliver/Farouk parecem competir. Mas pelo que estariam competindo? Pelo controle da mente de David?

A memória que vem antes do club, porém, é ainda mais intrigante. Logo após ser capturado pelo orbe, David caminha na escuridão e encontra com Syd. Como em um jogo de Imagem e Ação, ela explica a David que é uma versão de Syd do futuro. Ela, então, pede algo inesperado: que ele ajude o Rei das Sombras a encontrar seu corpo físico.

legion

Foi ela, a Syd do futuro, que havia mandado a orbe. Mas seria essa realmente uma versão de Syd no futuro? A mutante está sem um dos braços e parece abalada, além de não conseguir falar.  Ela usa ainda a bússola que David lhe deu após sair da orbe.

Novas dúvidas

legion

Muitas respostas e ainda mais dúvidas. A orbe teria sido de fato a tentativa de Syd de avisar David e mudar o futuro? Ou tudo isso não passa de uma nova tentativa do Rei das Sombras de controlar a mente de David?

Quem é o homem careca que aparece nas lembranças de David? O que significa o símbolo pintado em sua testa?

 Não seria Legion se já não começasse provocando todas essas perguntas, não é mesmo.

O narrador

legion

O novo episódio nos apresentou ainda ao narrador, cuja voz é de ninguém menos que Jon Hamm (Mad Men). O narrador guiará os espectadores em pequenas "lições" relacionadas à narrativa da série. Já neste primeiro capítulo, aprendemos mais sobre desilusões e fomos apresentados à loucura.

Chapter 10

Cumprindo a promessa de não manter segredos entre ele e Syd, David contará a ela, no próximo episódio, sobre seu encontro com a Syd do futuro na orbe. Cary tenta mexer no pequeno cativeiro de David, exclamando ter uma grande impressão de ser o responsável pela construção da esfera.

O Rei das Sombras parece estar de volta e o tempo está se esgotando. Melanie Bird aparentemente foi infectada pelo vilão. Syd, David e Ptonomy estão em uma missão.

O próximo capítulo de Legion vai ao ar no dia 10 de abril nos estados Unidos.