7 coisas em comum entre Kit Harington e Jon Snow, o Rei do Norte

A ficção e a realidade andam frequentemente de mãos dadas, mesmo em séries de fantasia como Game of Thrones. Kit Harington é o ator que dá vida a Jon Snow na televisão e os dois têm mais em comum do que você imagina.

Aviso: esse artigo tem spoilers da série até à temporada 6! Valar Morghulis.

1. Tal como Snow, Kit não é o seu verdadeiro nome

Jon Snow

O nome completo de Kit é Christopher Catesby Harington. Não existe qualquer Kit no seu nome verdadeiro, mas esse é o nome pelo qual ele sempre foi chamado pela família e amigos. De tal forma, que Kit apenas descobriu que se chamava Christopher quando tinha 11 anos! O ator contou essa história bizarra à revista Interview:

“Eu fui chamado de Kit desde o primeiro dia, sério, eu apenas descobri que meu nome era Christopher quando tinha 11 anos. Fui à escola, e lembro de ter de fazer esses testes para descobrir onde você se encaixa – quão inteligente você é. Eu escrevi ‘Kit Harington’ e eles olharam para mim como se eu fosse completamente estúpido, e disseram ‘Não, você é Christopher Harington.”

No final da temporada 6, o público descobriu também que Jon Snow não era realmente um bastardo de Ned Stark, mas sim filho de Lyanna Stark e Rhaegar Targaryen. Poderá ele ser realmente chamado de Jon Targaryen?

2. Ele vem de uma família aristocrata muito proeminente

Rei Carlos II

Kit tem como antepassados membros da realeza e nobreza, com vários duques, viscondes, barões na sua árvore genealógica. O membro mais proeminente da sua família foi o rei Carlos II de Inglaterra, Escócia e Irlanda, seu avô em oitavo grau do lado paterno.

Mesmo antes de ser revelado como filho de Rhaegar Targaryen, Jon Snow era considerado filho de Ned Stark. Os seus laços à nobreza de Westeros sempre estiveram presentes.

3. Mas Kit Harington não gosta de títulos de nobreza

Kit Harington

Harington é conhecido por desprezar as divisões por classes e por não estar nem aí para os seus títulos de família. Uma vez, ele disse mesmo:

“Existe uma obsessão pouco saudável na América com realeza e o sistema de classes. ‘Oh, meu Deus, você é filho de um duque!’ Eu não sou anti-realeza, mas quem é que quer saber disso?”

Em Game of Thrones, Jon Snow é enviado para a Muralha e sua condição de filho de Ned Stark causa a ele problemas com seus companheiros da Patrulha da Noite. Mas Jon faz de tudo para que se esqueçam disso, fazendo amizades sem olhar a títulos e se considerando igual a eles.

4. Modéstia é uma característica de ambos

Jon Snow

A vaidade ou ostentação não são traços da personalidade do ator ou do seu personagem. Todo fã sabe que Jon Snow é dos personagens mais modestos da série, não gostando de chamar atenção para si mesmo.

Kit Harington é alguém que não tem Twitter por ser igualmente modesto. Segundo o próprio, ele não tem conta de Twitter “porque não quero falar sobre mim próprio mais do que já preciso.”

5. Tyrion é o personagem preferido de Kit

Tyrion Lannister

Quando questionado sobre qual o personagem que gostaria de interpretar além de Snow, Kit respondeu:

“Eu sempre adorei o Tyrion. Não podia interpretar ele, obviamente, mas acho que Peter faz um trabalho tão maravilhoso com ele. Quando eu estava lendo os livros, eu sempre adorei ler as partes de Jon Snow porque era ele quem eu ia interpretar. Mas depois também fiquei entusiasmado com as seções do Tyrion. A dinâmica deles é intrigante também porque eles gostam um do outro. Acho que eles são dois forasteiros.”

Tal como Kit refere, Jon e Tyrion têm uma ligação incomum, sendo semelhantes pela forma como não pertencem realmente às suas origens. E como esquecer o famoso conselho de Tyrion a Jon?

“Deixe-me lhe dar um conselho, bastardo. Nunca esqueça quem você é, o resto do mundo não vai esquecer. Vista isso como armadura, e isso nunca poderá ser usado para o machucar.”

6. Seu amor na série é sua namorada na vida real

Kit Harington e Rose Leslie

Desde que Ygritte surgiu na vida de Jon Snow que ele nunca mais a conseguiu esquecer. A relação dos dois foi complicada e terminou de forma trágica, com Ygritte morrendo nos braços de Jon. Mas você sabia que Rose Leslie, a atriz que interpreta Ygritte, é mesmo namorada de Kit?

Em uma entrevista ao The Guardian, Harington explicou o quão difícil foi filmar a cena da morte de Ygritte:

“Eu e Rose nos conhecemos na temporada 2. A morte de Ygritte no set foi muito emocional: eu estava perdendo minha melhor amiga e namorada na série e eu estava voltando no próximo ano. O personagem estava sentindo a perda e eu também.”

Rose Leslie e Kit começaram a namorar em 2012,mas seu relacionamento já teve algumas rupturas confirmadas por Harington. Em 2016, o ator assumiu definitivamente o namoro.

7. Kit sente uma conexão real com Jon Snow

Jon Snow

Harington revelou algo que poucos possam imaginar que o liga a Jon: ambição. Em entrevista à Rolling Stone, Kit explicou:

“Algo que nos motiva é mais semelhante do que você poderia imaginar – ele é impulsionado pela ambição. Eu também fui sempre muito ambicioso. Snow é uma boa pessoa que acredita naquilo que está fazendo, mas é essa a luta: equilibrar dever com ambição. É assim que me sinto em relação à minha vida. Sou muito ambicioso, mas como posso equilibrar isso sem f**er a vida de outras pessoas à minha volta?”