Morte e ressurreição em Game of Thrones e o futuro de Jon Snow

Jon Snow morreu, ressuscitou e recuperou Winterfell. Tudo parece estar indo bem, mas será que ele está igual ao Jon que fora outrora? O que podemos esperar do futuro do personagem após essa jornada pelo mundo dos mortos?

Atenção: spoilers para a série.

Não é novidade que personagens voltem do mundo dos mortos

jon snow

É certo que pelo menos dois personagens para além de Jon já voltaram do além, no entanto não regressaram exatamente como nós os conhecíamos. Aliás, George R.R. Martin, fã confesso de Tolkien, faz um paralelo com a ressurreição de Gandalf, em uma entrevista recente à revista Time.

“Me aborrece que Gandalf tenha voltado dos mortos. Para mim, o Casamento Vermelho em O Senhor dos Anéis corresponde às Minas de Mória, quando Gandalf cai – é um momento devastador! (...). Depois, no segundo livro, ele aparece novamente. (...). Todo aquele tempo pensei que Gandalf estivesse morto, mas agora havia voltado e agora era Gandalf, o Branco. E continua a ser o mesmo de sempre, mas um pouco mais poderoso. Sempre me senti um pouco enganado. E enquanto crescia e pensava nisso, também me começou a parecer que a morte não pode fazer alguém mais poderoso. (...). Sim, se alguém voltar dos mortos, especialmente se sofrer uma morte violenta ou traumática, não vai voltar bonzinho. Isso é o que tentei e ainda tento fazer com Lady Stoneheart.”

Lady Stoneheart

lady stone heart

Se você leu os livros, sabe que Lady Stoneheart é um personagem importante em Westeros. Ela não é mais do que Catelyn Stark renascida como um espírito maléfico procurando vingança. Ou seja, Catelyn não voltou como uma mãe boazinha não, mas como um espírito sedento do sangue de seus inimigos.

Infelizmente, ela não foi trazia para a série, existindo apenas nos livros, mas é mais uma prova da visão de Martin de que quem passa pela morte não pode vir igual.

Beric Dondarrion

beira dondarrion

Esse personagem já nos foi apresentado. Trata-se de um cavaleiro ressuscitado seis vezes por um sacerdote de R'hllor! Mas também ficou claro que ele é um cara mudado desde essas suas travessias pelo mundo sobrenatural. Na realidade, Beric não está mudando apenas fisicamente, sua essência também está desaparecendo aos poucos.

Na mesma entrevista, Martin menciona o personagem como resposta às possíveis mudanças de Jon Snow:

“Certo. E o pobre Beric Dondarrion, que foi uma premonição disso tudo, cada vez é menos Beric. Suas memórias se estão esvanecendo, ele tem todas essas cicatrizes, ele está parecendo cada vez mais hediondo fisicamente, porque ele não é mais um ser humano vivo. O seu coração não está batendo, o seu sangue não corre nas suas veias, é uma criatura, mas uma criatura animada pelo fogo em vez do gelo.”

Mas não há mesmo chance de Jon salvar sua essência?

Existem duas teorias que podem explicar o porquê de Jon Snow não ficar transformado com essa experiência.

Jon Snow tem uma missão importante no mundo

white walkers

Corre pelos fãs a teoria de que Jon Snow possa ser Azor Ahai renascido. De acordo com a lenda, esse herói combateu e derrotou os Outros durante a Longa Noite, como campeão do Senhor do Fogo R’hllor. Existe uma profecia de que após um longo verão, Azor Ahai irá retornar, renascido do sal e da fumaça.

Jon Snow é um dos personagens que cumpre os requisitos para ser o eleito e talvez por esse ser o propósito de seu destino a sua ressurreição fosse protegida pelo Senhor do Fogo.

Jon Snow tem o melhor amigo do mundo

Fantasma

Essa é uma teoria um pouco mais viajada. Após Melisandre fazer sua tentativa de trazer Jon de volta, algum tempo passou sem sinal de sucesso e todos abandonaram a sala menos Fantasma, o lobo branco de Jon. Nos livros, a última palavra de Jon antes de tombar foi também o nome de seu companheiro “Fantasma”. Isso faz com que os fãs acreditem que sua alma permaneceu guardada dentro do lobo, esperando o momento ideal para ser devolvida ao seu dono.