Game of Thrones | Autor não pretende alterar sua obra por conta da série

O final de Game of Thrones desagradou muitos fãs da adaptação da obra de George R. R. Martin. No entanto, o autor não parece estar muito preocupado com isso: independente das reações que circularam na internet, ele não pretende alterar sua ideia de final apenas para agradar os leitores.

Em entrevista ao Entertainment Weekly, o escritor usou o exemplo da revelação dos pais de Jon Snow para falar sobre como muitas vezes a internet afeta a maneira como compreendemos seus livros e como fica mais difícil surpreender os leitores.

George R. R. Martin

Martin revelou que tem sido bastante desafiador ver sua obra no centro da discussão de tantos fãs mundo afora por conta do seriado. Ele falou sobre o desafio de continuar escrevendo nesse contexto.

A internet afeta tudo isso de uma forma como nunca foi afetada antes. Como o parentesco de Jon Snow, por exemplo. Havia indícios antecipados sobre isso [quem os pais de Snow eram] nos livros, mas apenas um leitor em 100 reuniu. E, antes da internet, tudo bem - para 99 leitores em 100, quando a filiação de Jon Snow for revelada, seria: "Ah, isso é uma grande reviravolta!" Mas na era da internet, mesmo que apenas uma pessoa em 100 descubra, ela publica online e as outras 99 pessoas leem e dizem: 'Oh, isso faz sentido'. De repente, a reviravolta que você está construindo está revelada. E há uma tentação de mudar isso [nos próximos livros] - "Oh meu Deus, está errado, eu tenho que inventar algo diferente". Mas esse pensamento é que está errado. Porque você está planejando um certo final e, de repente, muda de direção só porque alguém descobriu, ou porque não gosta, então estraga toda a estrutura. Então não, eu não leio os sites de fãs. Quero escrever o livro que sempre quis escrever o tempo todo. E quando sair eles podem gostar ou podem não gostar.

O escritor disse ainda que achava bastante estranho ver a série sair antes do seu livro. Para ele, era como se fossem "duas realidades paralelas".

Os últimos três anos foram estranhos, desde que a série ficou à frente dos livros. Sim, eu contei [aos showrunners David Benioff e Dan Weiss] várias coisas anos atrás. E algumas delas foram feitas. Mas, ao mesmo tempo, é diferente. Eu tenho ideias muito fixas na minha cabeça enquanto estou escrevendo 'Os Ventos do Inverno' e, além disso, em termos de aonde as coisas estão indo. É como duas realidades alternativas que existem lado a lado. Eu tenho que dobrar e fazer a minha versão, que é o que eu tenho feito.

E você? Acha que o final dos livros será melhor que o da série?

Os Ventos do Inverno ainda não tem data de lançamento prevista.

FIQUE POR DENTRO:

GoT Prequel | Fotos do set mostram símbolo dos Starks! Mas é mesmo?

Emmy 2019 | GoT lidera com 32 indicações! Confira lista de indicados

Game of Thrones | George R.R. Martin faz 6 revelações sobre spinoff!