Pantera Negra: Conheça o significado das cenas pós-créditos!

Tal como a Marvel nos tem vindo a habituar, Pantera Negra tem duas cenas extras que você pode assistir se esperar o rolar dos créditos. E, neste caso, ambas se relacionam com os próximos desenvolvimentos do Universo Cinemático Marvel e o papel de Wakanda no futuro da franquia.

Confira, então, em que consistem as duas cenas extra e seus significados!

Atenção: contém spoilers do filme!

Primeira cena: Wakanda se mostra ao mundo

wakanda

T'Challa, Okoye e Nakia estão visitando a Organização das Nações Unidas e o rei de Wakanda informa os líderes do mundo de seu desejo em compartilhar com as restantes nações os recursos de seu reino.

Antes de terminar a cena, um participante cético e condescendente questiona T'Challa sobre o que de valor tem uma nação pobre para oferecer. Enquanto os outros riem, o próprio T'Challa sorri na expectativa da surpresa que vai pregar ao resto do mundo.

O que significa?

Wakanda é o país mais avançado tecnologicamente do mundo, com acesso a todo o tipo de armas, métodos científicos e tecnologia futurista. Com T'Challa prometendo acabar com o isolacionismo de seu reino, ele está colocando Wakanda no centro dos acontecimentos de Vingadores: Guerra Infinita.

Até agora, o vibranium foi utilizado raramente fora do seu país de origem, apenas usado no escudo do Capitão América e no corpo de Ultron. Mas a partir deste momento, podemos esperar novas tecnologias criadas a partir desse recurso poderoso sendo compartilhadas entre os super-heróis na defesa contra Thanos e seu exército.

Segunda cena: o regresso de Bucky

bucky

Começando na perspetiva do olhar em primeira pessoa, alguém acorda rodeado de crianças curiosas dentro de uma pequena cabana em Wakanda. Os meninos correm para fora, gritando que o Lobo Branco está acordado.

Aí, nós vemos Bucky Barnes saindo da cabana e se dirigindo a Shuri, a irmã caçula de T'Challa. Ele lhe agradece e ela responde que tem muito para lhe falar.

O que significa?

Essa cena é um retorno a uma das cenas de pós-créditos de Capitão América: Guerra Civil, em que T'Challa promete ajudar na reabilitação de Bucky. Este fica, então, em criostasia até ficar totalmente livre de sua programação mental. Esta cena sugere, por isso, que Shuri finalmente conseguiu "curar" Barnes.

Outra questão interessante, é o nome dado a Bucky pelas crianças. Na verdade, Lobo Branco é um personagem específico da mitologia de Pantera Negra. Nos quadrinhos, esse homem é adotado pelo rei T'Chaka em criança, após o avião onde viajava cair em Wakanda, causando a morte de seus pais.

Apesar de ser branco e estrangeiro, Hunter (como originalmente era conhecido) acaba se tornando um patriota devoto de Wakanda e se tornando o líder dos operativos Cães de Guerra, ganhando, assim, o codinome Lobo Branco.

Esta referência a seu nome pode significar que Bucky vai se distanciar de sua identidade como Soldado Invernal e pegar o novo codinome Lobo Branco. Embora a história pessoal de Hunter não seja compatível com a de Barnes, este pode sempre se tornar em um espião para Wakanda, assumindo assim essa nova identidade.