Tudo que você tem que saber sobre a HQ da Guerra Civil da Marvel

Guerra Civil é provavelmente uma das maiores HQs da Marvel Comics. E quando dizemos maiores é mesmo em relação ao tamanho, pois a história é enorme e cheia de detalhes! Então tenha isso em conta enquanto lê esta matéria, pois só vamos cobrir os aspectos mais importantes do que pode ser lido nos quadrinhos.

Tudo começou por causa dos Novos Guerreiros e do seu reality show

novos-guerreiros-marvel

Os Novos Guerreiros eram acompanhados por uma equipe de televisão em cada uma das suas missões, para criar o seu próprio reality show. Como os heróis eram ainda ainda muito jovens, e bastante irresponsáveis, não levavam suas missões muito a sério.

Numa dessas missões, Namorita atira Nitro contra um ônibus cheio de crianças. As coisas não correram como os Novos Guerreiros planejaram e antes de explodir e matar mais de 900 pessoas, incluindo todas as crianças de uma escola das proximidades, Nitro diz: “Vocês não estão acostumados com vilões de verdade. Vocês agora estão brincando com os grandões”. 

Nem precisa dizer que a partir daqui a coisa foi ladeira abaixo.

Conheça as 16 diferenças entre a HQ e o filme Capitão América: Guerra Civil

Após o massacre, a opinião publica fica contra os super-heróis

marvel-guerra-civil-homem-de-ferro

Depois do massacre, que foi um reflexo das ações imprudentes dos Novos Guerreiros, as coisas não ficaram fáceis para a classe dos super-heróis.

Numa homenagem às vítimas da explosão causada por Nitro, a mãe de uma das crianças mortas cospe na cara de Tony Stark dizendo: “A culpa é toda sua! Você e os malditos Vingadores que dizem às nossas crianças que basta usar uma máscara para poder viver fora da lei”.

Jonhy Storm (Tocha Humana) também é vitima da revolta dos populares que o agridem, deixando-o hospitalizado e quase à beira da morte.

O Governo tenta "legalizar" os super-heróis

lei-guerra-civil-marvel

Para tentar controlar a nova situação de revolta dos populares contra os super-heróis, o Governo quer lançar uma lei que fará com que todos os super-heróis revelem as suas identidades. Depois disso, todos eles serão trabalhadores da SHIELD, com direito a salário, acompanhamento médico e trabalhos "reais".

Isto divide os super-heróis. Tony Stark e Reed Richards acham a ideia genial, enquanto que Spider-Man demonstra preocupação “se revelarmos as nossas identidades, os nossos familiares e amigos serão alvos fáceis para os nossos inimigos”.

O Capitão América rejeita a iniciativa do Governo, dizendo que não faz sentido sair perseguindo pessoas que arriscam a sua própria vida para salvar milhares de pessoas.

A lei é aprovada e alguns super-heróis vão para a prisão

guerra-civil-lei

Com o apoio de heróis como o Homem de Ferro e o Senhor Fantástico, a lei é aprovada e as identidades de diversos super-heróis começam a ser reveladas. Todos os outros que se demonstrem contra a lei são perseguidos e detidos pela SHIELD. Contra tudo o que estava acontecendo, o Capitão América organiza um grupo e monta uma rebelião.

Homem-Aranha revela a sua identidade

spiderman-identidade

Com a intenção de influenciar os super-heróis que estavam ao lado do Capitão América, Tony Stark faz uma conferência de imprensa convidando o Homem-Aranha a revelar a sua identidade, até então guardada a sete chaves.

Ele decide com este ato demonstrar que a lei era algo necessário, revelando a todo o mundo que o homem atrás da máscara é nada mais nada menos que Peter Parker.

Thor mecânico se junta à luta e faz grandes estragos

goliath-morte-guerra-civil

Na primeira grande batalha entre a equipe do Homem de Ferro e a equipe do Capitão América, Tony Stark demonstra superioridade com um traje programado para adivinhar todos os movimentos do Capitão.

Mas antes que surgisse alguém para socorrer Steve Rogers, aparece vindo dos céus Thor! Mas não o Thor que nós conhecemos (esse tinha morrido num evento anterior a esta HQ), mas um clone mecânico de Thor criado por Reed Richards.

Thor começa a dizimar a equipe do Capitão América, acabando por assassinar Goliath. Todos os super-heróis pararam imediatamente de combater, chocados com o que tinha acontecido.... a guerra tinha acabado de matar um amigo.

Sue Richards abandona Reed Richards e Peter Parker fica contra Tony Stark

justiceiro-homem-aranha

Após a morte de Goliath, vários super-heróis mudam de equipe. Sue Richards, em choque com o fato de Reed ter criado um ser tão monstruoso como o Thor mecânico, abandona o Senhor Fantástico. Ela não consegue estar com alguém que, mesmo que indiretamente, tenha matado um dos seus amigos.

Peter Parker apela ao bom senso de Tony Stark, dizendo que isto precisa parar. Tony fica muito desiludido com Peter por ele ter saído do seu lado e se juntado ao Capitão América.

Os dois travam um combate, mas Peter é obrigado a fugir e a se esconder nos esgotos, ficando seriamente ferido. Se não fosse Frank Castle (Justiceiro) encontrar Peter Parker e levá-lo para a equipe do Capitão para ter cuidados médicos, muito provavelmente ele teria ter morrido ali.

Capitão América se rende

capitão-américa-polícia

Em uma batalha que quase destruiu Nova York, o Capitão América estava dando uma surra monumental no Homem de Ferro. Tony diz: “Vai Capitão, termine isto”. Steve Rogers percebe então que tinha que acabar este conflito. Quando se preparava para colocar um ponto final na situação que ambos tinham criado, vários civis o amarram e dizem a ele para parar.

O Capitão então vê o que esta Guerra Civil fez. Viu todo o estrago que a batalha criou... algo tão ruim que nem os piores super-vilões conseguiriam fazer. No final, Steve Rogers faz com que todos parem de combater e se rende à polícia dizendo: “Vocês não estão prendendo o Capitão América, vocês estão prendendo o Steve Rogers”.

A Guerra Civil acaba

tony-stark-shield-diretor

Após esta batalha, a Guerra Civil termina e a lei é mantida durante algum tempo. Tony Stark foi promovido a diretor da SHIELD. Sue Richards voltou para Reed Richards (se bem que as coisas nunca mais voltaram a ser as mesmas entre os dois) e o Homem-Aranha voltou a ser o Homem-Aranha, porém todo o mundo sabia a sua identidade.

Esta história já se passou há alguns anos e grande parte das coisas que resultaram da HQ da Guerra Civil já foram alteradas pela Marvel. Atualmente, ninguém sabe a identidade do Homem-Aranha, a Lei que regulamentava os super-heróis desapareceu e o Capitão América não está mais na prisão, sendo apenas um velho sem qualquer habilidade de supersoldado.

Como dissemos no começo, esta história é gigante e nos centramos aqui nos pormenores mais importantes desta HQ. Agora é correr para o cinema e ver quais as principais diferenças!