Quem é Van Helsing, principal rival de Drácula?

Drácula, o mais famoso vampiro de todos os tempos, tem um adversário à altura desde surgiu na literatura: Abraham Van Helsing. Assumindo diferentes características conforme a história clássica foi sendo adaptada, o caçador de vampiros é uma figura fascinante que entrou de vez para a cultura pop.

Hoje você descobre um pouco mais a respeito de Van Helsing, o primeiro caçador de vampiros!

Tudo começou na Inglaterra, em 1890

Van Helsing

Abraham Van Helsing surgiu, pela primeira vez, no livro Drácula, do autor irlandês Bram Stoker. No livro, o personagem era descrito como um estudioso holandês, com conhecimentos em antropologia, filosofia, doenças obscuras e ocultismo. De estatura mediana e aparência severa, é um católico devoto e especialista em vampiros.

Van Helsing se envolve inicialmente na trama quando a garota Lucy Westenra é internada com sintomas estranhos. Ele é contactado por seu ex-aluno John Seward para ajudá-lo a lidar com o caso. Abraham é o primeiro a perceber que Lucy tinha sido vítima de um vampiro e passa a tentar salvar a jovem.

Quando a garota morre e ressuscita com a maldição vampírica, Van Helsing combate a ameaça usando armas que seriam uma constante em obras futuras envolvendo vampiros: alho, crucifixos, água benta, livros de exorcismo, uma adaga, uma rosa selvagem e uma estaca de madeira.

É com essas armas que, neste clássico da literatura, Van Helsing consegue deter Drácula e conter de uma vez por todas a ameaça do vampiro da Transilvânia.

De acadêmico a aventureiro

Van Helsing

Assim como o próprio Drácula, Van Helsing ganhou diversas adaptações e repaginações desde a sua criação. Aos poucos, o estudioso foi ganhando ares mais aventureiros. Em muitas histórias, Van Helsing passou a ser descrito como um caçador profissional de vampiros. Noutras, ele é um médico psiquiatra que acaba numa cadeira de rodas.

Tanto nos cinemas quanto em outras mídias, Van Helsing foi sendo transformado conforme o contexto ou enquadramento que a história pretendia dar, tendo inclusive seu nome e sexo alterados. Ele já foi Abraham, Lawrence, Gabriel, Robert e Liesel. Em adaptações mais recentes, como na minissérie Drácula, da Netflix, a arqui-inimiga do vampiro é Agatha Van Helsing.

As armas e expertises de Van Helsing também foram evoluindo com o tempo. Além dos colares de alho e da estaca de madeira, a personagem passou a ganhar armas como bestas e adagas de prata. Seus aliados também foram variando, abrangendo os clássicos Mina Murray e Jonathan Harker até o mutante Apocalypse, de X-Men.

O legado Van Helsing

Van Helsing

De coadjuvante à protagonista, Van Helsing passou a receber histórias próprias em diferentes mídias, ganhando vida própria além das histórias do Drácula. O sobrenome se tornou uma espécie de marca para caçadores de vampiros e, posteriormente, para caçadores de monstros em geral.

A personagem foi introduzida nos quadrinhos por meio da HQ da Marvel A Tumba do Drácula, que adaptava os personagens de Bram Stoker. O título trazia Rachel Van Helsing como integrante de um grupo de caçadores de vampiros. A personagem é neta de Abraham.

Posteriormente, Van Helsing foi protagonista de um filme, estrelando Hugh Jackman no papel principal. Nessa nova versão, Gabriel Van Helsing é um caçador de monstros que se dedica a combater criaturas como vampiros e lobisomens.

Mais recentemente, a série de TV Van Helsing apresentou Vanessa, uma descendente de Abraham. Inserida num cenário pós-apocalítico, onde o muno é dominado por vampiros, Vanessa descobre que seu sangue possui o poder de tornar as criaturas em seres humanos comuns.

Van Helsing em Drácula (2020)

Agatha van helsing

A mais recente aparição do sobre nome Van Helsing aconteceu agora em 2020, na minissérie Drácula da BBC e da Netflix. Nessa nova releitura do texto de Bram Stoker, Abraham se torna Agatha Van Helsing, uma freira que enfrenta o vampiro da Transilvânia.

Quando avança para os tempos atuais, quem faz frente ao Drácula é uma descendente da religiosa chamada Zoe Van Helsing. Assim como o Abraham da história original, as duas personagens possuem conhecimentos e ferramentas para deter o vampiro.

A série possui três episódios e, até agora, ainda não se sabe se haverá uma segunda temporada.

Dracula está disponível na Netflix.

FIQUE POR DENTRO:

Conheça o aterrorizante Morbius, o vampiro vivo da Marvel

Conheça o Cavaleiro Negro, o fantástico guerreiro da Marvel!

Conheça o Lobisomem, o lutador das trevas!