Conheça o aterrorizante Morbius, o vampiro vivo da Marvel

Com a chegada de Venom aos cinemas, a Sony finalmente dá início ao seu próprio Universo Cinematográfico de Personagens Marvel, que já possui planos para mais alguns filmes. Entre esses planos, um está mais encaminhado do que os outros, um filme sobre o anti-herói e por vezes vilão, Michael Morbius. Até já foi anunciado que será Jared Leto o ator que interpretará esse personagem. Mas você sabe quem é Morbius? Descubra agora quem é o vampiro vivo da Marvel.

Cientista renomado

Michael Morbius

Dr. Michael Morbius é um renomado cientista nascido na Grécia, que ganhou fama internacional após ganhar um prêmio Nobel por causa de sua pesquisa em bioquímica. Estava noivado com Martine Bancroft, uma bela mulher que amava muito. Morbius parecia levar uma vida perfeita, mas só parecia mesmo, pois ele sofria de uma rara doença sanguínea, cuja a busca pela cura era exatamente o foco de suas pesquisas.

Em dado momento, sua doença ficou muito mais forte, o que dava a Morbius pouquíssimo tempo de vida restante. Ele manteve seu estado terminal em segredo de sua noiva e, juntamente de Nikos, seu assistente de laboratório e melhor amigo, começou a acelerar sua pesquisa. O resultado foi uma possível cura que envolvia um morcego-vampiro e terapia de choques elétricos. No entanto, devido à falta de tempo, nem Morbius nem Nikos tiveram tempo para pesquisar os possíveis efeitos colaterais dessa descoberta.

Vampirismo

Vampiro

Visando ter privacidade para aplicar a cura em si mesmo, Morbius e Nikos arranjaram um iate para onde levaram todo o equipamento necessário. No entanto, Martine, sem saber desses planos, insistiu para acompanhar seu noivo nessa viagem de iate.

Assim que Martine dormiu, os dois cientistas deram início ao procedimento experimental que em teoria curaria Morbius. Deu certo, Morbius não mais sofria de sua doença e não morreria, contudo, também adquiriu alguns efeitos colaterais. Morbius teve seu corpo transformado em um pseudo-vampiro, uma criatura viva, mas com os mesmo impulsos e desejos desses monstros. Em sua ânsia por consumir sangue, Morbius matou Nikos e por pouco não se rendeu aos seus instintos que também desejavam o sangue de sua noiva.

Assustado e arrependido com o que havia feito e se tornado, Morbius tenta se matar, jogando-se ao mar. Porém, sua vontade de viver acabou falando mais alto, e Morbius simplesmente fugiu, nadando em direção ao continente.

Primeiros atos de vilania

Vilão

Morbius foi encontrado por um grupo de pescadores, que retiraram o vampiro da água, apenas para que se tornassem a refeição sangrenta do vilão. Depois, ainda faminto, vai em direção a Manhattan para encontrar novas vítimas. É então que ele encontra com o Homem-Aranha. Nessa época, Peter Parker também tinha sofrido uma transformação que fez crescer dois novos pares de braços no seu corpo.

Homem-Aranha e Dr. Connors, em sua forma de Lagarto, lutam e derrotam o vampiro, que mais uma vez consegue fugir. Connors, usando uma amostra de sangue de Morbius, consegue então criar um antídoto que reverte tanto a sua transformação quanto a do Homem-Aranha.

Natureza conflitante

busca

Devido à sua condição de vampiro, Morbius ainda se veria em atrito contra vários outros super-heróis, como os X-Men, o Tocha-Humana e o Blade. Contudo, Morbius não era um vilão porque queria, mas sim por não conseguir controlar os seus impulsos vampíricos. Tornou-se um ser bastante traumatizado e arrependido, sonhando todas as noites com as pessoas inocentes que havia matado. Odiando a si próprio, Morbius começou a vagar pelo mundo em busca de uma cura para sua maldição.

Em sua jornada para mudar o que era, Morbius acabou se tornando algo mais próximo de um anti-herói do que um vilão. Foi caçado por Blade, mas conseguiu explicar sua situação para o caçador de vampiros, e até mesmo se tornou um aliado do herói no combate a alguns inimigos. Outro ponto importante para sua transformação em anti-herói foi seu encontro com o Motoqueiro Fantasma. O herói infernal convence Morbius de que se ele realmente precisa matar para se alimentar, então deveria matar apenas aqueles que merecem.

Poderes e habilidades

Poderes

Dr. Morbius era um ser humano normal até que sofreu sua transformação em um ser semelhante a um vampiro, na tentativa de se curar de uma rara doença. Essa transformação não apenas lhe rendeu vários poderes comumente associados aos vampiros. Contudo, como ele não é um vampiro de origem sobrenatural, Morbius não possui as fraquezas típicas dessas criaturas, com exceção de uma repulsão pela luz solar e a necessidade de ingerir sangue. A seguir se encontra a lista de seus poderes conhecidos:

  • Força, agilidade, resistência, velocidade, vigor e reflexos sobre-humanos;
  • Sentidos aguçados: o que significa que consegue enxergar mesmo em quase escuridão absoluta, além de ver a temperatura corporal dos seres vivos com sua visão infravermelha. Possui um olfato capaz de sentir cheiro de sangue a quilômetros de distância;
  • Fator de cura regenerativo: Como todos os vampiros, Morbius consegue regenerar seu corpo de feridas como cortes e buracos de tiros muito rapidamente, em uma questão de minutos. No entanto, por mais que sua regeneração seja incrível, é incapaz de regenerar membros perdidos.
  • Garras e presas afiadas;
  • Hipnotismo: Mantendo o contato visual, Morbius consegue controlar a mente de pessoas que possuam uma fraca força de vontade;
  • Criação de vampiros: Assim como vampiros verdadeiros, Morbius também é capaz de criar pseudo-vampiros após sugar completamente o sangue de sua vítima.
  • Planar: Através de concentração mental, Morbius consegue levitar por curtas distâncias.