Recentemente a série The Flash introduziu um novo vilão durante a sua quarta temporada! Muitos fãs foram surpreendidos pela presença de um personagem chamado Dominic Lanse, comumente conhecido nos quadrinhos por Brainstorm (Tempestade Cerebral).

Curiosamente, nas HQs este não é um dos vilões do Velocista Escarlate, mas sim de um outro personagem da DC Comics, o Senhor Incrível. Neste artigo falaremos um pouco da origem do personagem, das suas motivações e claro, das suas habilidades.

O primeiro Brainstorm não foi Dominic Lanse

brainstorm

Na realidade Dominic Lanse foi o quarto Brainstorm, antes dele existiram Alan BarnesFred StormAxel Storm. O primeiro de todos foi Axel, que após ter descoberto que as ideias das pessoas são geradas por radiação cósmica, desenvolveu um capacete capaz de atrair essa radiação.

Este capacete fazia com que o potencial do seu cérebro fosse desbloqueado lhe oferecendo uma grande variedade de habilidades especiais. No entanto, o que se destacava eram as suas capacidades telecinéticas e o seu avançado nível de inteligência.

Axel Storm não tinha nenhum herói como o seu rival "preferido". Na realidade ele preferia enfrentar vários heróis ao mesmo tempo, como servem de exemplo várias disputas que ele teve com a Liga da Justiça.

Motivações no mínimo bizarras

brainstorm flash

Axel Storm decidiu reunir outros gênios do crime e seres cibernéticos de forma a criar uma nova entidade a que chamariam de Enginehead. Basicamente seis vilões da DC Comics se iriam fundir num único corpo, criando assim esta nova entidade que teria como objetivo corrigir todos os defeitos do mundo.

No entanto, este plano foi um fracasso completo e os vilões acabaram mesmo por se separar, após perceberem que o Enginehead não seria a coisa que iria corrigir todos os defeitos do mundo, pois ele era o maior defeito.

Contudo, só após do desmantelamento do Enginehead é que se descobriram as motivações de Brainstorm. Este vilão precisava de usar o seu capacete para sentir emoções sexuais, e por isso estava procurando um novo corpo para corrigir essa falha.

Com os Novos-52 chegou um novo Brainstorm

brainstorm

Durante o arco dos Novos-52 foi introduzida uma nova versão do vilão Brainstorm. Ele se chamava Dominic Lanse e não tinha qualquer tipo de ligação com a primeira versão do personagem. 

Dominic Lanse era um cientista que estava desenvolvendo uma nova forma de descarregar rapidamente informações para máquinas. Contudo e depois de um misterioso acidente, Dominic se tornou capaz de descarregar informações para o seu próprio cérebro, tendo nascido assim o Brainstorm!

Ao contrário da primeira versão do personagem, neste arco era um dos maiores vilões de Michael Holt, também conhecido por Senhor Incrível.

Controlando mentes por diversão

brainstorm

Brainstorm é um dos personagens que mais bem domina as habilidades telecinéticas em todo o universo DC Comics. Ele é capaz de ler os pensamentos dos seus adversários e de controlar a mente deles.

Mas mais impressionante do que isso é a sua avançada inteligência. Para além de ser um dos vilões mais inteligentes da história dos quadrinhos, o seu intelecto está basicamente sempre sendo ampliado, graças à sua facilidade em acessar a novas informações e em guardar as mesmas como conhecimento.

No entanto, todo este poder também acaba por ser a sua maior fraqueza. Por ter um intelecto tão avançado, por vezes Brainstorm acaba por causar ilusões a si mesmo, quando pensa que algo é realidade, ou quando analisa situações altamente hipotéticas.