Saiba tudo sobre Fissão, o vilão radioativo do Flash!

Criado em 2001 pelo ilustrador Ethan Van Sciver e pelo roteirista Geoff Johns, o vilão Neil Borman mais conhecido pelo codinome Fissão fez a sua estreia na HQ "Flash: Iron Heights #1".

Apesar de ser um personagem bem desconhecido, ele teve recentemente direito a uma adaptação live-action na série The Flash onde foi interpretado pelo ator Ryan Alexander McDonald. Mas não se deixe enganar, este vilão apesar de pouco popular é bem perigoso, sendo provavelmente um dos personagens da Galeria de Vilões do Flash com o superpoder mais mortífero.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre a sua origem, a sua história e as habilidades que fazem dele extremamente perigoso para qualquer habitante de Central City.

Uma origem trágica

fissão-dc-comics

Neil Borman era um simples trabalhador de uma empresa de construção que viu a sua vida mudar da noite para o dia. A empresa em que Neil trabalhava foi contratada para fazer umas reparações num dos reatores da central nuclear de Central City.

Como é óbvio as reparações não correram como planejado, e a estrutura onde Neil estava trabalhando cedeu, fazendo com que ele caísse no sistema de refrigeração do reator nuclear.

Estranhamente todos os seus colegas acabaram por morrer, mas Neil sobreviveu. Contudo, a sua estrutura molecular foi alterada o transformando numa espécie de homem radioativo. Tragicamente a família do futuro vilão também estava na central nuclear e quando Neil os encontrou, os matou imediatamente, devido aos altos níveis de radiação emitidos pelo seu corpo.

O caminho de morte até Iron Heights

fallout-fissão

Os níveis de radiação de Neil eram tão elevados que ele matava todos aqueles que simplesmente se cruzassem com ele. Até ter sido capturado ele matou dezenas de pessoas involuntariamente. Apesar de terem sido homicídios involuntários ele foi colocado na prisão de alta segurança de Iron Heights.

Apesar de Neil se mostrar culpado pelo o que tinha acontecido, os diretores da prisão de Iron Heights viram em Neil uma forma de conseguir poupar algum dinheiro. Basicamente eles ligaram o corpo dele à rede energética da prisão, desta maneira o corpo do personagem seria a fonte de energia de todo o estabelecimento prisional.

As coisas mudaram no dia em que Flash descobriu que Neil estava sendo alvo de tratamentos desumanos, o velocista exigiu que a prisão corrigisse a situação, algo que foi feito apesar de alguma resistência inicial.

Será este o vilão menos vilão de todos os tempos?

fissão-flash

Quado um perigoso vírus começou a contagiar todo mundo em Iron Heights, os sistemas de evacuação foram ativados e foi neste momento que Fissão (nome que lhe tinha sido dado na prisão) decidiu fugir.

Normalmente o típico vilão de quadrinhos tentaria escapar da prisão para continuar uma vida de crime, tentando enriquecer de formas bastante duvidosas, mas o Fissão tinha uma maneira diferente de pensar.

Assim que conseguiu fugir da prisão, Neil foi ao cemitério para prestar homenagem aos seus familiares que tinham morrido alvo do contato com os altíssimos níveis de radiação emitidos pelo seu corpo.

De forma a conseguir aprisionar o Fissão de novo, o Flash chegou a uma espécie de acordo com o vilão. Basicamente ele não ficaria na prisão de Iron Heights, mas sim nos Laboratórios STAR. Deste jeito o Fissão seria colocado numa sala com todas as comodidades.

O curioso é que esta sala tinha uma ligação com a prisão de Iron Heights, que fazia com que a radiação emitida pelo vilão fosse aproveitada para continuar a alimentar o sistema de energia da prisão.

Esta é a prova que não é preciso ter uma lista de habilidades muito extensa

dcomics-fallout

Por incrível que pareça o Fissão só tem uma única habilidade e, mesmo assim, não sabemos se a podemos classificar como uma "habilidade", pois é mais uma espécie de efeito secundário.

O Fissão apenas emite níveis de radiação muito elevados que são capazes de matar qualquer um que se cruze com ele. Dizer que isto é um superpoder é bem exagerado, pois esta habilidade não traz nada de positivo para a vida de Neil Borman.

Apesar de ser super letal ele não consegue controlar esse poder, aliás ele é tão incômodo que acaba por fazer com que o Fissão não consiga viver em sociedade, tendo que estar sempre em isolamento completo.

E você considera o Fissão um vilão ou acha que ele é apenas um cara azarado? Deixe a sua opinião nos comentários!