Dr. Bill Foster, o Golias, é um dos personagens confirmados na sequência do filme do Homem-Formiga e será interpretado pelo ator Laurence Fishburne. Conheça mais sobre a origem nos quadrinhos desse grande personagem.

Carreira brilhante

bigger than life

William Foster, mais conhecido como Bill, nasceu na periferia de Los Angeles, mas sua inteligência acima da média fez com que conseguisse escapar dessa realidade. Estudou no Instituto de Tecnologia da Califórnia, onde se formou e conseguiu um Ph.D. em em bioquímica. Também foi na sua época de universidade que conheceu e se apaixonou por Claire Temple (sim, a Claire de Demolidor e Luke Cage). Contudo, o romance entre os dois não duraria muito tempo.

Ao terminar os estudos, conseguiu um trabalho da Divisão de Planejamento e Pesquisa em uma fábrica de Tony Stark, onde foi designado como assistente de laboratório de Dr. Hank Pym. Nessa época, Pym ainda estava testando a fórmula para o aumento de tamanho, mas estava muito instável ainda. Em um teste, Pym aplicou a fórmula em si mesmo, mas se viu preso em sua nova forma de 3 metros de altura. Foi graças ao conhecimento de Bill que uma cura foi desenvolvida e Hank Pym pode voltar ao seu tamanho normal.

Após esse evento, Bill Foster foi transferido para Los Angeles, onde se tornou o chefe da Seção de Pesquisa e Desenvolvimento da Stark International. Porém isso não significou no fim dos seus trabalhos envolvendo crescimento. Bill havia memorizado a fórmula das Partículas Pym e trabalhou para remover os efeitos colaterais da fórmula de crescimento. Pro fim, conseguiu chegar ao resultado esperado e duplicou os poderes de Hank Pym.

Com grandes poderes... "oi, sumida"

big

Agora com superpoderes, você pode imaginar que Bill Foster os empregaria para o bem e se tornaria um super-herói altruísta. Achou errado! A primeira coisa que passou pela cabeça de Bill ao conseguir seus poderes foi reconquistar a afeição de Claire Temple. Isso no entanto não saiu como planejava (de que forma ele imaginava que ficar grande iria ajudá-lo nisso?), na verdade, foi bem pior do que simplesmente ser rejeitado.

Em seu plano para reconquista a ex-namorada, Bill acabou entrando em conflito contra Luke Cage, o atual namorado da moça. Além disso, atraiu a atenção do Circo do Crime, que sequestrou Claire. Isso fez com que Bill e Luke deixassem suas diferenças de lado e trabalhassem em conjunto para resgatar Claire. No final de toda essa confusão, Bill continuou sem namorada, mas resolveu empregar seus poderes de forma mais sábia, tornando-se um super-herói.

Inicialmente assumiu o nome de Golias Negro, mas ao longo de sua carreira de heroísmo também assumiu os codinomes de Gigante e de apenas Golias. Lutou contra diversos vilões, como o Metaloide, Matador, e o Esmaga-Átomo. Também conquistou muitos aliados entre super-heróis, sendo os principais o Coisa, Homem-Aranha e a Mulher-Aranha. Essa última chegou a abrir mão de seus poderes de imunidade contra radiação para salvar a vida de Bill após um embate contra o Esmaga-Átomo. 

Guerra Civil

facing the giants

O maior impacto de Bill Foster no universo Marvel foi durante os eventos da Guerra Civil. Golias ficou do lado do Capitão América, contra o registro dos super-heróis. Certa vez, tais heróis foram emboscados pelas forças pró-registro, o que começou uma batalha entre os dois lados. A batalha resultou na morte de Golias, que teve o peito atravessado por um raio do clone ciborgue de Thor.

Em momento algum Tony Stark, que era a favor do registro, quis que alguém morresse. O corpo de Golias não pode ser retornado ao seu tamanho normal e Stark custeou o enterro do herói, que ocupou o espaço de 38 covas.

A morte de Bill Foster fez com que muitos heróis que eram a favor do registro repensassem seu posicionamento e mudassem de lado. Bem como fez com que outros heróis que estavam neutros nesse conflito também tomassem partido. Tornou-se um mártir cuja morte afetou completamente o rumo da Guerra Civil.

Um novo Golias

honey i blew up the kid

Bill Foster inspirou muitas pessoas por conta de suas ações como um super-herói. Entre essas pessoas estava seu sobrinho, Thomas Foster. Igualmente brilhante, Thomas era um estudante do MIT, e após a morte do tio, decidiu que seguiria os seus passos e se tornaria tão grandioso quanto Bill (trocadilho intencional). Motivado a vingar a morte do tio, Thomas jurou que decodificaria a fórmula das Partículas Pym . Entretanto, Thomas só conseguiria os poderes de crescimento após invadir a mansão dos Vingadores e se apossar de uma versão líquida das Partículas Pym.

Poderes

attack of the 50 feet woman

Alteração de tamanho

Em seu tamanho normal, Bill Foster possui as características de um ser humano normal de sua idade. Contudo, seu organismo foi infundido com Partículas Pym, que o possibilitam aumentar as suas proporções até o tamanho máximo de 7,5m de altura. À medida que seu tamanho aumenta, sua força também acompanha tal crescimento. Portanto, quando em sua forma de gigante, Bill também possui superforça.

 Homem-Formiga e a Vespa tem sua data de estreia marcada para 5 de julho de 2018.