O essencial sobre Bane, o cara que quebrou o Batman

Depois do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, onde foi um dos principais personagens, Bane se tornou um dos vilões do Batman mais populares da atualidade.

Só que na versão de Christopher Nolan ele era bastante diferente daquele que encontramos nos quadrinhos, onde ele é retratado como um ex-presidiário viciado num esteroide especial chamado Venom!

Uma herança pesada

bane-artigo

Após a morte do seu pai, Edmund Dorrence, Bane foi enviado para a prisão de alta segurança de Peña Dura. Ele foi pra lá quando ainda era apenas um recém-nascido, e foi criado no meio de alguns dos criminosos mais perigosos do mundo.

Ele só ganhou o nome Bane na adolescência, após ter realizado o seu primeiro assassinato. Esta foi apenas a primeira de muitas mortes causadas por Bane, que conforme foi crescendo chegou a líder da prisão. Ele usava todo o tempo que tinha para melhorar a sua forma física e para aumentar o seu conhecimento.

Primeiro contato com o Batman

bane

Na prisão Bane ouviu histórias sobre um monstro chamado Batman que assombrava as ruas de Gotham City. Isso fez com que ele treinasse ainda mais enfrentar o tal monstro. O Batman serviu como uma das maiores motivações para Bane, algo que mais tarde resultou na sua saída da prisão.

Levando a sua força a novos limites

bane-venom

Bane só tinha um objetivo, se tornar cada vez melhor. E devido ao seu treino ele era já dono de uma força verdadeiramente incrível, capaz de feitos inimagináveis. Mas isso não era suficiente para ele, e o Diretor da Prisão de Peña Dura (numa tentativa de se livrar dele), tornou Bane uma cobaia, testando no seu corpo uma nova droga chamada Venom.

Quando injetaram o Venom no corpo de Bane ele perdeu todos os seus sentidos, ficando praticamente morto. Rapidamente o Diretor da Prisão ordenou que despejassem o corpo de Bane em alto mar. Só que Bane acordou, nadou de volta até à prisão e capturou o Diretor, pedindo um helicóptero para fugir em troca da vida do Diretor.

Ele acabou conseguindo fugir, levando alguns dos seus amigos presos com ele.

O encontro com Batman

bane-back-artigo

Mal conseguiu sair da Prisão, Bane quis ir para Gotham City enfrentar o tal monstro das histórias que tinha ouvido. O plano dele foi simples, atacar o Asilo de Arkham permitindo a fuga de vários vilões como o Coringa, Espantalho, Chapeleiro Louco entre outros.

Enquanto o Batman levou meses para capturar todos eles, levando ele a um nível de desgaste extremo, Bane continuou treinando, aumentando ainda mais os seus níveis de força.

Quando ele decidiu enfrentar o Batman, a luta foi bem rápida. Ele facilmente derrotou o Cavaleiro das Trevas quebrando as suas costas e o deixando imobilizado, com lesões que poderiam ter sido fatais.

Durante esse período o Batman foi substituído pelo Azrael, mas você pode encontrar mais sobre isso, aqui.

Como funciona o Venom?

bane-venooom

O Venom é um esteroide super viciante, que é capaz de aumentar a força de qualquer ser humano a níveis absolutamente transcendentes. Além disso esta droga faz com que o corpo de Bane consiga se regenerar mais rápido, torna ele mais resistente, e aumenta também a sua velocidade.

A formula é tão poderosa e torna os músculos tão fortes que estes ficam capazes de resistir a disparos de balas e a pequenas explosões. Mas ela tem efeitos destrutivos no corpo, pois se Bane parar de consumir ele começa a sentir dores agoniantes que podem levar à loucura e até à morte.

O cara não é só força

bane-intelecto

Mas não se engane. Bane não é só um cara muito forte, ele também é uma das mentes mais inteligentes de todo o Universo DC Comics. Durante o seu tempo na prisão ele estudou vários campos científicos e se tornou fluente em diversas línguas. Ele também foi um dos únicos vilões que descobriu a verdadeira identidade do Batman sem se esforçar muito.

Mas o seu tempo na prisão não foi apenas usado para estudar. Lá ele aprendeu a lutar vários tipos de artes-marciais, atingindo um nível tão elevado que faz dele capaz de derrotar o Batman em algumas situações. A sua força é resultado de muito treino e da droga superpoderosa Venom, que dá a ele superforça maior do que de alguns meta humanos.

Como se tudo isso não bastasse, ele sabe utilizar com grande precisão vários tipos de armas de fogo!