Conheça o Vagalume, o vilão do Batman obcecado por fogo!

Criado pelo roteirista France Herron e pelo lendário ilustrador Dick Sprang, o Vagalume fez a sua primeira aparição no mundo dos quadrinhos em uma HQ do Batman em 1952. Como aconteceu com outros personagens da DC Comics, também o Vagalume sofreu várias alterações ao longo dos anos.

O Vagalume original tem o nome de Garfield Lynns, no entanto durante a série dos Novos-52 da editora norte-americana, um novo Vagalume acabou por surgir com o nome Ted Carson.

Neste artigo iremos falar sobre a origem, características e outros detalhes da primeira versão deste vilão completamente obcecado por fogo!

O mestre da ilusão

vagalume-dc-comics

Existem duas versões para a história de origem do Vagalume. Na história original, Garfield Lynns era um experiente técnico de iluminação para a Companhia de Teatro de Gotham que adotou uma vida de crime depois de ter ficado desempregado.

Garfield utilizou os seus conhecimentos de iluminação e cenografia para simular um incêndio no Teatro de Gotham, enquanto o público fugia em pânico da sala de espetáculos, os seus capangas aproveitavam a confusão para roubar tudo o que conseguiam.

Apesar do Batman e do Robin terem entrado no Teatro para tentar impedir o assalto, Garfield conseguiu escapar e foi a partir daquele momento que ele decidiu criar uma identidade secreta.

Ele desenvolveu um uniforme para esconder a sua identidade e começou a utilizar o codinome Vagalume. Mas ao contrário do que muitos pensam a versão original do Vagalume não era obcecado por fogo, ele apenas utilizava os seus conhecimentos de iluminação para criar ilusões.

A origem do Pirômano

vagalume-dc-comics

A segunda versão da história de origem do Vagalume é provavelmente a mais popular. Segundo esta versão, Garfield Lynns era um antigo especialista de pirotecnia que trabalhava para a indústria cinematográfica. Infelizmente ele começou a sua carreira no mundo do crime depois de ter se encontrado em uma situação de pobreza extrema.

O primeiro assalto não correu bem para Garfield, pois ele acabou por ser capturado pelo Batman. No entanto, quando ele conseguiu sair da prisão, ele criou um uniforme para esconder a sua identidade e adotou o codinome Vagalume, foi a partir desse momento que o vilão começou a mostrar sinais de piromania.

Nos momentos iniciais da sua carreira, o Vagalume formou uma dupla temível com o vilão Mariposa Assassina. Os dois tentavam ser os antagonistas do Batman e do Robin.

No entanto, essa parceria foi desfeita depois do Mariposa Assassina perceber a loucura do Vagalume, que tinha 90% do seu corpo coberto por queimaduras autoinfligidas.

Um paciente regular do Asilo Arkham

vagalume-dc-comics

Nas mais de 150 HQs onde o Vagalume apareceu, ele estava quase sempre internado no Asilo Arkham ou então tinha acabado de conseguir escapar da instituição de saúde mental.

Esse fato só mostra que o Vagalume é um dos mais insanos vilões da DC Comics. Grande parte dessa loucura se prende com o fato do vilão apenas cometer crimes por gostar de ver, literalmente, as coisas pegando fogo. Não existe algo mais prazeroso para ele do que ver as chamas se espalharem por Gotham City.

Para além de louco, o Vagalume é a par do Coringa um dos personagens mais anárquicos da DC Comics e um dos mais imprevisíveis, fazendo dele uma verdadeira ameaça para a população de Gotham.

O verdadeiro homem bomba

vagalume-dc-comics

Apesar de não ter qualquer tipo de superpoder, este é um vilão com um enorme poder de fogo! O seu uniforme é super resistente o deixando praticamente invulnerável a qualquer tipo de arma.

Este uniforme tem ainda um propulsor e umas asas que fazem com que ele seja capaz de voar, lhe oferecendo desta forma uma enorme capacidade de mobilidade.

Para além de um uniforme verdadeiramente incrível, o Vagalume está equipado com diferentes tipos de armas como lança-chamas, explosivos e, por vezes, bazucas e lançadores de granadas! Todo esse arsenal, aliado a sua loucura, faz dele um verdadeiro perigo!

Versões live-action

vagalume-dc-comics

Apesar de ser um personagem bastante antigo, o Vagalume nunca teve direito a uma adaptação live-action para o cinema, pois apesar de tudo ele continua sendo um vilão secundário do Batman.

No entanto as coisas estão começando a mudar, pois já existiram duas adaptações live-action para a telinha. A primeira aconteceu na série Arrow, durante o décimo episódio da primeira temporada. O vilão foi interpretado pelo ator Andrew Dunbar, que só teve essa chance para dar vida ao vilão.

Porém na série Gotham as coisas já foram um pouco diferentes, e a personagem tem um papel bastante importante no desenvolver da história e é presença assídua nos episódios da série da FOX. Curiosamente os roteiristas decidiram mudar um pouco as coisas, e aqui o Vagalume é uma mulher e não um homem como nos quadrinhos. Em Gotham é a atriz Michelle Veintimilla que interpreta o papel da vilã.