Quem é Azrael? Descubra tudo sobre o personagem da DC Comics!

Azrael foi apresentado ao grande público na série Gotham mas ainda não é muito conhecido, apesar de ter participado no jogo Batman: Arkham Knight.

Sua história pode ser um pouco confusa, já que existem três versões para este complexo personagem. Às vezes é difícil entender se Azrael é um vilão, herói ou anti-herói. Você decide!

1. Versão Jean Paul-Valley

azrael-jean-paul-valley

Jean Paul-Valley foi um bebê de proveta que teve sua estrutura genética alterada por cientistas. Eles usaram DNA de animais para deixá-lo com habilidades super-humanas. Uma noite, seu pai (que também foi Azrael), chega rastejando ao seu apartamento após um combate com LeHah.

Antes de morrer, o pai deixa dinheiro para que Jean Paul vá à Suíça receber treinamento da Ordem de São Dumas... ou pelo menos foi isso que Jean Paul entendeu. Mais tarde se descobre que o pai estava tentando que Valley fugisse à influência da Ordem.

Na primeira vez em que Jean Paul veste o uniforme de Azrael ele conhece Bruce Wayne e Alfred, que estavam na Suíça investigando o assassinato de seu pai. Mais tarde, Azrael rejeita os métodos violentos da Ordem e se junta à Bat-Família em Gotham.

Bruce começa a treinar Azrael como seu substituto. Mas para surpresa de todos ele acaba vestindo o traje do Batman mais cedo que o esperado, depois que Bane quebrou a coluna de Bruce .

batman-azrael

Azrael cria um uniforme de Batman tecnologicamente mais avançado que acaba sendo bastante efetivo na limpeza do crime em Gotham. Mas em função de sua natureza e de seus métodos violentos, Bruce se vê obrigado a voltar à ativa, reprovando a conduta de Jean Paul enquanto Batman.

Envergonhado, Valley volta à sua identidade de Azrael, prometendo se redimir aos olhos de Batman.

2. Versão Abraham Arlington

Abraham Arlington Azrael

Após ter passado muito tempo treinando na Europa com a Ordem de São Dumas, ele foi enviado para Gotham para defender a Ordem enquanto Azrael. Após seis semanas usando o Terno das Dores (um manto que dava superforça e supervelocidade, e que já tinha pertencido a Ra’s Al Ghul), Abraham acaba ficando louco, e foi substituído mais tarde por Michael Lane.

3. Versão Michael Lane

Michael Lane Azrael

Michael Lane era um ex-militar que após uma temporada no Iraque decide integrar a Polícia de Gotham. Ele se junta a um programa especial, liderado por Dr. Hurt, que tem como objetivo preparar alguém caso acontecesse algo ao Batman (uma espécie de substituto).

Mas as coisas não correram bem para Michael: seu filho de apenas três anos é atropelado e morre; um ano depois sua mulher comete suicídio; e seis meses depois, os únicos familiares vivos de Michael (dois primos) são assassinados por um culto Satânico.

Após todas estas tragédias e com as experiências de Dr. Hurt, Michael acaba seriamente perturbado, e é então recrutado pela Ordem de São Dumas como o novo Azrael.

Na sua primeira missão enquanto Azrael ele derrotou Tahlia Al Ghul e o restante da Liga dos Assassinos. Tahlia queria roubar o Terno das Dores de Azrael para dar de presente ao seu filho Damian (que é também filho de Bruce Wayne e que mais tarde se tornaria Robin).