Nemesis: E se o Batman fosse o Coringa?

Imagina uma mistura do Batman e do Coringa num só personagem...o resultado seria o Nemesis! Na verdade essa foi a ideia que o Mark Miller teve para criar esse personagem completamente psicótico. Se você gosta de vilões psicopatas, violentos e capazes de qualquer tipo de atrocidades, então você vai amar o Nemesis.

Problemas com a DC Comics

nemesis

Quando Miller decidiu avançar com o projeto, ele quase colocou a Marvel numa grande encrenca. O autor nunca escondeu que a sua inspiração era essa fusão entre o Batman e o Coringa. Assim que apresentou oficialmente o novo personagem da Icon Comics (uma pequena editora que pertence à Marvel), ele revelou que a frase que promoveria esta HQ seria:

E se o Batman fosse o Coringa?

Porém Mark Miller não imaginava os problemas que essa pequena frase iria criar. Os advogados da DC Comics entraram com um processo contra a Icon Comics, que rapidamente eliminou essa frase de todos os materiais ligados ao Nemesis.

A origem de Nemesis

nemesis-artigo

Nemesis é apresentado como o primeiro super-vilão da história. Matt Anderson, o seu verdadeiro nome, sempre viveu no meio do luxo, graças à enorme fortuna da sua família. Um dia os seus pais foram presos pela polícia e as últimas palavras que o pequeno Matt ouviu da sua mãe foram:

"Nunca se esqueça filho, foram esses bastardos que acabaram com o champanhe."

Matt desenvolveu um ódio profundo por policiais e começou a perseguir eles, e depois tentou matar todos. Nemesis não tenta conter os seus ataques. Aliás, seu principal objetivo não é só matar um determinado chefe da polícia, ou um detetive especifico, mas sim matar o maior número de inocentes junto com os seus principais alvos.

Nesta HQ, Nemesis tenta matar um chefe da polícia americano chamado, Blake. Durante essa missão, e para provar a sua loucura e eficácia, ele acaba mesmo matando o Presidente dos Estados Unidos, derrubando o Avião presidencial, Air Fore One.

A beleza do seu uniforme

nemesis

As semelhanças entre o traje do Nemesis e o traje do Batman são bem visíveis. Na verdade eles são praticamente idênticos, à exceção da cor e das orelhas no topo da máscara (que não existem no uniforme do Nemesis). Mas tudo tem um propósito! Este super-vilão escolheu a cor branca para o seu traje para que os seus inimigos conseguissem notar o seu sangue manchando o corpo do super-vilão.

No final de quase todos os combates, a cor do seu uniforme muda de branco para vermelho tal é a natureza violenta dos seus ataques.

Grana não é problema

nemesis-artigo

Matt Anderson herdou toda a fortuna dos seus pais e usa para financiar as suas missões criminosas. Ele compra tudo o que você pode imaginar: armas, explosivos, mercenários, qualquer coisa! O Nemesis tem ainda uma frota de automóveis Audi R8 igualmente brancos.

Nemesis é violento... Muito violento!

nemesis-artigo

Se você é uma pessoa sensível, siga com alguma precaução. Esta HQ é bastante gráfica e em quase todos os quadrinhos você encontra rios de sangue e vísceras voando por todo o lado. Alguns dos métodos que este personagem utiliza podem mesmo chocar você. Nunca se esqueça ele é capaz de tudo!

Nas HQs ele rapta a filha do Chefe Blake, a estupra, e ela acaba engravidando. Ele então implanta uma microbomba na cabeça da filha de Blake, que será detonada caso ela tente abortar (de alguma forma a bomba está sincronizada com os sinais vitais do bebê). Nós avisamos que o cara era violento!

Ele não tem superpoderes

nemesis

Nemesis não tem superpoderes, e para o bem da humanidade, ainda bem! O cara é "apenas" extremamente louco e insanamente rico, uma mistura verdadeiramente explosiva. Além disso, ele é um excelente estrategista e domina todo tipo de armas e combate corpo a corpo.

O final não é aquele que você está esperando

nemesis-artigo

Siga com precaução para o próximo parágrafo, está cheio de spoilers!

No final da HQ, o Nemesis não consegue matar Blake e acaba sendo morto. Sim, você leu bem, o super-vilão acaba morrendo. Mas nas últimas páginas, descobrimos que Matt Anderson participava de um programa secreto que concedia experiências no mundo do crime a vários milionários. Será que o legado de Nemesis vai continuar?

Não se deixe enganar, Nemesis não é um anti-herói, ele é apenas um super-vilão. Não existe uma ponta de heroísmo neste personagem, apenas violência, loucura e sadismo.

Conheça os 10 anti-heróis mais sensacionais de todos os tempos