Avatar: A Lenda de Aang | Trama e resumo das temporadas

Lançado pela Nickelodeon em 2005, com novos episódios até 2008, a animação americana Avatar: A Lenda de Aang ganhou aclamação da crítica e do público. O programa recebeu elogios por sua história, suas cenas de ação, suas referências culturais, seu humor, entre outras características. Para se ter uma noção do impacto da série animada, ela conquistou prêmios como Annie Awards, Emmy e um Peabody Award. Este último é voltado para produções, associações ou indivíduos que tenham prestado serviços públicos dignos de distinção.

Para pular para uma parte específica do artigo, basta clicar em um dos links abaixo:

A trama e a animação

Guia de Temporadas

Universo Avatar: outras mídias

A trama e a animação

avatar a lenda de aang

Avatar: A Lenda de Aang se passa em um mundo criado a partir de referências culturais dos povos asiáticos. Neste mundo, a civilização é dividida entre quatro grandes nações: Tribos da Água, Reino da Terra, Nação do Fogo e Nômades do ar. Algumas pessoas, os chamados "dobradores", têm a habilidade de manipular um dos quatro elementos da natureza. E a cada geração, o Avatar, aquele capaz de dominar os quatro elementos, reincarna com a missão de manter a paz no planeta.

No último século, a Nação do Fogo vem alcançando uma rápida industrialização e a expansão de suas riquezas, terras e poder. Tudo isso por meio de uma guerra mundial. A princípio, a dominação do Fogo foi impedida pelo Avatar Roku, nascido na própria Nação do Fogo.

Após a morte de Roku, o Avatar reencarnou no dominador de ar Aang. Em meio à ameaça bélica do Senhor do Fogo, Aang acabou descobrindo ser o Avatar ainda muito jovem, quanto tinha apenas 12 anos. Imaturo e sem saber lidar com a responsabilidade, ele fugiu com medo do que seu destino traria.

Em sua fuga, Aang acaba entrando acidentalmente no Estado de Avatar e se coloca em animação suspensa. Apenas após 100 anos, ele é encontrado pelos jovens irmãos Sokka e Katara, da Tribo da Água. Ao despertar, Aang descobre a destruição causada pela Nação do Fogo desde que o Avatar desapareceu, incluindo a destruição completa dos Nômades do Ar.

Por esse motivo, ele aceita sua missão, cercado de culpa, e se dedica a aprender a dobra dos quatro elementos com a ajuda de seus novos amigos. Enquanto treinam, eles viajam tentando ajudar as comunidades pelas quais passam a se libertarem do domínio da Nação do Fogo.

Criada por Bryan Konietzko e Michael Dante DiMartino, Avatar: A Lenda de Aang contou com três temporadas e trouxe um estilo de animação que misturou os traços dos animes japoneses com o dos cartoons americanos. Já as referências culturais - incluindo figurino, costumes e artes marciais - foram trabalhadas a partir de uma cuidadosa pesquisa dos povos do Leste asiático.

Todo o design dos personagens teve como base a história e a arte da China, o Hinduísmo, o Taoismo, o Budismo, a ioga, entre outros. Os movimentos dos dobradores de cada elemento, por exemplo, foram coreografados a partir de diferentes artes marciais chinesas, como T'ai chi ch'uan, Hung Gar, Shaolin do Norte e Tang Lang Quan do Sul.

Tudo isso foi feito contando com o trabalho de diferentes profissionais especializados em cada uma dessas áreas. Já o estilo artístico das paisagens fictícias se baseou em lugares reais da Ásia, como a Cidade Proibida, a Grande muralha da China, as terras dos Inuítes e dos Esquimós.

Outro ponto que muito agradou o público foi o fato de a trama explorar vários conceitos complexos e raramente abordados em programas de televisão para crianças ocidentais. Exemplos desses temas são problemas relacionados a guerra, traumas, opressão, genocídio, imperialismo, discriminação de gênero, empoderamento feminino, marginalização, diferentes culturas e questões filosóficas.

Livro Um: Água

avatar a lenda de aang

Episódios: 20

Enquanto pescavam, os irmãos Sokka e Katara, da Tribo da Água, acabam encontrando um jovem menino chamado Aang e seu bisonte voador congelados, presos a um iceberg. Após libertarem Aang do gelo, eles descobrem que o garoto é um dobrador de ar, mas todos julgavam que os Nômades do Ar haviam morrido há 100 anos, sob a destruição do Senhor do Fogo. Enquanto os irmãos contam a Aang sobre o conflito que se estende nos últimos 100 anos, ele admite ser o Avatar.

Na Nação do Fogo, o príncipe Zuko acredita no possível retorno do Avatar. Ele tenta impedir que isso aconteça, visto que o Avatar é o único que poderia impedir a vitória de sua nação. Quando Zuko descobre o reaparecimento de Aang, ele começa uma perseguição ao garoto. Por este motivo, Katara e Sooka decidem viajar com Aang para o Polo Norte, para encontrar um dobrador de água que possa ensiná-lo a dobra do elemento, dando início ao seu desenvolvimento como Avatar.

Zuko é um jovem amargurado devido à morte de sua mãe e à rejeição de seu pai, o Senhor do Fogo. Ele acredita que, se capturar o Avatar, pode conquistar o respeito do pai e restaurar sua honra em sua nação. Por outro lado, Iroh, tio de Zuko, ainda vê o bem no sobrinho. Por esse motivo, ele decide viajar junto com Zuko, em sua perseguição por Aang, na intenção de lhe passar ensinamentos e tentar colocá-lo no caminho do bem. Aang, Katara e Sokka seguem viagem, passando por diferentes vilas e cidades, fazendo amigos e aliados pelo caminho, e ajudando comunidades a lutarem contra o domínio da Nação do Fogo.

avatar lenda de aang

Em determinado momento, Aang recebe uma mensagem do Avatar Roku, do mundo espiritual. Ele avisa o menino que, dentro de um ano, o cometa Sozin passará novamente. esse fenômeno natural amplia o poder dos dobradores de fogo, o que pode dar à Nação do Fogo condições de finalizar e vencer a guerra. O alerta faz com que Aang compreenda que precisa aprender a dominar a dobra dos quatro elementos antes da passagem do cometa.

O grupo continua sua jornada, passando por diferentes desafios nas vilas e cidades que visitam. Em determinado momento, eles encontram um dobrador de fogo que já não é leal ao Senhor do Fogo. Após receber uma mensagem do Avatar Roku, ele aceita treinar Aang na dobra do elemento. Contudo, uma brincadeira de Aang com o fogo, durante seu treinamento, acaba machucando Katara,. Depois disso, o menino abandona o treinamento, prometendo nunca mais mexer com o elemento.

Os jovens chegam à Tribo da Água do Norte, onde Katara e Aang podem treinar dobra de água. Contudo, há muitos obstáculos a serem vencidos. A mentalidade sexista do único mestre desta tribo faz com que ele se recuse a ensinar Katara por ela ser uma garota. A Nação do Fogo consegue se infiltrar na Tribo e dá início a um grande ataque. Zuko sequestra Aang quando ele estava em seu estado Avatar. Ao voltar do mundo espiritual, Aang precisa lidar com tudo isso, enfrentar os soldados da Nação do Fogo e salvar a cidade.

Livro Dois: Terra

avatar lenda de aang

Episódios: 20

Após os eventos no Polo Norte, Aang, Katara e Sokka descansam em um posto avançado do Reino da Terra. Lá, eles tentariam pedir ao Rei Bumi para ensinar dobra de terra ao Avatar. Contudo, o General Fong engana Aang para que ele entre em seu estado Avatar e tente derrotar a Nação do Fogo de imediato.

Aang quase destrói a base militar. Neste momento, ele é alertado pelo Avatar Roku, no mundo espiritual, de que a morte de seu corpo enquanto ele está no Estado Avatar encerraria o ciclo de reencarnação do Avatar. O grupo se recupera e segue viagem em busca de um mestre de dobra de terra.

Ainda em sua perseguição por Aang, Zuko e quase capturado, junto ao tio Iroh, por sua irmã Azula. Os dois, contudo, conseguem fugir da garota e do exército da Nação do Fogo. Em um torneio de dominação de terra de Xin Fu, o Time Avatar conhece uma poderosa dobradora, uma jovem menina cega chamada Toph. Extremamente poderosa e analítica, a garota percebe o mundo ao seu redor por meio das vibrações no solo e quaisquer vestígios de terra ao seu redor.

Contudo, a menina não poderia ser a professora de que Aang precisa. Isso porque ela vive sob a super proteção de seus pais e a expectativa sexista que eles têm de que Toph seja apenas uma filha obediente, e dentro dos padrões sociais que se espera de uma menina nobre. Toph, porém, foge e segue viagem com Aang, Sokka e Katara.

Zuko se separa de tio Iroh, que reprovava suas ações, e acaba passando por diversas provações e rejeições devido ao seu passado e sua origem. Quando Azula encurrala o grupo de Aang, contudo, Zuko e tio Iroh se reúnem a eles temporariamente para enfrentar a jovem. Iroh acaba sendo ferido.

avatar lenda de aang

Aang dá início ao seu treinamento de dobra de terra com Toph, mas tem dificuldades com o elemento, que é um oposto natural do ar. Em outro local, Zuko passa por dificuldades similares, quando tio Iroh tenta lhe ensinar a dobrar luz, uma avançada técnica de domínio do fogo.

Em busca de mais conhecimento para derrotar a Nação do Fogo, Sokka faz uma importante descoberta: vai acontecer um eclipse, durante o qual o poder dos dobradores de fogo será anulado. Appa é sequestrado por dobradores de terra e levado para Ba Sing Se. Principal cidade do Reino da Terra, o local está prestes a ser invadida pela Nação do Fogo.

O time Avatar consegue evitar a invasão, após uma batalha com Azula e suas companheiras Tay Lee e Mai. Contudo, eles logo percebem que há algo muito estranho em torno do rei de Ba Sing Se. Agora, o próximo desafio do grupo é vencer uma perigosa conspiração política. E o domínio da cidade está nas mãos da autoridade cultural Dai Li e do Secretário Long Feng, que controlam até mesmo o rei e também estão por trás do desaparecimento de Appa.

Aang, Katara, Sokka e Toph conseguem invadir o palácio do Rei da Terra e alertá-lo sobre o domínio de Long Feng e sobre a tentativa da Nação do Fogo de invadir Ba Sing Se, o que resulta na prisão de Longe Feng. Pouco depois, o grupo recebe diferentes cartas que os levam a seguir temporariamente caminhos separados. Azula, Mai e Ty Lee se infiltram em Ba Sing Se se passando por Suki e as Guerreiras Kyoshi.

avatar a lenda de aang

A carta de Aang acaba o levando ao Templo do Ar Oriental para se encontrar com o Guru Pathik. O guru se propõe a ajudá-lo a dominar o Estado Avatar e a liberar os sete chakras. Sokka se reúne novamente a seu pai Hakoda. Toph é capturada por homens enviados por seus pais, e acaba desenvolvendo uma forma de dobrar metal para escapar. Em Ba Sing Se, Azula planeja um golpe de estado e consegue capturar Katara e atrair Zuko e tio Iroh para o castelo.

Mesmo tendo dividido um momento de quase amizade com Katara, e contrariando os ensinamentos de tio Iroh, Zuko fica do lado de Azula e a ajuda a atacar Aang. Azula consegue matar Aang, mas Katara o traz de volta à vida com a água do Oásis Espírito do Polo Norte. O Reino da Terra cai sob o domínio da Nação do Fogo

Livro Três: Fogo

avatar a lenda de aang

Episódios: 21

Aang recobra sua consciência apenas um tempo depois. Ele acorda e percebe que se cabelo cresceu e seus amigos estão todos com roupas da Nação do Fogo. O grupo explica a ele que o mundo pensa que o Avatar morreu, e que manter isso em segredo por enquanto pode lhes dar uma vantagem para se prepararem para a batalha que está por vir. Na Nação do Fogo, Azula e Zuko são parabenizados pelo Senhor do Fogo pela morte de Aang, mas Zuko já desconfia que ele sobreviveu.

Embora tenha sua mente estratégica e afiada a seu favor, Sokka procura um mestre de espada da Nação do Fogo para lhe ensinar a lutar, já que não domina nenhum elemento, como Aang, Katara e Toph. Tio Iroh se prepara para botar um plano de fuga em ação, para sair de sua prisão na Nação do Fogo. Zuko envia um assassino para tentar matar Aang.

Por diferentes fontes, Aang e Zuko descobrem a antiga amizade que um dia existiu entre o Senhor do Fogo Sozin e o Avatar Roku. Outrora grandes amigos, os dois se afastaram quando Roku discordou da ganância de Sozin, que queria controlar todo o mundo. Anos depois, quando o vulcão na ilha em que Roku morava entra em erupção, Sozin tem a oportunidade de salvá-lo, mas o deixa morrer para que possa seguir com seu plano de dominação.

Ainda em sua cela, Iroh conta a história a um Zuko profundamente arrependido. Iroh revela que Zuko, como bisneto tanto de Roku quanto de Sozin, pode pôr um fim a esse conflito e restaurar a paz no mundo.

avatar lenda de aang

Contra sua vontade, Katara aprende a usar uma sombria técnica de dominação de sangue. A realização desta técnica só é possível se o dobrador de água for extremamente forte e habilidoso e realizar a dobra durante a Lua Cheia, momento em que suas habilidades de dominação de água atingem potencial máximo.

O dia do eclipse e do ataque à Nação do Fogo chega. O Time Avatar dá início à invasão, liderada por Hadoka. Após enfrentar a resistência da Nação do Fogo, Aang chega até o palácio, mas o Senhor do Fogo não está lá. Em um búnquer subterrâneo Azula atrasa o grupo, enquanto o Senhor do Fogo Ozai atrasa Zuko, que está decidido a se unir ao Avatar para parar de ver a Nação do Fogo. O eclipse acaba e a Nação do Fogo ataca novamente, fazendo com que os invasores fujam. Zuko procura pelo tio, mas ele fugiu da prisão. Aang e seus amigos fogem para o Templo do Ar do Oeste, seguidos por Zuko.

Zuko tem dificuldades para provar ao grupo que agora está do seu lado. Katara mantém uma constante desconfiança do rapaz. Ele se oferece para ensinar a dominação do fogo para Aang, mas ele próprio passa a ter dificuldades com a dominação, agora que não pode contar com sua raiva.

Seguindo a sugestão de Toph, a dupla tenta aprender a dominação da fonte original: os dragões. Como os dragões foram extintos, eles seguem para as ruínas da Civilização Guerreiros do Sol, origem da Nação do Fogo. Lá, eles aprendem a verdade sobre os dragões e sobre a dominação do fogo: que não é fonte de destruição, mas sim fonte de vida.

avatar a lenda de aang

Zuko se une a Sokka na perigosa missão de invadir a prisão mais segura da Nação do Fogo. O objetivo da missão é resgatar Hakoda, pai de Sokka e Katara. Posteriormente, Zuko ajuda Katara a encontrar o homem responsável pela morte de sua mãe, conquistando enfim sua confiança.

Enquanto todos aconselham Aang a matar o Senhor do Fogo no próximo confronto, o jovem Avatar entra em conflito com a ideia, uma vez que seus princípios como Nômade do Ar são de pacifismo. Ele procura por conselhos com as encarnações passadas do Avatar.

A guerra começa. A Ordem Lótus Branca, sociedade secreta que reúne membros de todas as nações e é liderada por Iroh, se responsabiliza pela libertação de Ba Sing Se. Zuko e Katara seguem para a Nação do Fogo para enfrentar Azula. Sokka, Suki e Toph enfrentam as aeronaves inimigas que se aproxima do Reino da Terra. O cometa se aproxima e Ozai se prepara para destruir Ba Sing Sei, dominar as nações e matar o Avatar.

Completamente instável após suas amigas lhe deixarem, Azula começa a luta contra Zuko e Katara em desvantagem, com Zuko se mostrando superior na batalha contra a irmã. Contudo, ela lança um raio contra Katara, e ele se na frente para salvar a nova amiga, ficando gravemente ferido. Ozai e Aang iniciam a batalha, mas o Avatar segue na defensiva, sem querer matar o Senhor do Fogo.

avatar lenda de aang

A Ordem Lótus Branca consegue libertar Ba Sing Se; e Sokka, Suki e Toph conseguem parar todas as aeronaves da Nação do Fogo. Katara assume a luta contra Azula e, após uma batalha acirrada, consegue enganar a nova Senhora do Fogo e congelá-la e prendê-la, seguindo para ajudar Zuko usando suas habilidades de cura.

Um golpe acidental de Ozai faz com que Aang entre no Estado Avatar, que agora persegue e domina facilmente Ozai, mas ainda se recusa a matá-lo. Usando um nova técnica que aprendeu recentemente em sua última consulta ao mundo espiritual, o Avatar altera a energia dentro de Ozai e retira permanentemente sua habilidade de dominar fogo, derrotando-o. Alguns dias depois, o novo Senhor do Fogo, Zuko, declara o fim da guerra.

Universo Avatar: outras mídias

avatar lenda de aang

Após a animação original, o universo de Avatar ganhou novas histórias em diferentes mídias. Seguindo a trama, a série ganhou diferentes trilogias de quadrinhos, publicadas pela Dark Horse, que acompanham a história de Aang após a Guerra dos Cem Anos.

  • A trilogia A Promessa mostrou o que aconteceu às antigas colônias da Nação do Fogo.
  • Em A Busca, vemos Zuko e Azula em busca de sua mãe Ursa.
  • Na trilogia de HQs A Fenda, voltamos a ver Aang, acompanhamos a criação da Cidade República e descobrimos mais da relação de Toph com sua família.
  • Em Fumaça e Sombra, vemos como Zuko precisou lidar com uma força de resistência que surgiu na Nação do Fogo após sua coroação.
  • As HQs Norte e Sul mostram o retorno de Sokka e Katara à Tribo da Água do Sul e todas as mudanças que ocorreram no local.
  • A última trilogia, a Desequilíbrio, já aborda o conflito que se forma entre dominadores e não-dominadores.

Esta última trama, por sua vez, voltou a ser abordada na primeira temporada de Avatar: A Lenda de Corra, série animada do universo Avatar lançada pela Nicklodeon em 2012. A trama se passa 70 anos depois dos eventos de A Lenda de Aang. A história acompanha Korra, uma jovem garota de 17 anos, da Tribo da Água do Sul, que é a nova encarnação do Avatar.

avatar a lenda de aang

Além dessas mídias, a franquia também ganhou uma trilogia de videogames, e também vimos uma adaptação cinematográfica da primeira temporada da série. Com direção de M. Night Shyamalan, o filme O Último Mestre do Ar recebeu críticas extremamente negativas, chegando a uma taxa de aprovação de apenas 6% no site Rotten Tomatoes. O roteiro, as atuações e a subversão das referências culturais e das etnias dos personagens foram alguns dos pontos criticados.

Em 2018, a Netflix anunciou o desenvolvimento de um novo filme live-action da franquia. O longa contaria com o trabalho de DiMartino e Konietzko, criadores da série animada, como produtores executivos e showrruners. Em 2021, contudo, a dupla abandonou o projeto por diferenças criativas. Pouco tempo depois, a Nickelodeon anunciou a criação de uma divisão inteiramente dedicada à expansão do universo Avatar, sob o comando de DiMartino e Konietzko. Entre os projetos da nova divisão estão um filme animado e novas séries.