Jojo’s Bizarre Adventure: resumo e ordem das temporadas (conheça também os personagens)

JoJo's Bizarre Adventure (JoJo no Kimyo na Boken) é um anime diferente de tudo àquilo que você já pode ter assistido! A forma artística como os personagens e todos os ambientes foram desenvolvidos fazem com que este anime seja uma experiência única! Mas a quantidade de diferentes protagonistas e vilões também pode confundir quem está conhecendo o anime agora.

Então confira abaixo a ordem correta para conferir o anime, conheça a trama de cada temporada, quem é quem e muito mais. Para pular para alguma parte específica, basta clicar em um dos links abaixo.

  1. JoJo's Bizarre Adventure: Phantom Blood
  2. JoJo's Bizarre Adventure: Battle Tendency
  3. JoJo's Bizarre Adventure: Stardust Crusaders
  4. JoJo's Bizarre Adventure: Diamond Is Unbreakable
  5. JoJo's Bizarre Adventure: Golden Wind
  6. JoJo's Bizarre Adventure: Stone Ocean

1. JoJo’s Bizarre Adventure: Phantom Blood

jojos bizarre

Ano: 2012
Episódios: 1 ao 9

A primeira parte do anime leva o espectador até 1888, quando conhecemos o primeiro JoJo, Jonathan Joestar. O jovem é filho do aristocrata George Joestar I, e acabou tendo uma infância solitária, por ter perdido sua mãe muito cedo.

No acidente em que ela morreu, George pensou ter visto Dario Brando tentando salvá-la, mas apenas conseguindo salvar Jonathan. Por se sentir em dívida, quando Dario morreu, o aristocrata adotou seu filho, Dio Brando. O que ele não sabia era que Dario era um ladrão alcoólatra que, no dia do acidente, estava apenas tentando roubar as vítimas. E Dio seguia os passos do pai em termos de ganância e violência.

Quando adultos, Jonathan se torna um homem gentil, mas também habilidoso, principalmente depois de passar pelo treinamento do mestre Will Anthonio Zeppeli. Com ele, Jonathan aprende como usar a energia Hamon, usada em uma milenar arte marcial. E é com suas novas habilidades que ele precisará lutar contra Dio, que usou o poderoso artefato Máscara de Pedra para se transformar em um vampiro.

2. JoJo’s Bizarre Adventure: Battle Tendency

jojos bizarre

Ano: 2012
Episódios: 10 ao 26

Nova temporada, nova geração de JoJos. A trama da segunda parte do anime se passa em 1938, quando conhecemos o neto do primeiro JoJo, o atraente jovem Joseph Joestar. Já tendo nascido com a capacidade de usar a energia Hamon, Joseph ainda aprimora suas habilidades ao dominar o chamado Stand, uma espécie de entidade (geralmente de formas humanoides) que ele consegue conjurar a partir de sua energia de vida, e que pode lutar ao seu lado em batalhas.

Respeitando a autoridade apenas de sua avó e de sua mestra e mãe, Lisa Lisa, Joseph tem um temperamento intempestivo. Embora leve seu gosto por "pegadinhas" para as batalhas, precisa encarar de forma séria o inimigo que se aproxima: os chamados Homens Pilares.

Criaturas ancestrais responsáveis pela criação das Máscaras de Pedra, os Homens Pilares querem encontrar a Pedra Vermelha de Aja para ampliar o poder das Máscaras de Pedra e alcançar imunidade aos raios solares.

3. JoJo's Bizarre Adventure: Stardust Crusaders

jojos bizarre

Ano: 2014
Episódios: 27 ao 74

Chegamos a 1989, para a parte 3 do anime, protagonizada por Jotaro Kujo, terceiro JoJo e neto de Joseph Joestar. Este jovem delinquente precisa colocar suas prioridades em ordem ao descobrir que deve viajar para o Egito para salvar sua mãe e deter o maior inimigo dos Joestar: DIO!

Mais forte do que nunca, Dio retornou à vida ligando sua cabeça decapitada ao corpo que de Jonathan Joestar, o primeiro JoJo. Agora, além de seus poderes de vampiro, ele também consegue usar o Stand Dio: The World, e reuniu um exército de utilizadores de Stand.

Mas Jotaro vai unir todos os seus recursos - como seu poderoso Stand Star Platinum - para combater DIO e salvar mais uma vez os Joestars e as demais possíveis vítimas do vilão. E vai contar com a ajuda de Joseph JOestar (aqui já mais velho) e seus amigos, que viajam com eles pelo mundo para confrontar o perigoso inimigo.

4. JoJo's Bizarre Adventure: Diamond Is Unbreakable

JoJo's Bizarre Adventure: Diamond Is Unbreakable

Ano: 2016
Episódios: 75 ao 113

Esta é sem margem para dúvidas a temporada com maior valor artístico de todas! É em Diamond is Unbreakable que o espectador se cruza com uma nova abordagem na forma como os personagens foram desenhados e coloridos. Aqui podemos encontrar cores fortes e vibrantes em contraste com aquilo que tinha sido feito na temporada passada.

Para além do visual vibrante e colorido, esta temporada oferece alguns momentos bem divertidos! Apenas 10 anos depois da parte 3, conhecemos mais um JoJo. Dessa vez, o protagonista é o filho ilegítimo de Joseph Joestar, Josuke Higashikata. Após a morte de seu avô e a descoberta da identidade de seu verdadeiro pai (Jotaro Kujo revela a informação a ele), Josuke decide se responsabilizar por proteger sua cidade de usuários de stand malignos.

Ele precisará enfrentar Yoshikage Kira. Um dos personagens mais sádicos do anime, Kira é um serial killer obcecado por mãos de mulheres e que, apesar dos seus crimes horrendos, sempre quis viver uma vida tranquila, mantendo sua identidade em segredo por muitos anos, até o fantasma de sua última vítima revelar seus crimes aos Joestars.

Para combatê-lo, Josuke usará de seu amplo domínio do stand Crazy Diamond, que se destaca pela habilidade de restaurar objetos e curar pessoas. Já o stand de Kira, Killer Queen, é capaz de criar três tipos de mortais bombas.

5. JoJo's Bizarre Adventure: Golden Wind

jojos bizarre

Ano: 2018
Episódios: 114 ao 152

JoJo's Bizarre Adventure: Golden Wind se passa na deslumbrante Itália e se foca na ação de um time de membros de diferentes gangues. O protagonista desta temporada, apesar de ser um dos personagens mais recentes, é provavelmente aquele que mais reações causou por parte dos fãs do anime. Estamos falando de Giorno Giovanna.

Um dos filhos ilegítimos que Dio teve quando já usava o corpo do primeiro JoJo, Jonathan Joestar, Giorno acaba sendo também parte da linhagem Joestar. Desde que foi ajudado por um gangster, durante sua difícil infância, Giorno sonhava em um dia se tornar um "gang-star".

Quando adulto, ele passa a integrar a poderosa gangue Passione, liderada pelo "Chefe", que mantém sua identidade em completo segredo. Mas o plano de Giorno, na verdade, era deter o Chefe e proteger a população de sua cidade do tráfico de drogas realizado pela gangue. Para grande parte dos fãs e seguidores de JoJo's Bizarre Adventure, esta é a melhor temporada do anime.

6. JoJo's Bizarre Adventure: Stone Ocean

jojos bizarre

Ano: 2020/2021
Episódios: ?

Conforme a periodicidade das temporadas anteriores, a Parte 6 do anime estava prevista para ser lançada em 2020. Devido à pandemia do Covid-19, a produção foi adiada e ainda não conta com uma data de estreia, embora a previsão siga sendo para este ano.

A temporada contará com a primeira JoJo mulher! Filha distante de Jotaro Kujo, Jolyne Cujoh acaba sendo incriminada e presa por assassinato, em 2011. Ao tentar salvá-la, Jotaro acaba emboscado por um misterioso usuário do stand Cobra Branca, e tem suas memórias e seu stand roubados.

Agora, Jolyne precisa descobrir quem está por trás do misterioso stand e qual seus objetivos ao obter as memórias e os poderes de seu pai, que está em coma desde o ataque. O mistério sobre a identidade do vilão e sua possível ligação com ninguém menos que Dio é um dos pontos fortes da trama da nova temporada. Mas o final deste arco nos mangás fizeram com que os fãs da franquia ansiassem ainda mais pela parte 7 do anime!

O que já sabemos das partes 7 e 8 do animes

jojos bizarre

Se até a data de lançamento da parte 6 do anime segue indefinida, imagine as partes 7 e 8. Caso a periodicidade de dois anos entre cada parte seja mantida pelo estúdio, talvez vejamos as demais temporadas entre 2022 e 2024.

Logo, o que sabemos de cada arco é o que os mangás já nos apresentaram. A parte 7 leva o título JoJo's Bizarre Adventure: Steel Ball Run e se passa em 1890. Neste período, acompanhamos uma épica corrida de cavalos. Os protagonistas são Gyro Zeppeli e Johnny Joestar. Gyro é um mestre da técnica Spin e busca o prêmio em dinheiro da competição. Johnny é um ex-jóquei paraplégico que busca curar suas pernas através do Spin.

Quando Johnny e Gyro descobrem que o Presidente Funny Valentine usa a corrida para encobrir sua busca pelas poderosas relíquias de Jesus Cristo, a dupla passa a enfrentar os agentes de Valentine para encontrar as relíquias primeiro e impedir o uso errado dos poderosos artefatos.

jojos bizarre

A parte 8 pula para o ano 2011, e é intitulada JoJo's Bizarre Adventure: JoJolion. Conhecemos o estudante universitário Yasuho Hirose. Quando o jovem descobre um homem com amnésia chamado Josuke, em Morioh depois do Grande terremoto do Leste do Japão, ele tenta ajudá-lo a investigar sua identidade e seu passado.

Por suspeitarem que Josuke pode ser o médico do navio Yoshikage Kira, eles se aproximam da Família Higashikata, mas acabam descobrindo que há muitos segredos obscuros por trás da família, como o comércio de uma droga que tem relação direta com uma raça misteriosa de seres humanoides.

Os principais personagens

Jonathan Joestar

Jonathan Joestar

Jonathan Joestar é o protagonista de Phantom Blood e o primeiro JoJo de todo o anime. Filho único do empresário George Joestar I, Jonathan é um homem honesto e genti, cuja vida acaba por ser invadida por tragédia depois de conhecer seu irmão adotado e principal antagonista do anime, Dio Brando.

Joseph Joestar

Joseph Joestar

Joseph Joestar é o principal protagonista de Battle Tendency. Neto de Jonathan Joestar, ele é o segundo a ser o título de JoJo em todo o anime. Um jovem delinquente que respeita apenas a autoridade de sua avó e de sua mãe, ele precisará amadurecer para enfrentar os perigosos Homens Pilares.

Dio Brando

Dio Brando

Dio Brando, também conhecido simplesmente como DIO, é o principal antagonista de Phantom Blood e Stardust. No entanto, sua influência é sentida ao longo do anime, com personagens importantes, como Giorno Giovanna ou Enrico Pucci, estando diretamente ligados a ele.

Jotaro Kujo

Jotaro Kujo

Jotaro Kujo é o principal protagonista de Stardust Crusaders, ele é o terceiro e um dos mais populares JoJos! Este personagem é um delinquente que vive uma vida normal até o antigo inimigo da família Joestar, DIO, retornar. Vendo sua mãe Holy adoecer por causa de DIO, Jotaro viaja para o Egito para tentar salvá-la e parar o vilão de uma vez por todas.

Josuke Higashikata

Josuke Higashikata

Josuke Higashikata é o protagonista de Diamond is Unbreakable e o quarto JoJo de todo o anime JoJo's Bizarre Adventure. Josuke é um estudante do Ensino Médio que reside na cidade de Morioh. Ele conhece Jotaro Kujo, que o informa que ele é o filho ilegítimo de Joseph Joestar. A partir daí, ele decide tomar para si a missão de proteger sua cidade de usários malignos de stands.

Okuyasu Nijimura

Okuyasu Nijimura

Introduzido como um vilão, Okuyasu acaba por se tornar o melhor amigo de Josuke Higashikata. Eles permanecem amigos durante toda a temporada de Diamond is Unbreakable!

Giorno Giovanna

Giorno Giovanna

Giorno Giovanna é o quinto a utilizar o título de JoJo em todo o anime e é um dos principais protagonistas de Diamond Is Unbreakable. Giorno é o filho ilegítimo de DIO, concebido quando este roubou o corpo de Jonathan Joestar.

Bruno Bucciarati

Bruno Bucciarati

Bruno Bucciarati é um mafioso e o líder de seu próprio esquadrão dentro da poderosa gangue napolitana Passione. Inicialmente, ele é apresentado como um rival de Giorno Giovanna, mas Bucciarati acaba por se tornar o primeiro a dar apoio a Giorno na sua ascensão ao topo da Passione.

O que torna este anime tão especial?

Foi em 1987 que Hirohiko Araki fez um enorme sucesso com o seu primeiro mangá, apresentando o universo de Jojo. Foi assim que começou uma saga que se estende por décadas, ligada a laços de família e a alguns dos fenômenos sobrenaturais mais estranhos que você já teve a oportunidade de ver.

Este universo, como o nome indica, nos apresenta poderes super bizarros que não fazem qualquer sentido, mas que não deixam de ser absolutamente impressionantes! Para além disso, o estilo inconfundível dos personagens e o jeito como Hirohiko Araki usa uma paleta de cores muito variada são motivos mais do que suficientes para que você invista algum tempo no anime.

A uma trama enigmática e personagens bem desenvolvidos e com profundidade soma-se ainda outra peculiaridade que se tornou bem famosa em Jojo's Bizarre Adventure: os personagens estão constantemente fazendo poses estranhas, e isso se tornou uma marca registrada do anime! Se isso é algo que agrada a sua imaginação, fique sabendo que há até uma escola de poses que você pode frequentar para realmente aprender a ter os movimentos que podemos ver em Jojo's Bizarre Adventure.

Jojo's Bizarre Adventure no mundo dos games

JoJo's Bizarre Adventure: Last Survivor

Jojo's Bizarre Adventure não tem apenas mangás e animes, contando também com uma extensa lista de games para consoles e arcades. O primeiro game foi lançado lá em 1993 para a Super Famicom. Ainda nos anos 1990, seriam lançados jogos da franquia para Playstation e SEGA Dreamcast.

Em 2002, GioGio's Bizarre Adventure chegou ao mercado para a Playstation 2 e, quatro anos depois, foi a vez do game JoJo's Bizarre Adventure: Phantom Blood ser desenvolvido para o mesmo console.

Foram ainda lançados títulos para o Playstation 3, Playstation 4, iOS, Android. Em 2019, o game JoJo's Bizarre Adventure: Last Survivor foi lançado exclusivamente para os arcades.

FIQUE LIGADO:

Os animes mais assistidos no mundo (até agora)

Qual o seu tipo de anime favorito? Descubra os principais gêneros e saiba identificá-los!

Qual a ordem cronológica do anime de Os Cavaleiros do Zodíaco?