Jojo’s Bizarre Adventure: resumo e ordem das temporadas (conheça também os personagens)

JoJo's Bizzare Adventure é um anime diferente de tudo aquilo que você já pode ter assistido! A forma artística como os personagens e todos os ambientes foram desenvolvidos fazem com que este anime seja uma experiência única!

Mas em meio a tantos episódios, você sabe qual a ordem correta para assistir o anime? Preparamos um resumo de todas as temporadas, assim como um perfil dos principais personagens!

Qual a ordem correta para assistir ao anime?

JoJo’s Bizarre Adventure

Sim, existe uma ordem para assistir ao anime e apesar de muitas outras teorias e fontes, esta é a sequência que você deve seguir se está pensando começar a assistir a JoJo's Bizzare Adventure:

1. JoJo’s Bizarre Adventure (2012)

Uma nota importante: JoJo’s Bizarre Adventure (2012) consiste de duas partes distintas!

JoJo’s Bizarre Adventure (2012) Parte 1: Phantom Blood (do episódio 1 ao 9)

JoJo’s Bizarre Adventure (2012) Parte 2: Battle Tendency (do episódio 10 ao 26)

2. JoJo’s Bizarre Adventure Parte 3 (2014): Stardust Crusaders

3. JoJo’s Bizarre Adventure Parte 4 (2016): Diamond is Unbreakable

4. JoJo’s Bizarre Adventure Parte 5 (2018): Golden Wind

OVAs

  • JoJo no Kimyou na Bouken: Adventure (2020)
  • JoJo no Kimyou na Bouken (1993)

Esta é a ordem correta pois segue os acontecimentos da série por ordem cronológica, ou seja, a maneira ideal para você conseguir perceber todos os acontecimentos bizarros que vamos encontrando ao longo do anime.

E os OVAs?

JoJo's Bizzare Adventure

Os OVAs cobrem apenas a saga Stardust Crusaders e só se centram nos acontecimentos a partir do momento em que o time chega ao Egito para enfrentar DIO. Infelizmente, não faz referência a muitas das batalhas vistas no mangá.

Ou seja, tecnicamente você não precisa de assistir os OVAs para estar por dentro das principais sagas de JoJo's Bizzare Adventure, existindo até muitos fãs dizendo que estes são completamente desnecessários.

Resumo de JoJo's Bizarre Adventure (2012): Phantom Blood + Battle Tendency

Phantom Blood

JoJo’s Bizarre Adventure (2012) foi dividida em duas partes com títulos diferentes (Phantom Blood e Battle Tendency), no entanto elas estão intrinsecamente ligadas uma com a outra.

Esta primeira temporada do anime combinou essas duas partes de uma forma bem interessante (e pouco comum), a primeira estrelada por Jonathan Joestar e a segunda pelo o seu neto Joseph Joestar.

Tanto em Phantom Blood como em Battle Tendency tivemos a chance de ver os dois Joestars dominando a arte marcial Hamon e resolvendo o mistério da Máscara de Pedra que transforma todos os seus utilizadores em vampiros.

Jonathan Joestar entra assim numa batalha super intensa com seu irmão adotivo, DIO, enquanto este rouba a perigosa Máscara de Pedra do pai de Jonathan, George Joestar I.

Mas repare que as coisas não ficaram menos complicadas para Joseph! Basicamente ele teve de defrontar os Homens do Pilar, um trio de vampiros que pretendem controlar todo o planeta.

Se só agora você está começando a assistir a este anime, tenha em consideração uma coisa – toda a história foi escrita há mais de 30 anos, ou seja, por vezes a trama pode ser um pouco complicada de digerir para aqueles espetacdores acostumados a produções mais modernas, contudo, esta primeira temporada é essencial para entender o universo da série.

Resumo de JoJo's Bizarre Adventure: Stardust Crusaders (2014)

Stardust Crusaders

Esta é muito provavelmente a temporada que introduziu alguns dos personagens principais mais populares de todo o anime. Stardust Crusaders nos apresenta Jotaro Kujo, um cara enorme e super musculoso, mas também recupera e faz com que Joseph Joestar retorne ao anime (contudo, um pouco mais velho).

Os dois personagens se aventuram na tentativa de salvar Holly Kujo (mãe de Jotaro e filha de Joseph), de uma força espiritual maligna que a está matando lentamente.

Jotaro e Joseph e seus amigos viajam pelo mundo na tentativa de derrotar DIO, que foi capaz de sobreviver a tudo o que aconteceu na primeira temporada. DIO demonstrou estar mais perigoso do que nunca, tendo sido capaz de reunir um exército de utilizadores de Stand (uma espécie de poder sobrenatural que faz com que estes consigam alcançar novas formas).

O objetivo de DIO e do seu exército é bem claro – aniquilar para todo o sempre a linhagem Joestar!

Resumo de JoJo's Bizarre Adventure: Diamond Is Unbreakable (2016)

JoJo's Bizarre Adventure: Diamond Is Unbreakable

Esta é sem margem para dúvidas a temporada com maior valor artístico de todas! É em Diamon is Unbreakable que o espectador se cruza com uma nova abordagem na forma como os personagens foram desenhados e coloridos. Aqui podemos encontrar cores fortes e vibrantes em contraste com aquilo que tinha sido feito na temporada passada.

Para além do visual vibrante e colorido, esta temporada oferece alguns momentos bem divertidos! No entanto é também em Diamond is Unbreakable que encontramos um dos personagens mais sádicos do anime – um serial killer obcecado por mãos de mulheres e que apesar dos seus crimes horrendos tenciona viver uma vida tranquila, sem qualquer tipo de repercussões pelos seus assassinatos.

Esta temporada é protagonizada por personagens como Josuke Higashikata, Koichi Hirose, Okuyasu Nijimura, Rohan Kishibe e Jotaro Kujo!

Resumo | JoJo's Bizarre Adventure: Golden Wind (2018)

JoJo's Bizarre Adventure: Golden Wind

JoJo's Bizarre Adventure: Golden Wind se passa na deslumbrante Itália e se foca na ação de um time de membros de diferentes gangues. O protagonista desta temporada, apesar de ser um dos personagens mais recentes é provavelmente aquele que mais reações causou por parte dos fãs do anime, falamos de Giorno Giovanna.

Giorno Giovanna para além de ser um membro da linhagem Joestar é (por incrível que pareça) filho de DIO! Basicamente, ele foi concebido por DIO quando este se encontrava a utilizar o corpo de Jonathan Joestar.

Em termos de tom esta temporada é uma mistura da segunda e da terceira, tanto tendo momentos extremamente bobos como outros mais sombrios e até mesmo sérios, esse contraste vai se sentindo ao longo que os episódios vão progredindo.

Para grande parte dos fãs e seguidores de JoJo's Bizarre Adventure esta é a melhor temporada do anime.

Os principais personagens!

Jonathan Joestar

Jonathan Joestar

Jonathan Joestar é o protagonista de Phantom Blood e o primeiro JoJo de todo o anime. Filho único do empresário George Joestar I, Jonathan é um homem honesto e genti, cuja vida acaba por ser invadida por tragédia depois de conhecer seu irmão adotado e principal antagonista do anime, Dio Brando.

Joseph Joestar

Joseph Joestar

Joseph Joestar é o principal protagonista de Battle Tendency. Neto de Jonathan Joestar, ele é o segundo a ser o título de JoJo em todo o anime.

Dio Brando

Dio Brando

Dio Brando, também conhecido simplesmente como DIO, é o principal antagonista de Phantom Blood e Stardust. No entanto, sua influência é sentida ao longo do anime, com personagens importantes como Giorno Giovanna ou Enrico Pucci estando diretamente ligados a ele.

Jotaro Kujo

Jotaro Kujo

Jotaro Kujo é o principal protagonista de Stardust Crusaders, ele é o terceiro e um dos mais populares JoJos! Este personagem é um delinquente que vive uma vida normal até o antigo inimigo da família Joestar, DIO, retornar. Vendo sua mãe Holy adoecer por causa da DIO, Jotaro viaja para o Egito para tentar salvar sua mãe e parar o vilão de uma vez por todas.

Josuke Higashikata

Josuke Higashikata

Josuke Higashikata é o protagonista de Diamond is Unbreakable e o quarto JoJo de todo o anime JoJo's Bizarre Adventure. Josuke é um estudante do ensino médio que reside na cidade de Morioh. Ele conhece Jotaro Kujo, que o informa que ele é o filho ilegítimo de Joseph Joestar.

Okuyasu Nijimura

Okuyasu Nijimura

Introduzido como um vilão, Okuyasu acaba por se tornar no melhor amigo de Josuke Higashikata. Eles permanecem amigos durante toda a temporada de Diamond is Unbreakable!

Giorno Giovanna

Giorno Giovanna

Giorno Giovanna é o quinto a utilizar o título de JoJo em todo o anime e é um dos principais protagonistas de Diamond Is Unbreakable. Giorno é o filho ilegítimo de DIO, concebido quando este roubou o corpo de Jonathan Joestar.

Bruno Bucciarati

Bruno Bucciarati

Bruno Bucciarati é um mafioso e o líder de seu próprio esquadrão dentro da poderosa gangue napolitana Passione. Inicialmente ele é apresentado como um rival de Giorno Giovanna, mas Bucciarati acaba por se tornar no primeiro a dar apoio a Giorno na sua ascensão ao topo da Passione.

Quando o fenômeno Jojo’s Bizarre Adventure começou?

jojo

Vamos voltar atrás no tempo! Foi em 1987 que Hirohiko Araki fez um enorme sucesso com o seu primeiro mangá, apresentando o universo de Jojo. Foi assim que começou uma saga que se estende por décadas, ligada a laços de família e a alguns dos fenômenos sobrenaturais mais estranhos que você já teve a oportunidade de ver.

Este universo, como o nome indica, nos apresenta poderes super bizarros que não fazem qualquer sentido, mas que não deixam de ser absolutamente impressionantes!

Mas qual o motivo para a utilização do nome Jojo? Cada um dos protagonistas tem um nome e sobrenome que contém um "Jo"... Sim é tão simples quanto isso.

O que torna este anime tão especial?

O estilo inconfundível dos personagens e o jeito como Hirohiko Araki usa uma paleta de cores muito variada, são motivos mais do que suficientes para que você invista algum tempo no anime.

Para além da trama enigmática e da profundidade dos personagens, há ainda algo bem especial em Jojo's Bizarre Adventure que se tornou numa espécie de fenômeno - os personagens estão constantemente fazendo poses estranhas, e isso se tornou uma marca registrada do anime!

Se isso é algo que agrada a sua imaginação, fique sabendo que há até uma escola de poses que você pode frequentar para realmente aprender a ter os movimentos que podemos ver em Jojo's Bizarre Adventure.

Jojo's Bizarre Adventure no mundo dos games!

JoJo's Bizarre Adventure: Last Survivor

Mas Jojo's Bizarre Adventure não tem apenas mangás e animes, mas conta também como uma extensa lista de games para consoles e arcades. O primeio jogo foi lançado em 1993 para a Super Famicom, sendo que nessa mesma década saíram games da franquia para Playstation e SEGA Dreamcast.

Em 2002 foi lançado GioGio's Bizarre Adventure para a Playstation 2 e passados quatro anos o game JoJo's Bizarre Adventure: Phantom Blood para o mesmo console.

Foram ainda lançados títulos para o Playsation 3, Playsation 4, iOS, Android e em 2019 o game JoJo's Bizarre Adventure: Last Survivor em exclusivo para os arcades.

FIQUE LIGADO:

Os animes mais assistidos no mundo (até agora)

Qual o seu tipo de anime favorito? Descubra os principais gêneros e saiba identificá-los!

Qual a ordem cronológica do anime de Os Cavaleiros do Zodíaco?