Slender Man: tudo sobre a lenda urbana que deu origem ao filme!

A internet é o berço contemporâneo de algumas das histórias mais macabras e perturbadoras que existem. Lendas e mitos que antes levariam séculos até se disseminarem, hoje bastam alguns meses ou semanas até se tornarem verdadeiras "febres" em todo o mundo.

A lenda do Slender Man é, sem dúvida, um dos exemplos mais claros do surgimento dessas creepypastas - lendas urbanas da internet. Em menos de 10 anos a cultura popular absorveu completamente as histórias sobre o "Homem Esguio", seja em livros, games, HQs, séries e filmes. 

O primeiro longa-metragem baseado na lenda do Slenderman é lançado em 2018 e, para quem não está por dentro do Slenderverso, mostramos tudo sobre a origem do personagem e as principais curiosidades que alimentaram esse que é tido como o "primeiro grande mito da internet"

A origem do Slender Man

slenderman

Ao contrário de outros personagens que protagonizam populares lendas urbanas, a origem do Slender Man é bem conhecida. 

A autoria da criação da criatura é de Eric Knudsen que, sob o pseudônimo de Victor Surge, fez no Photoshop a imagem do Homem Esguio para participar de um concurso no fórum Something Awful, em 2009 (ver imagem acima).

O grupo de discussão tinha como propósito debater temas paranormais, e convidou os seus membros a criarem uma imagem e história que fosse muito assustadora.

Knudsen  postou duas fotografias em preto e branco, mostrando um grupo de crianças e ao fundo a figura aterrorizante de um homem alto, magro, sem rosto e com o corpo anormalmente esticado. 

O autor ainda publicou uma legenda que serviria como base para a criação das diversas histórias que foram disseminadas posteriormente sobre a macabra figura, que Victor nomeou na época de "The Slender Man".

slenderman
Imagem original criada por "Victor Surge" para o fórum Something Awful em 2009.

Knudsen disse em entrevista que teria se inspirado em alguns personagens dos livros de Stephen King e H. P. Lovecraft para criar a figura do Slender Man.

Curiosamente, a semelhança que a maioria das lendas do Slender Man têm com outra bastante popular na Alemanha durante o século XVI é impressionante: o Der Großmann.

O que diz a lenda do Slender Man?

slenderman

De acordo com as histórias mais populares sobre o Slenderman, este é descrito como um ser antropomórfico que se assemelha a um homem muito alto, magro, sem rosto e que usa um terno preto. 

Alguns relatos também sugerem que ele consegue esticar os seus membros como se fossem tentáculos, ou assumir diferentes formas físicas. Assim, a criatura poderia se camuflar nas florestas assumindo o formato de árvores ou galhos. Aliás, vale ressaltar que a maioria das histórias sobre o Homem Esguio são narradas em florestas ou em cidades pequenas próximas de bosques. 

Supostamente, o Slenderman segue uma "rotina" antes de atacar as suas vítimas. A lenda conta que a primeira etapa é a observação, onde a criatura fica durante algum tempo apenas perseguindo os seus alvos. 

Ainda de acordo com a lenda, alguns dos sintomas básicos que a pessoa desenvolve quando está sendo perseguida pelo Slender é amnésia, crises violentas de tosse (com sangue) e constante paranoia. 

A maioria das histórias também afirma que a criatura apenas pode ser vista por quem está sendo atacado. Isso faz com que as vítimas sejam diagnosticadas como esquizofrênicas ou tratadas como se estivessem apenas tendo algum tipo de alucinação. 

Assim, ao que tudo indica, um dos maiores "prazeres" do Homem Esguio é torturar psicologicamente as suas vítimas (principalmente as crianças). Essas podem chegar ao extremo de cometer suicídio ou outros atos bárbaros em nome do Slenderman.

Marble Hornets e a disseminação da lenda

slenderman

Entre todas as lendas ao redor da figura do Slenderman, foram os Marble Hornets que se consagraram na internet por criar as histórias dramáticas mais populares. 

Marble Hornets é um canal no YouTube dedicado ao gênero de terror, especificamente em histórias inspiradas na lenda do Slenderman. Foi criado ainda em 2009, pouco dias depois da publicação de Victor Surge no Something Awful.

O grupo lançou dezenas de episódios que mostram uma série de misteriosos vídeos ao estilo Found Footage. Os vídeos do Marble Hornets são considerados uma forma de ARE (Alternative Reality Experience) da lenda urbana. 

O sucesso da web serie foi tão grande que o trabalho dos Marble Hornets ganhou uma adaptação cinematográfica em 2015: Always Watching: A Marble Hornets Story

Slender Man: The Eight Pages

slender man

Marble Hornets ajudou a dar notoriedade a figura do Slender Man, mas somente após o lançamento do game The Eight Pages é que o personagem consolidou o seu título de lenda.

Lançado em 2012 pela Parsec Productions (produtora independente de jogos), Slender Man: The Eight Pages convidava os jogadores a imergir totalmente no desesperador ambiente que, até então, era descrito nas lendas envolvendo a criatura.

O objetivo do jogo é coletar oito páginas espalhadas pelo cenário (uma floresta muito macabra). Munido apenas de uma lanterna, o jogador não tem como se defender do Slender, que fica o tempo inteiro observando e perseguindo o protagonista. 

Mesmo tendo gráficos simples e um enredo nada complexo, The Eight Pages consegue criar um clima de tensão tão forte no jogador que foi eleito por muitos como um dos jogos mais assustadores do últimos tempos. 

Vários outros games já foram lançados com base na lenda do Homem Esguio, mas este é sem dúvida um dos mais icônicos.

A polêmica do Slender Man na vida real

slenderman

O impacto que o Slender Man teve na cultura popular foi tão grande que a lenda chegou a se confundir com a realidade em alguns (trágicos) casos. 

Um dos mais notáveis e perturbadores aconteceu em 2014, quando duas garotas de 12 anos atacaram uma colega da escola com 19 facadas. As jovens alegaram que fizeram isso por ordem do Slender Man. O ocorrido ficou conhecido como o "esfaqueamento do Slender Man".

O episódio polêmico envolvendo a creepypasta é o tema do documentário Beware the Slenderman (Cuidado com o Slender Man, em português), uma produção da HBO que mostra detalhes sobre a tentativa de assassinato orquestrado pelas adolescentes em nome do Homem Esguio.

Der Großmann: o Slender Man alemão

der grobmann - slenderman

Der Großmann (O Homem Alto, em português) é uma antiga lenda alemã que teria surgido em meados do século XVI.

A história fala sobre uma criatura descrita como um homem muito alto e com o rosto desconfigurado que habitava a região da Floresta Negra. A lenda diz que se tratava de uma fada vingativa que perseguia todas as crianças desobedientes ou que escondiam algum segredo de seus pais.

A narrativa ainda conta que o Der Großmann não deixava de atormentar as crianças até que morressem ou ficassem malucas. 

Mesmo sem uma confirmação sobre a relação entre essa antiga lenda alemã e as histórias contemporâneas do Slender Man, é impossível não identificar algumas semelhanças entre as duas criaturas. Coincidência? 

A história do Slender Man virou filme

slenderman filme

Depois de tantas adaptações da lenda, games, séries e polêmicas, a história do Slender Man ganha uma versão para os cinemas em 2018.

Slender Man: Pesadelo Sem Rosto é o título do longa no Brasil, que está previsto para ser lançado em 23 de agosto de 2018.

Com direção de Sylvain White, o filme tem gerado algumas polêmicas, principalmente por abordar elementos que remetem ao caso do "esfaqueamento do Slender Man", ocorrido em 2014 nos Estados Unidos.

Esta é a primeira grande produção cinematográfica feita com base na lenda do Slender Man. Ansiosos? O que vocês esperam do filme? Deixe a sua opinião nos comentários!

E se você ainda não viu, confira o trailer: