Aquaman | 'Eu nunca poderia ter feito esse filme', diz James Cameron

James Cameron é o nome por trás de super produções como Titanic e Avatar. Mas, em uma recente entrevista, o diretor afirmou que jamais seria capaz de fazer Aquaman da forma como James Wan fez.

Os motivos do cineasta estão ligados à forma como Wan criou Atlantis, "com estilo dos sonhos desconectado de qualquer tipo de física ou realidade."

Elogio ou crítica

james cameron aquaman

Em entrevista ao Yahoo, James Cameron comentou o trabalho realizado por James Wan em Aquaman. Por vezes, no decorrer das declarações do diretor, fica no ar a dúvida de se Cameron está elogiando ou criticando as escolhas do colega.

"Eu acho que é um grande entretenimento. Eu acho que é um filme que eu jamais poderia ter feito. Honestamente, eu nunca poderia ter feito este filme porque ele exige um tipo de estilo dos sonhos desconectado de qualquer tipo de física ou realidade."

Para Cameron, a visão escolhida por Wan para o longa se aproximou de algo que existe entre o universo mítico grego e o universo dos contos e fada.

"As pessoas apenas se aproximam debaixo d'água porque elas se impulsionam mentalmente, eu acho. Mas é legal, você acredita no filme em seus próprios termos."

Vindo do criador de mundo fictício de Pandora, a opinião parece um pouco contraditória. Ainda assim, Cameron explica seu posicionamento destacando apenas que sua visão do mundo subaquático (não especificamente de Aquaman) sempre foi diferente.

"Eu passei milhares de horas embaixo da água e eu sou muito literal sobre o subaquático. Ele precisa parecer real. Eu posso apreciar esse filme [Aquaman], mas eu não vejo isso porque não parece real."

aquaman

O diretor ainda afirmou (mas voltou um pouco atrás ainda na mesma declaração) que o filme não ajudou a passar a mensagem sobre a preservação dos oceanos, uma das bandeiras levantadas pelo longa.

"Isso [a falta de realidade] não nos ajuda com nossas questões de realmente entender o oceano, e explorar o oceano, e preservar o oceano. Embora eles tenham jogado algumas coisas com baleias e coisas assim para nos lembrar que estamos usando o oceano como banheiro e como lixão. Então eu aplaudo o filme por isso."

E não vamos tardar em conhecer a visão de Cameron sobre o mundo subaquático. Na ocasião, o diretor revelou que a sequência de Avatar terá várias cenas embaixo da água.

Aquaman segue em cartaz.