Crítica Animais Noturnos: Uma tempestade perfeita

Prepare-se para ter os seus sentidos absolutamente esmagados com o mais recente filme de Tom Ford. Animais Noturnos é um thriller psicológico que vai deixar você sem fôlego!

Apesar de algumas comparações com obras anteriores de David Fincher, Tom Ford consegue mostrar o seu valor com um título que vai ficar marcar como um dos mais intensos da década.

aprovado

Atenção a crítica a seguir pode conter alguns spoilers!

Três realidades, uma mensagem

animais noturnos

Tom Ford escolheu um jeito pouco comum para apresentar a trama de Animais Noturnos. O filme se passa em três realidades diferentes, uma no passado de Susan (Amy Adams), outra no presente e a terceira num universo ficcional, baseado no novo romance que Edward (Jake Gyllenhaal) ex-marido de Susan, dedicou a ela.

Apesar de serem realidades bem distintas, é interessante ver como todas elas começam a se fundir com a chegada do terceiro ato do filme. Passa ao espectador uma única mensagem, baseada essencialmente nas escolhas que Susan fez para a sua vida.

A sociedade e os seus problemas

animais noturnos

Tom Ford não foi meigo e apresenta em Animais Noturnos uma dura crítica à sociedade atual e às motivações humanas. Susan é o exemplo disso mesmo, uma mulher que abdicou dos seus sonhos e do amor verdadeiro para se casar com alguém de uma classe social superior.

Com o passar dos anos, o marido de Susan, Hutton (Armie Hammer) começa a trair ela, nem aí para a relação entre os dois. A partir desse momento vemos Susan entrando numa espiral de arrependimento que atinge o seu auge quando recebe o mais recente romance do seu ex-marido, chamado "Animais Noturnos".

Edward dedica o livro a Susan, cujo enredo faz um paralelismo entre a antiga relação dos dois e a ação descrita no romance. O livro é extremamente forte e violento, em que é apresentada uma história de morte, doença e desgosto, onde o protagonista vê a sua vida ser totalmente destruída.

Interpretações magistrais

animais noturnos

O elenco do filme está recheado de estrelas e as interpretações de cada um estão ao nível das expectativas. Mas alguns atores merecem destaque especial, como é o caso de Jake Gyllenhaal, Aaron Taylor-Johnson e Michael Shannon, que nos apresentam papéis cheios de intensidade.

Gyllenhaal tem a especial tarefa de interpretar dois personagens diferentes. Ele acaba mesmo ganhando status de ator principal, e com todo o seu brilhantismo, faz com que a personagem de Amy Adams acabe se tornando tão insignificante quanto a sua vida.

Abrace o filme com uma mente aberta

animais noturnos

Apesar de Animais Noturnos ser visualmente extraordinário e acessível a quase todos, a trama é um pouco mais complexa. Ela obriga o espectador a mergulhar na história, procurando o significado de muitas das coisas que acontecem ao longo do filme.

Mas todo esse exercício termina com a última cena do filme, que é bastante auto-explicativa. Isto faz com que o espectador saia da sala de cinema verdadeiramente absorvido pelo filme.

Veredito: 5 estrelas

animais noturnos

Definitivamente Animais Noturnos não é um filme para um público mais mainstream, sendo que desafia o espectador ao longo das quase duas horas de duração. Se você procura um thriller psicológico intenso e visualmente memorável, então você deve ver este filme.

Uma fotografia incrível, um elenco de luxo, interpretações intensas e uma trama que vai deixar você pregado à cadeira, fazem de Animais Noturnos um filme obrigatório.

Breve sinopse

animais

Amy Adams e Jake Gyllenhaal são um casal divorciado. A personagem interpretada por Amy Adams (Susan) recebe uma cópia do último livro editado pelo seu ex-marido (Edward). Para surpresa de Susan, ela lê na primeira página a seguinte frase: "Dedicado à Susan". O livro é uma história super violenta e ao longo que esta se desenrola faz com que Susan estabeleça algumas comparações com o seu antigo relacionamento.

O filme acontece em três diferentes realidades, a atual, a do relacionamento e a da história ficcional do livro.

Elenco de estrelas

animais-noturnos-artigo

Tom Ford se certificou de estar rodeado de algumas das estrelas mais populares de Hollywood para a produção deste filme. O elenco conta com Amy Adams e Jake Gyllenhaal nos papéis principais, e além dos dois atores também tem Michael Shannon, Aaron Taylor-Johnson e Isla Fisher.