Animais Fantásticos: A verdadeira identidade de Credence!

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald chegou aos cinemas. E com o filme, a aguardada revelação sobre a identidade de Credence. As duas últimas palavras do longa revelam o nome e o sobrenome que teriam sido tirados do jovem.

O choque dos fãs fica por conta do fato de a nova informação ir contra a história contada na franquia Harry Potter. Além disso, algo que seria uma resposta, na verdade, causa várias outras perguntas.

As informações abaixo contêm GRANDES SPOILERS (O Spoiler!) de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald.

A condição de Credence

aurelius dumbledore

Em Animais Fantásticos e Onde Habitam, somos apresentados a Credence Barebone, um órfão cujo sobrenome foi herdado da dona do orfanato em que cresceu, em Nova York.

Sua infância foi marcada pela solidão e pela pressão de esconder seus poderes, visto que a mulher que lhe criou era veementemente contra bruxos. Tal condição acabou transformando Credence em um obscurus, ou seja, portador de um obscurial.

Um obscurial é uma espécie de parasita mágico que nasce a partir da limitação de poderes através de abusos físicos e emocionais. Em geral, as pessoas com esta condição vivem por poucos anos, no máximo dez. Credence é o caso de maior idade já registrado na história bruxa.

Controle e cura

aurelius dumbledore

Em Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, o rapaz parece ter adquirido o controle de seu obscurial. Contudo, Dumbledore tem uma teoria sobre uma possível cura para o parasita.

Ao saber que Credence busca sua identidade - e que essa identidade poderia ser a de Corvus Lestrange (saiba mais aqui) -, Dumbledore acredita que a descoberta pode fazer com que o jovem destrua o obscurial.

Segundo o bruxo, o parasita age como uma segunda personalidade, um irmão para Credence. Descobrir sua verdadeira família poderia, portanto, guiá-lo para a destruição do obscurial. Dumbledore apenas parecia não saber qual seria a verdade sobre a identidade de Credence...

Aurelius Dumbledore

aurelius dumbledore

Sim, Credence é Aurelius Dumbledore. Um suposto irmão perdido de Albus Dumbledore. A revelação é feita ao garoto por Grindelwald, para cujo lado Credence passa na promessa de descobrir sua identidade.

E o bruxo das trevas não apenas revela o verdadeiro nome de Credence e espera que ele acredite em sua palavra. Ele traz uma comprovação: uma fênix.

No decorrer de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, Dumbledore comenta com Newt que sua família sempre teve uma estranha afinidade com fênix, dizendo que o pássaro raro aparece para todos os membros do clã.

No meio do filme, vemos Credence alimentando um pequeno pássaro que encontra. E ao final do longa, Grindelwald força a ave a se revelar como uma fênix.

Mas é possível que Aurelius Dumbledore seja irmão de Albus Dumbledore?

Perguntas

aurelius dumbledore

Agora que a identidade de Credence foi revelada, as novas perguntas se voltam para: quem é Aurelius Dumbledore? Grindelwald quis dar a entender, em sua tentativa de usar Credence, que Albus é seu irmão. Mas a linha do tempo apresentada em Harry Potter nega a possibilidade!

De acordo com Harry Potter e as Relíquias da Morte, Percival e Kendra Dumbledore tiveram três filhos, Albus, Aberforth e Ariana. Um ano antes de Albus entrar para Hogwarts, Percival foi mandado para Askaban e morreu lá.

Já a morte de Kendra aconteceu logo depois de Albus se formar na escola, aos 17 anos. Logo, pela idade de Credence, é improvável que ele seja filho de Percival e Kendra.

Mas qual seria, então, o parentesco?

Teorias

aurelius dumbledore

Como seria de se esperar, as teorias já giram em volta de especulações variadas e algumas delas soam um tanto quanto absurdas. Mas vamos ao que já está rolando pela internet.

1. Grindelwald poderia estar mentindo: Não é exatamente como se pudéssemos confiar na palavra de Grindelwald, não é mesmo? Conhecido por seu poder de manipulação, o bruxo já tentou usar Credence antes.

2. O obscurial em Credence é o mesmo que habitava Ariana. Uma teoria aponta que, devido aos abusos que sofreu de trouxas, Ariana reprimiu seus poderes. Há poucos detalhes sobre a morte da irmã dos Dumbledore. Apenas citam um feitiço que ricocheteou, um momento de nervosismo da garota enquanto via os irmãos brigarem e, então, sua morte.

Embora a teoria exista, ainda não explica a origem do parentesco de Credence. Mas surgiu especulando que, quando Grindelwald diz "seu irmão", estaria na verdade conversando com o obscurial, e não com Credence/Aurelius.

3. Credence poderia ser filho da tia de Albus, que é citada nos livros de Harry Potter. Ainda assim, a parte "seu irmão" não se explica, visto, inclusive, que Grindelwald conhece a família de Dumbledore.

4. Credence poderia ser filho de Ariana. Essa parece mais improvável, mas especula os abusos sofridos por Ariana. A teoria aponta que a menina teria engravidado após sofrer um abuso sexual.

As dúvidas e especulações devem continuar até o próximo Animais Fantásticos...

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald está em cartaz.