Carnival Row | Tudo que você precisa saber sobre a série

A série Carnival Row já chegou chamando a atenção dos assinantes da Amazon Prime Video antes mesmo de chegar ao catálogo do streaming. Isso porque o programa foi renovado para sua segunda temporada antes de a primeira estrear. Depois de lançada, a série deu outros motivos para conquistar os fãs, como sua trama de suspense e fantasia, sua estética e estilo neo noir, seu elenco encabeçado por Orlando Bloom e Cara Delevingne, e as importantes temáticas sociais abordadas.

Aqui está tudo que sobre o que vamos falar neste artigo. Quer pular para uma parte específica? É só clicar em um dos links abaixo!

Sobre o que se trata Carnival Row

Com oito episódios, a primeira temporada de Carnival Row chegou à Amazon Prime Video contando a história de Vignette Stonemoss (Cara Delevingne), uma jovem fada que se apaixona por um humano, Rycroft Philostrate (Orlando Bloom), mas presencia sua morte durante a guerra da temida organização conhecido como Pacto contra as criaturas mágicas.

Anos após a guerra assolar sua terra natal, Vignette foge da contínua perseguição e se refugia na cidade neo-vitoriana de Burgue. Em meio ao preconceito que os refugiados sofrem dos humanos, Vignette ainda precisa lidar com uma descoberta aterradora: Philo está vivo.

Agora, ele trabalha como policial e é o encarregado de investigar uma série de misteriosos assassinatos que estão acontecendo. Mas a investigação pode levá-lo a descobrir importantes fatos sobre seu próprio passado.

Por incluir cenas de violência, sexo, imagens perturbadoras e linguagem imprópria, a série recebeu uma classificação indicativa de acima de 16 anos.

Vale ressaltar ainda que a série não se baseia em nenhum livro ou outra obra já publicada, como algumas dúvidas que surgiram pela internet sugeriram. A trama foi criada por Travis Beacham exatamente para esse formato.

Por que assistir à série?

carnival row

Embora os trailers da primeira temporada foquem no romance entre os personagens principais, Carnival Row vai além disso e conta dois outros grandes elementos a seu favor: as questões sociais e o mistério.

A série usa faunos, fadas e outras criaturas mágicas para fazer uma clara metáfora sobre as camadas marginalizadas da sociedade real, como refugiados e a população negra. Isso vai ficando cada vez mais perceptível quando os episódios mostram não apenas as situações de preconceito, mas suas consequências.

Subempregos, prostituição das fadas - que são consideradas inferiores aos humanos, mas são alvo do fetiche por seus "encantamentos" - direitos desiguais e mal tratos das autoridades são algumas das coisas que permeiam a terrível realidade dos refugiados. Suas diferenças são vistas como perigosas quando eles tentam se posicionar como iguais aos humanos; mas são vistas como exóticas quando estão sendo explorados.

carnival row

Já o mistério e o suspense da série gira em torno dos assassinatos que estão acontecendo pela cidade. Pessoas e fadas estão sendo mortas de forma brutal e tendo seus fígados arrancados. Philo precisa descobrir quem está por trás do que parece ser uma sombria conspiração antes que o assassino faça mais vítimas.

É exatamente neste ponto que a série mistura a fantasia e a estética vitoriana ao subgênero de filme policial conhecido como neo-noir, uma trama que mistura romance a suspense.

O que significa "Carnival Row"

carnival row

"Carnival Row" é o nome informal do bairro de Burgue onde atualmente a maioria dos refugiados, as criaturas mágicas, vivem. O espaço foi adquirido pela cidade inicialmente para servir como local para um carnaval literal, daí seu nome, cujo significado é "Linha de Carnaval".

A princípio, os primeiros fae (as criaturas mágicas) que vieram de Tirnanock não tiveram sua mudança motivada pela guerra, mas sim pelos laços que se pretendiam fortalecer entre humanos e imigrantes. Na época, eles eram vistos com admiração pelos humanos, que observavam com fascinação sua riqueza cultural.

carnival row

Desde esse período, contudo, o nome "Carnival Row" parecia sugerir uma perturbadora fetichização em torno dos novos habitantes. Isso apenas piorou com o início da guerra e o crescente preconceito com os imigrantes que já moravam em Carnival Row e os refugiados que foram chegando a Burgue. Atualmente, o bairro é marginalizado pelo governo, com condições precárias de vida.

O que é o Pacto

carnival row

Originalmente criado como Pacto Quiviro-Cibolan, essa violenta organização nasceu da aliança entre os países Quivira e Cibola, que ficam na região sul do continente de Mesogea, abaixo de Burgue.

Na série, conhecemos o Pacto em um flashback de sete anos atrás, quando eles invadiram Anoun, um reino Fae em Tirnanoc (terra natal de várias criaturas mágicas) que era controlado pela República de Burgue. Neste período, o exército de Burgue se uniu à população de Anoun para combater o avanço do Pacto, mas a derrota foi inevitável.

Após perderem a capital de Anoun, Alta Breasail, para o Pacto, os homens de Burgue fugiram de Tirnanoc, deixando a terra e seus moradores sofrendo a completa devastação que a organização trouxe. Proibidos de deixarem Anoun sob pena de morte, os Fae contavam apenas com outros fae que passaram a trabalhar como contrabandistas. Esses contrabandistas levavam os moradores de Tirnanoc para o Burgue em navios cuja passagem eles precisariam pagar quando chegasse à cidade, muitas vezes com anos de trabalho.

Até hoje no comando de Tinarnoc, o Pacto ficou conhecido também pelo uso de aeronaves armadas, de foguetes e bombas. Mas outra de suas principais marcas foi a prática de infectar seus próprios soldados com a Maldição do Lobo combinada a um catalisador que permitiria que eles se transformassem em outros períodos mesmo sem Lua Cheia.

[LEITURA-RELACIONADA=7145 "Séries incríveis para ver na Amazon Prime Vídeo

Quem são os personagens principais

Rycroft Philostrate ("Philo")

Ator: Orlando Bloom (franquia O Senhor dos Aneis, franquia Piratas do Caribe)

Philo nasceu em Burgue e cresceu como órfão, em um período em que criaturas mágicas e humanos viviam em uma relativa paz. Por considerar que foi criado pela cidade, entrou para o exército para contribuir com ela de alguma forma. Em campo de batalha contra o Pacto em Tirnanoc, acabou conhecendo a fada Vignette Stonemoss, por quem se apaixonou.

Anos após fingir sua morte - por motivos revelados apenas mais à frente no seriado - Philo trabalha como inspetor da polícia de Burgue. Quando um assassino em série começa a matar fadas e humanos, ele é encarregado de descobrir quem está por trás dos crimes.

Em meio a onda de refugiados que a guerra segue fazendo, ele acaba se reencontrando com Vignette. Já suas investigações sobre os assassinatos pode levá-lo a descobrir informações inesperadas sobre seu próprio passado.

No decorrer da série, descobrimos parte do enigma por trás de Philo: ele é filho do humano Absalom Breakspear, um político que luta pelos direitos das criaturas mágicas, e da fada Aisling Querelle, primeira vítima da série de assassinatos que assola Burgue.

Ainda bebê, ele teve suas asas cortadas para que pudesse se passar por humano. Além disso, segundo a profecia da vidente Haruspex, Philo está destinado a se tornar ainda maior e mais importante que seu verdadeiro pai.

Vignette Stonemoss

Atriz: Cara Delevingne (Valerian e a Cidade dos Mil Planetas, Esquadrão Suicida)

Vignette é uma fada que vivia em uma terra chamada Tirnanoc, onde cresceu em contato com a natureza. Depois de se formar na escola, entrou para a Universidade de Tirnanoc, onde conheceu Tourmaline. Após viverem um romance, as duas terminam o relacionamento romântico, mas seguiram como melhores amigas.

Por gerações, criaturas mágicas como faunos, centauros e trolls viveram em paz no local, até a chegada do Pacto. Vignette estava em Anoun quando o exército de Burgue chegou na tentativa de proteger a cidade do avanço da temida organização. Foi lá que ela conheceu o soldado Philo. Sua desconfiança sobre ele só foi amenizada após os dois dividirem sua apreciação por livros e ele revelar parte de seu misterioso passado.

Completamente apaixonada, ficou devastada após a suposta morte de Philo na guerra contra o Pacto. Desde então, tornou-se uma contrabandista e passou a arriscar sua própria vida para ajudar as criaturas mágicas a fugirem de Tirnanoc.

Cerca de sete anos após o início do ataque do Pacto, Tirnanoc segue completamente devastada, e enfim Vignette foge para Burgue, onde acaba descobrindo que Philo está vivo e agora trabalha como policial na cidade. Para sobreviver na cidade, ela vai acabar se envolvendo com a perigosa organização Corvo Negro, que trabalha com contrabandos, drogas (como o lixer/elixir) e outras atividades ilegais.

Absalom Breakspear

carnival row

Ator: Jared Harris (Chernobyl, Mad Men)

Chanceler e membro do partido da Comunidade, Absalom Breakspear luta contra as injustiças praticadas contra as criaturas mágicas. Acredita que Burgue deveria ser um lar para eles, principalmente por achar que foi culpa dos humanos que Tirnanoc tenha caído nas mãos do Pacto.

Absalom é casado com Piety Breakspear e é pai de Jonah Breakspear. Tanto na política como em sua vida pessoal, se vê em constante conflito com Ritter Longerbane, que um dia já disputou o amor de Piety, e hoje é seu oponente político, sendo contra a inclusão das criaturas mágicas.

Quando jovem, Absalom se apaixonou pela fada Aisling Querelle e eles tiveram um rápido relacionamento, que acabou depois que o pai de Absalom ameaçou matar Aisling caso eles seguissem com o namoro. Ela ainda pediu para encontrá-lo uma última vez, mas, para protegê-la, ele não foi. Após descobrir que Philo é seu filho, ele acredita que o último encontro era a tentativa de Aisling de lhe contar sobre a gravidez.

Piety Breakspear

carnival row

Atriz: Indira Varma (Game of Thrones, Luther)

Embora tenha nascido em família nobre, Piety não teve seu nome incluído como herdeira, por não ser homem ou primogênita. Por esse motivo, foi para Burgue em busca de um bom casamento. Lá ela conheceu Absalom e ouviu a profecia da vidente Haruspex de que ele seria muito bem sucedido e seu filho ainda nem nascido seria ainda mais.

Com base nisso, a família de Piety permitiu o casamento. Desde criança, ela acredita cegamente em todas as profecias e visões da Haruspex, a quem admira muito. Foi apenas assistindo às práticas da vidente que há muito tempo serve sua família que Piety aprendeu magia.

No final da série, Absalom descobre que Jonah, na verdade, é filho de Ritter Longerbane. A revelação faz com que ele perceba que Piety é a responsável pelos assassinatos em série que ocorreram em Burgue.

Após descobrir a existência de um outro filho de Absalom, por uma carta supostamente enviada por Aisling Querelle, Piety temeu que a profecia de sucesso da Haruspex pudesse se referir a esse filho, e não a Jonah. Com a magia que apredenu com a Haruspex, ela criou o Darkasher, uma criatura monstruosa que obedece cegamente a seu mestre.

Piety orquestrou diversos assassinatos até chegar ao filho de seu marido, conforme ela acreditava que as vítimas poderiam lhes dar informações do paradeiro do jovem. Para tanto, ela arrancava o fígado de cada um deles, órgão do qual, usando magia, podia arrancar segredos. Seu objetivo, era matar Philo, pensando que, se ele estivesse morto, a previsão de grandeza da Haruspex apenas poderia se referir a Jonah.

Após matar Absalam e arrancar-lhe o fígado, descobre a existência de Vignette e vai até a fada ciente de que é o caminho para chegar até Philo.

Jonah Breakspear

carnival row

Ator: Arty Froushan (Knightfall, Strike Back: Vendetta)

Filho de Absalam e Piety, Jonah cresceu com o conforto que a fortuna de seus pais lhe proporcionou, e não pretende mudar isso. Preguiçoso e acomodado, nunca trabalhou e passa seu tempo indo ao prostíbulo pix, onde as fadas trabalham como prostitutas.

Incomoda-se profundamente com os protestos de seus pais para que ele faça algo de sua vida, principalmente os de sua mãe, que sempre repete a profecia da Haruspex para convencê-lo de que está destinado à grandeza.

Após conhecer Sophie Longerbane, filha de Ritter Longerbane, quando ela discursava contra a inclusão das criaturas mágicas em Burgue, Jonah se interessa pela moça, com quem inicia um relacionamento.

Após descobrir que é irmão de Sophie, Jonah se encontra com a jovem para revelar a informação. Ela, contudo, não se abala, sugere que há outros incestos na história da família e que tudo é uma forma de chegar ao poder.

Jonah a confronta também ao descobrir que foi ela que escreveu a carta em nome de Aisling Querelle, revelando a existência de Philo a Piety. Mais uma vez, Sophie não se abate e diz que, se não fosse por isso, Absalam não estaria morto e Jonah não teria se tornado Chanceller no lugar do pai. Os dois permanecem juntos.

Ritter Longerbane

carnival row

Ator: Ronan Vibert (The Scarlet Pimpernel, The Last Seven)

Ritter Longerbane cresceu em Burgue. Lá conheceu uma mulher com quem teve uma filha, Sophie. Mas neste mesmo período, ele competiu com Absalom Breakspear pela afeição de Piety Breakspear.

A rivalidade se estendeu para a política, na qual ele lidera a oposição das ideias de Absalom sobre a inclusão das criaturas mágicas na sociedade de Burgue.

Ritter Longerbane é o verdadeiro pai de Jonah Breakspear. Ele foi traído diversas vezes por Piety, que escolheu ficar com Absalom em vez dele, escondeu a verdadeira paternidade de Jonah, colocou em Ritter a culpa pelo sequestro do filho que ela mesmo tinha orquestrado e assassinou com veneno.

Sophie Longerbane

carnival row

Atriz: Caroline Ford (Free Rein, Anti-Social)

Filha de Ritter Longerbane, Sophie nunca conheceu sua mãe. Criada presa dentro de casa, ela usou seu tempo lendo todos os livros que havia na mansão Longerbane, indo no caminho oposto ao de Jonah, enquanto filha de político, e tentando se preparar ao máximo para o que o futuro poderia lhe reservar.

Quando ela consegue representar seu pai politicamente, se posiciona contra a inclusão das criaturas mágicas em Burgue. É durante um discurso que faz sobre o assunto que ela é vista por Jonah, que logo se encanta pela moça.

Sophie quer poder, e ela vê o caos como um caminho criador de oportunidades.

Logo que ouviu os boatos de que Absalom Breakspear teria outro filho, Sophie forjou uma carta se passando por Aisling Querelle e a enviou para Piety. Foi essa carta que motivou todo o plano dos assassinatos. Embora Sophie não tivesse como prever o que Piety faria, ela não parece se abalar com os desdobramentos de seu ato, acrescentando, inclusive, que algumas das mortes, como a de Absalom, trouxeram boas mudanças, como Jonah ocupando o cargo de chanceller.

Tourmaline Larou

carnival row

Atriz: Karla Crome (The Level, The Victim)

A fada Tourmaline conheceu Vignette quando as duas dividiram um quarto na universidade. A princípio, elas não se deram bem, mas aos poucos descobriram afinidades como o gosto por poesia. A amizade acabou por se tornar um rápido romance. Mesmo após o término, as duas seguiram como melhores amigas.

Tourmaline estava em Anoun quando o Pacto chegou. Atualmente em Burgue, trabalha como prostituta em um bordel no Tetterby Hotel. Sete anos após os acontecimentos em Anoun, ela se surpreende ao reencontrar Vignette em Burgue e revela à amiga que Philo está vivo.

Uma artista, Tourmaline desenha todos os homens que passam por sua cama no bordel, sonhando que um dia sua vida será diferente.

Na época em que estava em Anoun, Tourmaline percebeu a paixão de Vignette por Philo e o questionou sobre sua reciprocidade, explicando que o amor de sua amiga por ele talvez a matasse, visto que ela era alguém disposta a ir longe pelas pessoas que ama. É motivado pelo aviso de Tourmaline que Philo decide fingir a sua morte, acreditando que, com isso, estava protegendo a vida de Vignette.

Darius Prowell

Carnival row

Ator: Ariyon Bakare (Life, His Dark Materials)

Darius cresceu com Philo no orfanato, o que fez com que os dois desenvolvessem uma relação quase fraternal. A amizade se estendeu também ao serviço militar, com os dois lutando juntos na grande guerra contra o Pacto.

Foi nessa ocasião, inclusive, que soldados do Pacto infectados com a maldição do lobo morderam Darius, transformando-o no que chamam de Marrok, alguém que, em períodos de lua cheia, vira uma criatura bestial.

De volta a Burgue, Darius se entrega às autoridades e, desde então, vive em uma cela em Bleakness Keep, onde Philo vai visitá-lo diariamente.

Imogen Spurnrose

carnival row

Atriz: Tamzin Merchant (Salem, The Tudors, Orgulho e Preconceito)

Imogen é uma das personagens cuja história tem como objetivo principal demonstrar o preconceito enraizado em Burgue. Ela é filha do falecido Simon Spurnrose, um muito bem sucedido fabricante de relógios e um brilhante engenheiro conhecido por sua visão política progressista.

Após a morte de seu pai, contudo, Imogen vê sua vida de luxos correndo riscos pela má administração que seu irmão Ezra vem fazendo do dinheiro deixado de herança. Quando o fauno Agreus Astrayon se muda para a casa ao lado, toda a vizinhança fica escandalizada. Imogen, que não tem a mesma mente progressista de seu pai, acha absurdo que uma criatura mágica seja seu vizinho, e não um dos empregados do bairro.

Ao fazer um acordo de ajudá-lo a socializar com a alta sociedade em troca de auxílio financeiro, Imogen acaba se aproximando de Agreus e os dois se surpreendem com o que pode se tornar um grande romance.

Embora a trama de Imogen inicialmente não pareça ter grandes ligações com a história principal, foi seu pai, Simon Spurnrose, que abrigou Aisling Querelle já grávida, quando ela não tinha para onde ir. Os personagens, portanto, acabam por ser um elo entre o passado e o presente de Philo.

O que aconteceu na primeira temporada

carnival row

A temporada tem início com Vignette fazendo uma última tentativa de salvar fadas do Pacto, em Tirnanoc. Encurralada, ela acaba fugindo até o navio, que naufraga com todas as criaturas mágicas presas nos porões. Única sobrevivente, ela chega a Burgue e acaba indo trabalhar como empregada na casa do dono do navio para pagar sua dívida.

Ela reencontra sua ex-namorada e melhor amiga, Tourmaline, trabalhando em um bordel. Tourmaline revela que o grande amor de Vignette, o soldado Philo, não morreu na grande guerra, como fora dito a ela há sete anos. Ela o reencontra apenas para demonstrar sua raiva com a mentira.

carnival row

Enquanto isso, uma criatura misteriosa mata a fada Aisling, e Philo tenta descobrir quem está por trás disso. Quando mais assassinatos se seguem, incluindo o padre do orfanato em que Philo cresceu e um médico conhecido, o agora policial investiga a conspiração que pode haver por trás desse assassino em série.

O filho do Chanceller Absalam Breakspear e Piety Breakspear, Jonah, é sequestrado em um bordel. Ao consultar uma Haruspex, eles descobrem que Ritter Longerbane está por trás do sumiço do irresponsável jovem.

carnival row

Um novo vizinho está se mudando para o bairro dos Spurnrose. A jovem e solteira Imogen se empolga com a novidade, mas ela e seu irmão se indignam ao descobrir que o novo morador da vizinhança é um fauno. Com problemas financeiros, Imogen aceita ajuda do fauno Agreus em troca de auxiliá-lo com sua vida social na alta sociedade.

Em um flashback de sete anos atrás, vemos o momento em que Philo e Vignette se conhecem e se apaixonam. É neste momento em que ele revela que é um mestiço de humano com fada, mas que teve suas asas cortadas ainda quando bebê. Durante um ataque do Pacto, o amigo de infância de Philo, Darius, acaba sendo infectado com a maldição do lobo, o que o sentencia a uma vida preso. Seguindo um conselho de Tourmaline para proteger Vignette, Philo forja a própria morte.

carnival row

Após uma tentativa de estupro na casa onde trabalhava, Vignette deixa o local e passa a trabalhar para uma organização criminosa chamada Corvo Negro. Philo tenta descobrir quem pode estar por trás dos assassinatos provocados pelo Darkasher, uma criatura monstruosa que obedece às ordens de um mestre. Ele descobre que o motivo pelo qual o assassino retira o fígado das vítimas é porque o órgão é um depósito de segredos.

Quem estava por trás do sequestro de Jonah era, na verdade, sua própria mãe, Piety. Ela conseguiu culpar Ritter Longerbane com sucesso e o matou envenenado. Sua filha, Sophie, assume seu lugar na política, sendo contra a inclusão das criaturas mágicas em Burgue, algo que Absalam defende. Jonah se encanta por elas e eles começam uma aliança e um relacionamento.

carnival row

Philo descobre que Aisling, a primeira vítima do assassino, era sua mãe. Quando seu segredo sbre ser um mestiço de humano com fada é descoberto, ele se torna um dos suspeitos dos crimes, e vai preso. Ao interrogá-lo, Absalam acaba descobrindo que Philo é seu filho, que ele nunca soube antes que existia.

Ao ser quase mortalmente agredido por um ex-funcionário, Absalam é confrontado por Jonah, que revela ter descoberto que, na verdade, é filho de Ritter Longerbane, antigo amante de sua mãe. A partir daí, Absalam percebe quem é o responsável pelos assassinatos: Piety.

carnival row

Após receber uma carta supostamente escrita por Aisling, que falava sobre a existência de outro filho de Absalam, Piety se preocupa que a profecia da Haruspex sobre o grande sucesso de seu marido e do filho de seu marido não se referisse a Jonah. Ela então criar um darkasher e assassina aqueles que podem esconder segredos sobre o paradeiro do outro filho de seu marido.

Seu objetivo é matá-lo, para que a profecia apenas pudesse se referir a Jonah. Após matar Absalam e retirar seu fígado, ela descobre a existência de Vignette e sabe que a moça será o caminho até Philo. Piety confronta Vignette e Philo. O policial tenta matar o darkasher, mas não é possível. Mas Vignette consegue matar Piety e sua criatura morre junto.

carnival row

Imogen e Agreus começam a viver um romance. Quando Ezra descobre e não aceita, o casal foge no novo navio de Ezra. Jonah revela a Sophie que é seu meio-irmão, mas a moça não se abala com o incesto e os dois seguem com sua aliança. Agora como chanceller, Jonah estabelece um gueto no qual as criaturas mágicas devem morar, sem terem permissão para sair de Burgue ou interagir com humanos. Assumindo sua herança fae, Philo se junta a Vignette no gueto.

O que já sabemos da segunda temporada

carnival row

Confirmada em junho de 2019, a segunda temporada era esperada para meados de agosto de 2020. Contudo, a produção dos novos episódios sofreu uma pausa devido à pandemia do coronavírus. Até o presente momento, a Amazon Prime Video ainda não divulgou a data de estreia do novo ano da série, mas a expectativa é de que o programa retorne apenas em 2021.

Quanto à trama, como poderia ser esperado, muito pouco foi revelado até o momento. O que se sabe é que veremos as consequências dos acontecimentos do final da primeira temporada de Carnival Row. Jonah e Sophie estão no poder e o preconceito contra as criaturas mágicas só aumenta. Espera-se, portanto, que vejamos as tentativas das criaturas de se libertarem da opressão imposta pelo novo chanceller no final da temporada.

carnival row

Philo tomou uma arriscada decisão ao abraçar seu lado fae e se juntar a Vignette no gueto criado por Jonah. Em entrevista a Entertainment Weekly cerca de um mês depois do lançamento da primeira temporada, o co-showrunner Marc Guggenheim falou que a segunda temporada deve abordar o que vem depois desse passo do ex-policial.

"Bem, é provavelmente uma das maiores mudanças sísmicas no programa em si que acontece no final da primeira temporada. E é algo com o qual realmente vamos lidar e dramatizar na segunda temporada. E o difícil para Philo é que, infelizmente, não é tão simples quanto ele abraçar o fato de que ele é um fae. Ele é meio-sangue, então basicamente é um homem sem país. Ele não é humano o suficiente para os humanos, mas não é fae o suficiente para os fae.

Guggenheim ainda destacou o fato de que, agora, Philo não terá sua autoridade como policial ao seu favor.

"Sem mencionar o fato de que, por causa dessa decisão, ele abandonou seu distintivo. Portanto, este manto de autoridade que ele costumava ter não está mais lá. Então, isso é outra coisa com a qual ele estará lutando na segunda temporada."

Mas há uma mudança na equipe que pode deixar os fãs meio inseguros sobre a qualidade dos futuros episódios. Nem Guggenheim, nem o co-criador Travis Beacham retornarão como showrunners da série na segunda temporada. De acordo com a imprensa, a saída de ambos foi motivada por diferenças criativas. Quem assume a posição é Erik Oleson, showrunner de produções como Demolidor.

A primeira temporada de Carnival Row está disponível na Amazon Prime Video.