5 petições em que os fãs foram longe demais!

Os fãs brasileiros de GTA viraram notícia essa semana por conta de uma petição: eles querem que o Agostinho Carrara, da série A Grande Família seja um personagem jogável no próximo game da franquia! A campanha, que já tem mais de 5 mil assinaturas, é um pequeno exemplo do poder de mobilização que a internet deu às pessoas.

Às vezes engraçadas, outras polêmicas, as petições viraram uma realidade na cultura pop. Olhando para trás, podemos até especular quais dariam certo caso fossem ouvidas ou quais teriam simplesmente impedido a gente de ver algo incrível. Confira nossa lista com 5 petições que deram o que falar!

1- Fãs pedem Salsicha, do Scooby-Doo, em Mortal Kombat 11

salsicha

No começo deste ano, uma petição bastante peculiar virou febre na internet: centenas de milhares de fãs participaram de uma campanha pedindo que o Salsicha, de Scooby-Doo, fizesse parte de Mortal Kombat 11.

Mobilizados por influencers americanos, os gamers começaram a criar ilustrações e montagens que bombaram no Twitter. A coisa foi tão longe que até o diretor criativo do jogo entrou na brincadeira e criou uma petição para que o Scooby esteja em Injustice 2!

É difícil saber medir quantas pessoas estavam levando realmente a sério a campanha e quantos embarcaram por causa da boa e velha zoeira. No fim das contas, o personagem acabou ficando de fora do game.

2 - Petição para que Heath Ledger não fosse o Coringa (2006)

joker heath

No longínquo ano de 2006, as petições online ainda não eram uma febre como são hoje. Mas a escolha de um ator para viver o Coringa nos cinemas fez parte dos fãs correrem para mostrar como podiam sua desaprovação: tinham selecionado Heath Ledger para viver o Palhaço do Crime!

Hoje em dia, provavelmente muitos dos que protestaram contra o ator, famoso por Coração de Cavaleiro e O Segredo de Brokeback Mountain, têm um pôster de Ledger no que muitos consideram como o melhor Coringa dos cinemas.

Esse caso é ótimo para lembrar que nem sempre os fãs têm a razão: se tivessem dado ouvido às petições e aos protestos, talvez não teríamos visto um dos melhores filmes de herói já feitos, que até hoje segue influenciando Hollywood.

3 - Fãs pedem para que Os Últimos Jedi seja refilmado

the last jedi

O oitavo filme da franquia Star Wars dividiu opiniões: a volta de Luke Skywalker mostrou um Jedi recluso e assombrado por fantasmas do passado, muito diferente do que os fãs esperavam ver. Além disso, o longa trouxe uma personagem nova, Rose que despertou a ira de parte da audiência.

Se as coisas tivessem parado por aí, poderiam ser até compreensíveis: Star Wars é uma franquia gigante, com uma mitologia extensa. Toda mudança, por mais bem pensada e executada que seja, acaba sempre decepcionando uma parcela dos fãs.

No entanto, no caso de Os Últimos Jedi, o que ficou muito evidente foi o machismo por parte de uma parcela dos espectadores. A atriz Kelly Marie Tran precisou excluir suas redes sociais após sofrer ataques de pessoas que odiavam sua personagem. Um autoproclamado fã criou uma campanha para que o filme fosse refeito, desta vez sem mulheres. A campanha foi um fracasso e provavelmente teremos a Rose de volta em A Ascensão Skywalker!

4 - Petição para que a Netflix cancele Belas Maldições

good omens

A série Belas Maldições, que adapta o livro de Neil Gaiman e Terry Pratchett para as telinhas, tem sido muito bem recebida pelo público e pelos críticos. Com um elenco fantástico e fidelidade à obra original, a adaptação está entre as melhores produções da Amazon Prime. Isso mesmo: Amazon Prime, não Netflix.

Acontece que um grupo religioso extremista encabeçou uma petição contra o seriado que, segundo eles, debocharia da fé deles pela forma como retrata os anjos e os demônios. Mas aí parece que pessoal não tá assistindo à série direito: na campanha, eles pediam para que a Netflix removesse a produção do seu catálogo.

O perfil da Netflix no Twitter, que gosta de uma boa zoeira, tuitou para a @ da Amazon Prime dizendo que, caso a Amazon cancelasse Stranger Things, eles removeriam Belas Maldições. Pra nossa sorte, as duas séries continuam onde deveriam estar!

5 - Petição para acabar com o Rotten Tomatoes (bônus: petição para acabar com quem quer acabar com o Rotten Tomatoes)

Rotten tomatoes

O Rotten Tomatoes é famoso por fazer uma média das críticas e reviews de filmes e seriados que são lançados. O site junta as informações e calcula uma média, atribuindo às produções uma nota final e definindo se valem ser vistas ou não.

Acontece que parte fãs não gosta muito de escutar que a produção pelo qual tanto esperava não agradou aos críticos. E, ao invés de simplesmente relevarem isso (afinal todo mundo tem o direito de gostar ou não de uma obra, seja ela ruim ou não), alguns preferem acreditar que tudo não passa de uma grande conspiração!

Com essa premissa, alguns internautas criaram uma petição para fechar o Rotten Tomatoes pois, segundo eles, o site estaria tentando destruir os seus filmes tão amados!

Sorte que a internet é esse lugar onde o que reina é a zoeira e, para sacanear os 'anti-Rotten Tomatoes', um usuário criou uma petição contra as pessoas que são contra o Rotten Tomatoes! Spoiler: a segunda petição teve mais assinantes!

E você? Lembra-se de alguma petição bizarra que mobilizou a internet?