Relembre a história de Luke Skywalker nos filmes Star Wars

Luke Skywalker, o jovem protagonista da trilogia clássica de Star Wars. Começou como um personagem que descobria os mistérios da Força para, atualmente, ser ele mesmo um mistério. Confira abaixo o resumo da trajetória desse Jedi e descubra o que aconteceu para ele se tornar o eremita apresentado em Star Wars: O Despertar da Força .

Origem

Luke em Tatooine

Luke e sua irmã Leia nasceram no asteroide Polis Massa dois dias depois que o Império Galático foi instaurado. Filhos da senadora Padmé Amidala, que morreu durante o parto, e de Anakin Skywalker, Jedi recentemente convertido ao lado sombrio da Força que adotou o nome de Darth Vader.

Para proteger as crianças do Império e de Vader, o Jedi Obi-Wan Kenobi teve a ideia de criá-las separadamente. Leia foi adotada pelo senador Organa e sua esposa, e foi criada como a princesa do planeta Alderaan. Luke foi entregue aos cuidados de Lars Owen, meio-irmão de Anakin que vivia no desértico planeta Tatooine. Para se certificar da segurança de Luke, Obi-Wan passou a vigiá-lo à distância, assumindo o nome de Ben Kenobi.

Luke cresceu como um simples fazendeiro em Tatooine e sem ter a mínima ideia de quem foram seus pais ou o quem eram os Jedi e sua Força. Até que, aos 18 anos de idade, seu tio Lars comprou dois dróides que possuíam uma mensagem da Rebelião e de Leia Organa. Essa mensagem iniciaria sua vida de aventuras pela galáxia.

Habilidades de pilotagem

Piloto de X-Wing das forças rebeldes

A mensagem que Luke encontrou nos dróides o levou até Ben Kenobi, que lhe contou um pouco sobre o seu pai, a Força e sobre a opressão do Império. Após um arriscado resgate de Leia das garras do Império, Luke foi introduzido a Rebelião e logo se tornou um membro.

Luke se tornou um piloto de X-Wing para a Rebelião. Em sua primeira missão já mostrou ser incrivelmente habilidoso com a nave. O objetivo da missão era destruir a Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial e a arma mais poderosa do Império, capaz de destruir um planeta inteiro. Em uma batalha espacial contra a frota de naves do Império, Luke aliou suas habilidades como piloto com seu conhecimento da Força. Dessa forma ele fez o disparo "impossível" que destruiu a Estrela da Morte.

Treinamento Jedi

Treinamento com Yoda nos pântanos de Dagobah

Apesar de ser um exímio piloto de naves de combate, não é por isso que Luke é mais conhecido. O fato mais importante desse personagem é ele ser um jedi.

Seu treinamento no caminho da Força foi iniciado por Obi-Wan ainda em Tatooine, quando o velho jedi deu a Luke o sabre de luz que um dia pertenceu ao seu pai Anakin. Contudo, apesar de ter ensinado como sentir a Força e minimamente como manejar o sabre de luz, pouco tempo depois Obi-Wan morreu em um combate contra Darth Vader.

Obi-Wan agora estava unido à Força e seu espírito foi capaz de indicar o próximo passo do treinamento de Luke. O jovem teria que ir para o isolado planeta Dagobah procurar por Yoda, um grande mestre jedi. Luke viaja até o longínquo planeta pantanoso e, depois de uma confusão inicial, descobre que o Yoda é um pequeno alienígena verde.

A princípio, Yoda é relutante em treinar Luke, dizendo que o rapaz é muito velho. Contudo, percebe que Luke é a única esperança para os jedi e para combater o Império e o lado sombrio da Força, e assim muda de ideia. Foi com Yoda que Luke aprendeu a ter um controle mais apurado da Força e a aprofundar seu autoconhecimento. Seu treinamento durou cerca de um ano até que Yoda morreu de velhice.

Além desses treinamentos mostrados nos filmes, Luke sempre foi um autodidata, característica aprofundada nos quadrinhos. Tinha o costume de vasculhar a galáxia em busca de conhecimentos da ordem jedi. Dessa forma conheceu lugares como antigos templos jedi e aprimorou suas habilidades com o sabre de luz em uma arena de combate, entre várias outras aventuras que o ajudariam a se tornar um mestre jedi.

O fim do Império

Luke luta contra Darth Vader

Luke também teve grande participação durante os eventos que levaram ao fim do Império e da segunda Estrela da Morte. Ele confrontou diretamente o Imperador Palpatine e lutou contra Darth Vader. Porém, dessa vez foi Luke o vencedor do combate. O Imperador, notando a raiva de Luke, tentou seduzi-lo para o lado sombrio dizendo para que matasse Vader. No último instante Luke poupa a vida de seu pai, dizendo ser um Jedi.

Contrariado, Palpatine torturou Luke com raios. O vilão só não contava com a mudança de lado de Darth Vader, que atacou o Imperador para proteger seu filho. Em uma confusão de raios, Darth Vader arremessa Palpatine para o fundo do fosso da Estrela da Morte. Esse ato de bondade foi o que garantiu a redenção de Vader, retornando a ser um Jedi, mas também causando a sua morte.

Nova Ordem Jedi

De aprendiz a mestre

Com o fim do Império e a formação da Nova República, Luke Skywalker pode focar suas energias no cumprimento do último desejo de Yoda: a restauração da Ordem Jedi. Para isso Luke contou com a ajuda de Lor San Tekka, um ancião membro da Igreja da Força que viveu antes das Guerras Clônicas e se recordava das ações dos Jedi.

Assim, Luke começou a treinar uma nova geração de Jedi, passando para seus aprendizes tudo que havia aprendido em todos os anos de sua formação em mestre. Entre seus aprendizes se encontrava Ben Solo, filho de Han Solo e Leia Organa, e sobrinho de Luke. Seus pais sentiam que o lado sombrio era forte em Ben e por isso pediram para que Luke o treinasse para combater isso.

Infelizmente o lado sombrio venceu dessa vez. Snoke, a mente por trás da Primeira Ordem, corrompeu Ben Solo para as trevas. Ben mudou seu nome para Kylo Ren e assassinou os outros estudantes da Academia Jedi de Luke que não quiseram fugir com ele.

Exílio

Exílio

Luke se sentiu culpado por toda aquela destruição e se impôs um exílio. Ele desapareceu pela galáxia, em busca do primeiro templo dos Jedi. O paradeiro do mestre Jedi foi um mistério por anos, até que a Resistência descobriu o mapa que apontava sua localização no planeta Ahch-To. Dessa forma, Rey, uma jovem sensitiva da Força, pôde ir ao seu encontro para recrutar sua ajuda para a Resistência.

(CUIDADO! Abaixo estão spoilers de Os Últimos Jedi)

Rey encontra em Ahch-To um Luke que não quer mais se envolver com os conflitos da galáxia, que se fechou para a Força e que não quer treinar uma nova geração de Jedi. Luke simplesmente queria ser deixado de lado para morrer naquele planeta. É com muita insistência e uma demonstração da conexão de Rey com a Força que ele resolve ensiná-la o caminho Jedi.

Durante seu treinamento (e por influência de Kylo Ren), Rey descobre a verdade sobre o fim da Ordem Jedi. Anos antes, quando treinava seus aprendizes, Luke percebeu as trevas no interior de Kylo Ren. Por um momento, tomado pelo medo, Luke pensa em matá-lo, mas arrepende-se imediatamente. Kylo Ren, no entanto, interpreta Luke como uma ameaça e o ataca, destruindo a Ordem em seguida.

Últimos Jedi

últimos jedi

O treinamento de Rey com Luke não dura muito tempo. A jovem parte do planeta após um desentendimento com Luke para ir de encontro com Kylo Ren, quem ela acredita ser capaz de salvar do lado sombrio. Se sentindo um fracasso como mestre, Luke resolve queimar as escrituras dos Jedi para acabar de vez com a religião. É nesse momento que é visitado pelo espírito de Yoda. O mestre, através de suas palavras, alivia a consciência de Luke e restaura sua fé na galáxia e em Rey.

Luke, então, vai em socorro à Resistência quando estes estão cercados pelo exército da Primeira Ordem sob comando de Kylo Ren. Após resistir aos disparos da frota inimiga, Kylo vai de encontro ao seu antigo mestre para acabar com o último Jedi. É nesse momento que Luke se revela ser apenas uma projeção astral da Força e que seu corpo verdadeiro ainda continuava em Ahch-To. Tudo não passou de uma encenação para que a Resistência ganhasse tempo para fugir.

Infelizmente, usar esse poder da Força drenou as energias de Luke e o deixou às margens da morte. Em seu último momento de vida, Luke, assim como seus antigos mestres, abandonou seu corpo físico e se uniu à Força.

Esse foi um resumo de tudo que se sabe sobre Luke Skywalker. As informações aqui contidas foram baseadas principalmente no material apresentado pelos filmes. Muito acerca desse personagem pode ser encontrado em quadrinhos e livros do universo expandido de Star Wars.