Westworld: resumo das temporadas e dos personagens da série da HBO (atualizações da 3ª temporada!)

Westworld é uma produção exclusiva da HBO e apesar de ser uma série extremamente, ela é muito provavelmente uma das mais divisivas da actualidade. Foram várias as teorias criadas por fãs sobre os diferentes personagens e surpresas que quase todos os episódios oferecem.

Este artigo é um guia definitivo para todos aqueles que querem ficar sabendo mais sobre esta épica e complexa produção!

ATENÇÃO SPOILERS!

Resumo da primeira temporada

Criando uma nova narrativa

westworld

Durante toda a temporada, o Dr. Robert Ford não parava de falar sobre a nova narrativa que estava criando para o parque, mesmo quando os executivos da Delos Corporation, proprietários do parque, o tentavam afastar. Também durante toda a temporada, vimos os andróides gradualmente ganhando consciência se lembrando de todas as coisas terríveis que os visitantes lhes haviam feito.

Acontece que tudo isso fazia parte da nova narrativa que o Dr. Robert Ford estava criando, os treinando para uma eventual revolução. Ao apresentar esta nova narrativa aos executivos de Delos Corporation, Ford disse que esta seria a sua última criação, foi aí que Dolores lhe deu um tiro na cabeça.

Não esquecer que durante a primeira temporada ficamos ainda a saber que essa mesma Dolores é na realidade Wyatt, o infame bandido ao qual os andróides se referem como alguém que massacrou um montão de pessoas. Bernard depois de descobrir que era um clone e um fantoche, deu um tiro na cabeça por ordem de Ford, mas mais tarde ressuscitou.

Abandonando Westworld...

westworld

Maeve parecia estar liderando a rebelião andróide no Westworld, mas Bernard 2.0 descobriu que a sua consciência rebelde tinha sido na realidade programada por Ford. Juntamente com Armistice (o andróide com as tatuagens de cobras), Maeve e Hector criaram um tumulto dentro das instalações de controle e ela embarcou em um trem que partia de Westworld e a levaria até à "mainland".

Por fim, como muitas pessoas teorizaram, o Homem de Preto era na verdade William, e todas aquelas cenas em que William aparecia com Dolores eram na verdade flashbacks. Ao longo dos anos, William ficou cada vez mais entediado com as histórias do parque; ele acabou se tornando num dos principais acionistas da empresa proprietária do Westworld.

Resumo da segunda temporada

Charlotte ou Dolores?

charlotte

No meio de todo o caos do violento tumulto no parque, Dolores conseguiu escapar do Westworld, ela fez isso matando uma das pessoas ligadas à Delos Corporation, Charlotte Hale, criando um corpo andróide se que parecia exatamente com o dela e o usando esse corpo para sair do parque.

Charlotte continua, no entanto, sendo uma das figuras da Delos Corporation, que obviamente viu a sua imagem danificada publicamente depois dos seus andróides terem matado um monte de pessoas.

Mais do que simples chapéus!

westworld

Na segunda temporada, ficamos também sabendo que o negócio dos parques temáticos era apenas uma fachada para o real objetivo da Delos Corporation que passava por pegar nas pessoas ricas e poderosas que passam pelos seus parques para fazer cópias perfeitas dos seus cérebros, através de um mecanismo secreto nos chapéus de cowboy que eles usam.

Mas não existem um milhão de personagens em Westworld? O que aconteceu com eles? Se nós não os mencionamos no resumo é por dois motivos - ou não foram suficientemente relevantes ou então foi porque acabaram morrendo (sim, tão simples quanto isso).

Resumo da terceira temporada

Episódio nº1

Título: Parce Domine

westworld

A terceira temporada arranca com Dolores invadindo a casa de um homem chamado Jerry, com ligações à Delos Corporation, ele fez a sua despedida de solteiro no Westworld e conheceu Dolores lá.

Dolores o manipula, o forçando a usar um par de óculos carregados de memórias assustadoras da sua falecida ex-mulher e como se isso não fosse suficiente ela pegou na grana dele enquanto ele dormia. Convém contextualizar e dizer que Jerry trabalhou numa empresa chamada Incite se aposentando cedo, contudo ele manteve alguns arquivos confidenciais, que acabou entregando a Dolores. Jerry morre tentando matá-la.

Jerry trabalhou em uma empresa chamada Incite e se aposentou cedo, mas manteve alguns arquivos confidenciais, que ele acabou entregando a Dolores. Jerry morre tentando matá-la.

Apresentando Caleb!

westworld

No primeiro episódio da terceira temporada fomos ainda apresentados a um novo personagem, Caleb, um trabalhador da construção civil que trabalha ao lado de robôs no ano de 2058.

Neste episódio se passaram três meses do tumulto liderado por Dolores, resultando na morte do fundador do Westworld, Dr. Robert Ford. Ou seja a imagem da Delos Corporation está manchada e Charlotte tenta tornar a empresa privada, algo que acaba acontecendo. Ela culpa ainda Bernard por todo o massacre e pela morte do Dr. Robert Ford, que se encontra fugido e utiliza um novo nome - Armand Delgado.

O misterioso Rehoboam

Rehoboam

Temos ainda que referenciar que também Dolores utiliza um novo nome - Lara Espen, e usando essa nova identidade ela vai a uma celebração que homenageia o seu novo namorado e aliado Liam Dempsey, presidente da empresa Incite. Depois da celebração Liam leva Dolores para Los Angeles e lá lhe mostra um mecanismo esférico de inteligência artificial chamado Rehoboam.

Mas quando Liam estava começando a falar mais sobre a empresa e sobre o Rehoboam, Martin Connells aparece em cena e ataca Dolores a deixando inconsciente no chão. Connels revela que Lara Espen (o novo codinome de Dolores) era uma garota Ucraniana de 12 anos que tinha falecido, no entanto nenhum dos dois descobriu a verdadeira identidade de Dolores.

Não se engane, as coisas não ficaram por aqui! Quando Connels ia largar o corpo de Dolores, ela ganha consciência e acaba por conseguir mata-lo. Curiosamente, nesse mesmo momento um carro com um clone de Connels chega ao local, ficando agora Dolores com uma forma de ficar mais perto da Incite.

Episódio nº2

Título: The Winter Line

westworld

Depois de um início da temporada centrado nas personagens de Dolores e Caleb, o segundo episódio fez com que os espectadores retornassem ao bordel favorito dos fãs da cafetina que se tornou numa assassina de sangre frio, Maeve! Esta personagem se voltou a unir a Hector Escaton num novo cenário chamado Warworld, que servia como uma simulação de Itália durante a II Guerra Mundial.

Ao longo de várias reviravoltas na companhia de Hector, Maeve se encontra com Lee Sizemore que está vivo, apesar de se ter sacrificado no final da segunda temporada e juntos conseguem escapar do Warlworld.

Contudo, mais tarde Maeve se apercebeu que muito provavelmente aquele não era o Lee que ela conhecia no passado... Maeve no final de contas não estava presa no parque, mas sim numa simulação.

Entretanto Bernard encontrou um antigo amigo, Ashley Stubbs, que se encontrava na sala da sucata dos androides, confirmando assim uma das grandes teorias da temporada passada, também ele era um andróide.

Quem são os principais personagens de Westworld?

Dr. Robert Ford

Dr. Robert Ford

Dr. Robert Ford é o diretor do parque Westworld e um dos seus co-fundadores. O processo de criação e programação dos andróides se baseia na pesquisa original da sua equipe, conduzida há mais de 30 anos. O Dr. Robert Ford tem o mais alto nível de controle sobre as narrativas, design e codificação dos andróides.

Bernard Lowe

Bernard Lowe

Bernard Low parece ser o braço direito de Ford, os dois discutem frequentemente sobre os andróides e sobre as atualizações do seu código. Bernard teve um filho pequeno, Charlie, que morreu de causas desconhecidas.

Maeve Millay

Maeve Millay

Maeve Millay é quem está à frente do Marisposa - um bar/bordel em Sweetwater.

Dolores Abernathy

Dolores Abernathy

Como ela é a andróide mais antiga do parque, Dolores foi muito provavelmente fabricada há mais de 30 anos. Ela foi atualizada tantas vezes que basicamente continua sendo como tivesse sido construída recentemente. Dolores começa conseguindo sair da sua programação normal, algo que cria muito mistério.

O Homem de Preto

O Homem de Preto

O Homem de Preto visita o parque desde que este foi inaugurado. Ele é um visitante experiente e recebe privilégios especiais no parque devido ao seu estatuto VIP bem misterioso.

Qual a premissa da série?

Westworld

Imagine um parque de diversões para adultos onde, por um preço alto, eles podem fazer tudo o que desejam sem serem punidos. Esse parque de diversões é habitado por androides inconscientes da sua verdadeira natureza, agindo de acordo com um roteiro criado para suas vidas. Esses robôs não sabem que são artificiais, nem que sua vida é comandada e escrita por outros.

Mas aos poucos, os andróides vão ganhando consciência da sua programação e do mundo artificial que habitam. Na história original, os robôs estão programados para serem incapazes de disparar contra os visitantes humanos. Mas eventualmente, eles começam a matar os humanos e a ordem reinante se quebra.

À medida que os androides vão entendendo a sua condição artificial, é de esperar um confronto entre eles e os seus criadores.

Em uma breve sinopse, a HBO informa que “Westworld é uma odisseia negra sobre a aurora da consciência artificial, e a evolução do pecado. Colocada na intersecção de um futuro próximo e de um passado reimaginado, a série explora um mundo em que cada apetite humano, não importa quão nobre ou depravado, pode ser saciado.”

Westworld é uma adaptação do filme dos anos 70

Westworld

O filme também chamado de Westworld, foi escrito e dirigido por Michael Crichton – o mesmo criador de Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros. Nesse filme não existe somente um Westworld, como também um Mundo Medieval e um Mundo Romano, ou seja, parques com diferentes temas conforme os desejos dos visitantes.

No filme original que inspirou a série as coisas são um pouquinho diferentes, lá os robôs experienciam uma falha em seus sistemas e se revoltam contra os humanos.

Contudo, vale a pena ver o filme antes de embarcar para a série, de forma a ter um pouco de contexto, se preparando para a narrativa complexa que o espera na produção da HBO.

FIQUE LIGADO:

As frases mais sensacionais e enigmáticas de Westworld

As melhores séries da HBO de todos os tempos!

As melhores séries da Netflix para ver em 2020!