Vingadores: Ultimato | Quem morreu? Alguém voltou? Saiba aqui!

A tão aguardada conclusão de 11 anos da linha do tempo do Universo Cinematográfico Marvel finalmente chegou. E o que prometia ser épico cumpriu.

Vingadores: Ultimato fecha cada lacuna aberta pelos outros 21 filmes do MCU, ao mesmo tempo em que dialoga com todos eles. Com cenas de deixar qualquer fã com vontade de levantar da cadeira vibrando, o filme nos faz chorar, rir, tremer e sentir todas as outras emoções esperadas.

Ou seja: teve mortes, teve retornos, teve despedidas. Então se você já assistiu ao filme e quer ter certeza de que não perdeu nenhuma informação - ou se você simplesmente curte um mega spoiler - , vamos ao que interessa!

SPOILERS! SPOILERS! SPOILERS! SPOILERS! SPOILERS! SPOILERS! SPOILERS!

Quem retorna

vingadores: ultimato

Para a felicidade geral dos fãs, todos aqueles dizimados pelo estalar de dedos de Thanos em Vingadores: Guerra Infinita retornam. E retornam em uma das cenas mais épicas de toda as fases do MCU até o momento.

Mas não foram apenas eles que voltaram!

Estalar de dedos do Hulk

vingadores: ultimato

Após viajarem no tempo e adquirirem as Joias do Infinito (com alguns muitos percalços no caminho!), os Vingadores constroem sua própria manopla, na intenção de usá-la para trazer de volta todos aqueles mortos por Thanos, mas sem alterar os últimos 5 anos que se passaram após a Guerra Infinita.

Hulk - na versão Professor Hulk (Bruce Banner + Hulk) - se voluntaria para usar a manopla, ciente de que o esforço quase matou Thanos e pode fazer o mesmo a ele. Ele estala os dedos e desfaz a dizimação do titã.

Ou seja, retornam:

  1. Wanda Maximoff / Feiticeira Escarlate (Elisabeth Olsen)
  2. T'Challa / Pantera Negra (Chadwick Boseman)
  3. Groot (Vin Diesel)
  4. Bucky Barnes (Sabastian Stan)
  5. Sam Wilson / Falcão (Anthony Mackie)
  6. Drax (Dave Batista)
  7. Mantis (Pom Klementieff)
  8. Peter Quill / Senhor das Estrelas (Chris Pratt)
  9. Dr. Estranho (Benedict Cumberbatch)
  10. Peter Parker / Homem-Aranha (Tom Holland)
  11. Maria Hill (Cobie Smulders)
  12. Nick Fury (Samuel L. Jackson)
  13. Hank Pym
  14. Janet van Dyne
  15. Hope Van Dyne
  16. Guerreiros de Wakanda
  17. Família de Clint Barton

Mas não foi apenas com o estalar de dedos que Thanos matou personagens em Vingadores: Guerra Infinita.

Versões do passado

vingadores ultimato

Para obter as Joias do Infinito, os Vingadores se dividem em times e viajam para diferentes períodos de tempo. Homem de Ferro, Capitão América, Hulk e Homem-Formiga voltam para Nova York em 2012, durante a batalha provocada por Loki (Tom Hiddleston) e a invasão Chitauri.

Após alguns imprevistos - que também acabam resultando em uma incrível luta entre dois Capitães América (cada um de um período de tempo) - Tony é derrubado por Hulk (do passado) e o Tesseract cai da maleta. Loki pega o artefato, que contém a Joia do Espaço, e desaparece.

O personagem não aparece mais no decorrer do filme, mas fica a dúvida: ele morreu ainda como vimos em Vingadores: Guerra Infinita? Ou seguiu outro caminho com essa mudança na linha do tempo?

A esperança de ainda vermos Loki em outros filmes se fortalece pelo fato de que uma Gamora (Zoë Saldaña) do passado se mantém no presente. Em um segundo time, Nébula e Máquina de Combate retornam para Morag em 2014, em busca da Joia do Poder.

A memória da Nébula do passado, contudo, é afetada pela chegada da Nébula do presente/futuro. A versão que ainda é fiel a Thanos vê as memórias do futuro, impede Nébula de voltar e toma seu lugar no presente/futuro.

Uma Gamora já prestes a se revoltar com Thanos é convencida pela Nébula do presente/futuro e ajuda na batalha contra o titã. E ela permanece no presente! Mas vale lembrar que essa versão da Gamora não conhece os Guardiões da Galáxia ainda.

Quem morre...

Homem de Ferro

vingadores: ultimato

Como era previsto, nos despedimos de Tony Stark. Em um dos momentos mais emocionantes do filme (de ouvir o pessoal chorando no cinema), o Homem de Ferro consegue arrancar as Joias do Infinito da manopla que o Thanos do passado conseguiu alcançar.

(Uma rápida explicação: com a ajuda da Nébula do passado, que vem ao presente no lugar de sua versão futura, um Thanos de cinco anos atrás, a Ordem Negra e todos os seus exércitos também invadem o novo período de tempo. Thanos consegue pegar a manopla criada pelos Vingadores e está prestes a usá-la para destruir a Terra.)

Em posse das Joias, Stark as acopla em sua própria armadura e estala os dedos, dizimando todo o exército de Thanos, mas morrendo com o esforço. A cena contou com um inconsolável Peter Parker e uma emocionante despedida de Pepper Pots.

Viúva Negra

vingadores ultimato

Essa foi provavelmente uma morte mais inesperada e igualmente sentida pelos fãs. Cinco anos após a nova tentativa dos Vingadores de tirar as Joias de Thanos e desfazer a Dizimação (apenas para descobrir que o titã as destruiu), cada herói seguiu um caminho.

Thor se torna um bêbado descuidado e sem objetivos. Tony Stark teve uma filha com Pepper Pots e vive tranquilo, embora assombrado pelo passado e pelo sentimento de culpa e saudade em relação à morte de Peter Parker.

Mas Natasha Romanoff se manteve na ativa, protegendo civis e buscando uma possível solução para a dizimação de Thanos. Ela e Clint Barton ficam responsáveis por pegar a Joia da Alma em Vormir. E aí já seria de se esperar: para conseguir acesso à Joia, é preciso o sacrifício de alguém que se ama, uma alma pela outra.

Após uma briga em que ela e Clint tentam evitar a morte um do outro e ser aquele a morrer, Natasha "vence" a batalha e cai no abismo.

Quem não retorna

vingadores ultimato

Há outros dois personagens importantes assassinados por Thanos em Vingadores: Guerra Infinita que, infelizmente, não dão as caras em Vingadores: Ultimato: Heimdall (Idris Elba) e Visão (Paul Bettany).

Embora os Vingadores tenham adquirido as Joias no passado e as usado no presente/futuro, eles precisaram devolver as pedras aos períodos de tempo em que as pegaram, para não afetar a linha do tempo.

E as viagens no tempo para pegar as Joias foram feitas para períodos que não mudaram os fatos que levaram às mortes de Heimdall e Visão, diferente do que aconteceu com Loki e Gamora.

Quem também se despede

vingadores ultimato

Vingadores: Ultimato também marcou a despedida do nosso querido Capitão América. O herói é responsável por duas das cenas mais incríveis do filme e provavelmente de toda a linha do tempo do MCU: a luta entre suas versões presente/futura e passada, e o momento em que ele luta contra Thanos com o martelo do Thor (sim!!!).

Mas Steve Rogers também fica com a tarefa de devolver as Joias do Infinito para os períodos de tempo em que o heróis as pegaram. E ele decide ficar no passado.

Aproveitando a oportunidade de voltar no tempo, Rogers reencontra Peggy Carter, com quem casa e vive a vida que não teve oportunidade de viver antes. Em Vingadores: Ultimato, ele reaparece velhinho, e passa o manto do Capitão América para Sam Wilson, o Falcão.

E é isso. Muitas (muitas!) emoções!

Você já viu o filme? O que achou? Conta pra gente!

Vingadores: Ultimato está em cartaz.

FIQUE POR DENTRO

Vingadores: Guerra Infinita - Quem morreu, final explicado e teorias

Confira os 20 melhores easter eggs de Vingadores: Ultimato.

Esta é a ordem cronológica certa para assistir aos filmes e séries da Marvel

Guia essencial de aficionado para as Joias do Infinito

7 Personagens da Marvel que já derrotaram Thanos