Vingadores: Guerra Infinita - Diretor confirma teoria sobre Joia da Alma

O diretor Joe Russo confirmou que uma das novas teorias sobre a emblemática Joia da Alma está certa! A especulação envolve uma dascenas finais de Vingadores: Guerra Infinita.

A confirmação da teoria, porém, levantou novas perguntas e ideias sobre o que a informação pode significar.

Não precisa nem dizer que abaixo há grandes spoilers de Vingadores: Guerra Infinita, né!

Thanos e Gamora

thanos e gamora

Uma das cenas de Vingadores: Guerra Infinita que confundiu muitos dos espectadores e motivou teorias diversas veio logo após o fatídico estalar de dedos que culminou na morte de metade do universo.

Nela, Thanos reencontra a versão criança de Gamora. Ela o questiona, então, o que tudo aquilo lhe custou. Ao que ele responde "Tudo". Pois bem, a teoria de alguns fãs era de que a cena se passava dentro da Joia da Alma. E, pelo visto, é verdade!

Em um recente evento de Perguntas e Respostas (via MCU Exchange), Joe Russo, que dirigiu o longa ao lado do irmão Anthony Russo, confirmou:

"Sim, está implícito que é a Joia da Alma. É tudo laranja ao redor, então ele está dentro da Joia com a quantidade de poder de que ele precisou para estalar seus dedos - ele tem essa experiência extra corpórea com Gamora."

Na ocasião, insistiram na pergunta, adicionando o questionamento sobre se Gamora estaria de fato dentro da Joia, ou se seria uma memória ou visão de seu pai adotivo.

"Ela de fato está, sim. Foi uma tentativa da nossa parte – porque nós não gostamos de papéis bidimensionais ou vilões tridimensionais – todo vilão é um herói em sua própria história e, mesmo tão insano, psicótico, brutal e violento como Thanos é, ele é um vilão mais complexo se você for em uma jornada com ele emocionalmente. Ele se preocupa com as coisas e é complicado para ele executar seu plano, e isso lhe custou algo.

Ele disse, no final, 'Custou tudo' e que era a única coisa que ele amava, que era Gamora, e é por isso que o colocamos de volta com ela no final. Eu só quero reiterar com o público que ele sente verdadeira emoção, mesmo que ele seja um monstro."

Ok... Mas o que isso pode significar para o destino da personagem? Algumas novas perguntas abaixo:

  1. Se Gamora está de fato, na Joia, e aquilo não é apenas uma memória de Thanos, então sua alma está lá?
  2. Sua alma está lá porque ela foi o sacrifício usado para conseguir a pedra?
  3. A prova de que sua alma segue presa à Joia significa que ela pode voltar à vida?
  4. Ou Gamora, ainda que não volte à vida, poderia ajudar os Vingadores a mudarem o que Thanos fez?

Vingadores: Guerra Infinita segue em cartaz. Vingadores 4 tem estreia marcada para 2 de maio de 2019