SPOILER! SPOILER! O artigo abaixo tem spoilers do começo ao fim!

Joe Russo esteve, recentemente, em um evento de Perguntas e Respostas com estudantes de uma escola do Ensino Médio dos Estados Unidos. Na ocasião, o co-diretor de Vingadores: Guerra Infinita foi questionado sobre como dar o impacto necessário a morte de um personagem, mesmo no caso daqueles com sequências confirmadas, como Homem-Aranha e Guardiões da Galáxia.

"Nós tornamos aquelas mortes impactantes emocionalmente porque você tem uma conexão emocional com aqueles personagens e é difícil pegar alguém como Peter Parker e colocá-lo naquela posição. Que garoto de 16 anos não iria não querer ir daquele jeito?"

Usando o Homem-Aranha como exemplo, Russo explica que a relação entre ele e Tony Stark já vinha sendo desenvolvida, exatamente para criar no espectador essa conexão emocional.

" Nós construímos a relação entre ele e Tony Stark em filmes separados, para chegar a este momento - é uma relação pai-filho. É doloroso assistir."

A morte mais dolorosa

gamora

Embora os momentos em que Peter Parker, T'Challa ou mesmo Groot se desintegrem estejam no ranking das mortes mais impactantes para os fãs (a do Groot ficou ainda pior após James Gunn revelar o significado de sua última fala!), para os diretores outra morte foi mais dolorosa. Joe Russo comentou:

"Certamente, a [morte] mais dolorosa de se assistir foi a sequência de Gamora, porque Thanos é uma criatura horrivelmente despresível, que acredita que sinceramente a ama, o que deixa [a cena] muito difícil de assistir."

Ainda sobre o trabalho desenvolvido em cima do impacto das mortes do longa, o diretor explica que ele e o irmão, Anthony Russo, ao lado de quem dirigiu os filmes, tentaram complicar emocionalmente as coisas.

"Nosso trabalho como contadores de histórias é contar a melhor história que podemos e fazer sua experiência ser o mais emocionante possível quando assistir a esse filme. Você está gastando dinheiro para ir ver [o filme] e, se nós conseguirmos fazer você rir, chorar, ficar feliz, ficar triste e sentir cartase, você vai ganhar muito mais para seu dinheiro do que ganharia se apenas risse ou apenas chorasse."

Para ver o conteúdo completo do evento, clique aqui.

Vingadores: Guerra Infinita segue em cartaz. Vingadores 4 chega aos cinemas no dia 2 de maio de 2019.