Descubra qual a melhor versão do Coringa

O Coringa é o vilão mais popular dos quadrinhos. E já foram muitos os atores desafiados a interpretar o papel deste personagem lunático. Neste artigo vamos listar as seis melhores versões do Coringa, da pior para a melhor!

6º Cesar Romero

cesar-coringa

Romero teve a difícil tarefa de ser o primeiro ator a interpretar o papel do Rei Palhaço do Crime. Numa época em que as HQs ainda eram vistas como algo infantil, e dirigidas quase exclusivamente para um público infanto-juvenil, esta interpretação do Coringa tinha base no seu lado mais cômico.

Apesar de ser uma versão bastante divertida, é pouco complexa e não faz justiça ao lado mais maniaco e até violento que faz do Coringa o maior vilão do Batman.

5º Kevin Michael Richardson

joker

Depois de várias versões do Coringa, o ator Kevin Michael Richardson foi obrigado a dar uma nova abordagem ao personagem do Coringa. Nesta versão da série animada do Batman, que foi ao ar em 2004, o visual do personagem é bem diferente daquele a que estamos acostumados.

Por último, nesta versão, o penteado do Coringa foi inspirado no chapéu que normalmente caracteriza a figura do Coringa nas cartas.

4º Jack Nicholson

jack coringa

Você já dançou com o diabo na pálida luz da Lua? Foi esta a frase que imortalizou o Coringa de Jack Nicholson, o primeiro a chegar às telonas. O personagem foi fundamental no filme do Batman dirigido por Tim Burton, que criou uma representação quase perfeita de um cruzamento entre o mundo dos quadrinhos e o mundo real.

Este Coringa tinha ainda um forte componente gótico, tanto na construção do personagem, como visualmente, algo bastante comum nos filmes do cineasta Californiano.

3º Jared Leto

leto joker

É meio injusto fazer uma avaliação desta versão do Coringa, tendo em conta o pouco tempo que ele teve no filme Esquadrão Suicida. Mas existe algo no Coringa de Leto que é verdadeiramente fascinante. O ator norte-americano teve que recriar o personagem, ao contrário de Jack Nicholson que foi o primeiro a trazer o Coringa para o cinema. E isso depois de uma interpretação lendária de Heath Ledger.

Além disso, Jared Leto não se limitou a interpretar o personagem. Ele participou ativamente na construção do visual deste novo Coringa e se comprometeu de verdade com o papel, fazendo um monte de loucuras durante as gravação do filme Esquadrão Suicida.

2º Mark Hamill

Para muitos Hamill é e sempre será o verdadeiro e único Coringa. O ator, que também é conhecido pelo seu papel icônico como Luke Skywalker na franquia Star Wars, faz a dublagem do Coringa nos filmes de animação há mais de 20 anos. Entre games, filmes e séries animadas, Hamill já interpretou este personagem por inúmeras vezes sem nunca decepcionar os fãs.

A risada desta versão do Coringa é também a mais popular de todas. E é provável que de todos os atores que interpretaram o famoso criminoso de Gotham, Mark Hamill foi o mais fiel aos quadrinhos.

1º Heath Ledger

ledger

Não dá para negar, a versão de Heath Ledger se tornou um autêntico símbolo da cultura pop do início do novo milênio. Apesar de não ter sido bem recebido pelos fãs da DC Comics assim que foi escolhido por Christopher Nolan, o ator que morreu em 2008 conseguiu se manter fiel ao personagem, colocando toda a loucura inerente ao Coringa na telona.

Heath Ledger entrou ainda na história por ter sido o único ator envolvido num filme baseado em HQs a receber um Oscar. Ledger deixou muitas saudades e o mundo do cinema muito mais pobre. Mas deu aos fãs de quadrinhos uma dos maiores presentes que alguma vez poderiam ter recebido.

O Futuro do Coringa...

jerome coringa

Atualmente é Jared Leto que interpreta o papel de Coringa no cinema. Porém existe muita especulação em relação a uma outra versão (ainda não confirmada)... A série Gotham, centrada na história da origem de alguns vilões do Batman, conta com um personagem chamado Jerome Valeska, interpretado pelo ator Cameron Monaghan. E as semelhanças com o Coringa são enormes. 

Jerome é um dos mais populares personagens da série e conta com uma enorme legião de fãs. Mas a questão que se coloca é: Será ele o próximo grande Coringa?